Obesos de cidade inglesa vão receber SMS da câmara para perderem peso

kamshots / Flickr

-

As pessoas obesas da cidade britânica de Stoke-on-Trent, na região centro de Inglaterra, vão receber mensagens de texto nos seus telemóveis com estímulos para perderem peso.

As mensagens, enviadas por um serviço criado pela câmara municipal, incluem textos como “use mais as escadas“, “coma frutas e verduras” e “verifique o consumo de petiscos e bebidas”.

O projecto de dez semanas vai custar 12 mil euros e será disponibilizado para 500 pessoas que se inscreverem na câmara.

Esta verba inclui o custo de implantação do projecto e de envio de mensagens.

“O programa significa que as pessoas que já querem perder peso e se inscreveram para conseguir o nosso apoio vão receber um lembrete barato e eficaz para as ajudar a manter a motivação”, afirmou Adrian Knapper, do gabinete de saúde da câmara da cidade.

Cerca de 70 mil adultos da cidade estão classificados como obesos, segundo a administração municipal. O NHS, o serviço público de saúde local, relata que os gastos anuais com doenças relacionadas com a obesidade chegam a 60 milhões de euros.

Elogios e críticas

Nathan Troni, de 55 anos, mora na cidade e afirma que o seu Índice de Massa Corporal (IMC) é de 32, o que o classifica como obeso. Troni contou à BBC que está a pensar em subscrever o serviço da câmara.

“Acho que seria um apenas lembrete, só para me manter no bom caminho. Não acho que me fossem chatear. Já tenho a minha mulher para fazer isso”, disse.

A líder da oposição em Stoke-on-Trent, Abi Brown, afirmou que gosta da intenção por trás da ideia, mas acha que o dinheiro poderia ser aplicado noutro sector.

“Se o dinheiro fosse para grupos comunitários, poderia ser usado para apoiar as pessoas que querem perder peso e também noutros projectos”, disse.

Hope Chang, uma moradora da cidade, afirma que “não vê como o projecto irá fazer a diferença”.

“É preciso ter força de vontade e se não a tiver, não é uma mensagem de texto automática que vai ajudar. Se eu precisar de um lembrete quando quero perder peso, olho-me ao espelho”, afirmou.

Já o professor Phil O’Connell, da Universidade de Staffordshire, é mais optimista com o projecto “pioneiro”.

“Esta é uma forma eficaz de usar as verbas, ajudando as pessoas antes que elas cheguem ao estágio de precisar de um tratamento muito caro para uma série de problemas relacionados com a obesidade, incluindo diabetes, cancro, doenças cardíacas e incapacidade”, afirmou.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …

Obama, Bush e Clinton vão vacinar-se publicamente para encorajar os norte-americanos

Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo. Obama disse …

Retenção na fonte mensal reduzida em cerca de 2%. Salários terão um "ligeiro aumento"

As retenções na fonte em 2021 sobre salários de trabalho dependente vão reduzir-se em cerca de 2% face às praticadas este ano e irão permitir um “ligeiro aumento” do rendimento líquido mensal, segundo simulações da …

Em março já deverá haver imunização “suficientemente grande” da população

O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu esta quinta-feira que “se tudo correr normalmente” com a vacinação contra a covid-19, no final de março haverá uma imunização “suficientemente grande” na população para evitar “grandes aumentos …

Quatro mortos e um ferido em explosão em estação de águas residuais em Bristol

Quatro pessoas morreram e outra ficou ferida após uma grande explosão numa estação de tratamento de águas residuais de Bristol, no sul de Inglaterra,. As vítimas mortais são três funcionários e um trabalhador externo, disse o …

Ventura diz que Marcelo quer flexibilização das restrições no Natal

O líder e deputado único do Chega, André Ventura, afirmou esta quinta-feira que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a vontade de que haja alguma flexibilização das restrições à circulação no Natal. Após …