Obesos de cidade inglesa vão receber SMS da câmara para perderem peso

kamshots / Flickr

-

As pessoas obesas da cidade britânica de Stoke-on-Trent, na região centro de Inglaterra, vão receber mensagens de texto nos seus telemóveis com estímulos para perderem peso.

As mensagens, enviadas por um serviço criado pela câmara municipal, incluem textos como “use mais as escadas“, “coma frutas e verduras” e “verifique o consumo de petiscos e bebidas”.

O projecto de dez semanas vai custar 12 mil euros e será disponibilizado para 500 pessoas que se inscreverem na câmara.

Esta verba inclui o custo de implantação do projecto e de envio de mensagens.

“O programa significa que as pessoas que já querem perder peso e se inscreveram para conseguir o nosso apoio vão receber um lembrete barato e eficaz para as ajudar a manter a motivação”, afirmou Adrian Knapper, do gabinete de saúde da câmara da cidade.

Cerca de 70 mil adultos da cidade estão classificados como obesos, segundo a administração municipal. O NHS, o serviço público de saúde local, relata que os gastos anuais com doenças relacionadas com a obesidade chegam a 60 milhões de euros.

Elogios e críticas

Nathan Troni, de 55 anos, mora na cidade e afirma que o seu Índice de Massa Corporal (IMC) é de 32, o que o classifica como obeso. Troni contou à BBC que está a pensar em subscrever o serviço da câmara.

“Acho que seria um apenas lembrete, só para me manter no bom caminho. Não acho que me fossem chatear. Já tenho a minha mulher para fazer isso”, disse.

A líder da oposição em Stoke-on-Trent, Abi Brown, afirmou que gosta da intenção por trás da ideia, mas acha que o dinheiro poderia ser aplicado noutro sector.

“Se o dinheiro fosse para grupos comunitários, poderia ser usado para apoiar as pessoas que querem perder peso e também noutros projectos”, disse.

Hope Chang, uma moradora da cidade, afirma que “não vê como o projecto irá fazer a diferença”.

“É preciso ter força de vontade e se não a tiver, não é uma mensagem de texto automática que vai ajudar. Se eu precisar de um lembrete quando quero perder peso, olho-me ao espelho”, afirmou.

Já o professor Phil O’Connell, da Universidade de Staffordshire, é mais optimista com o projecto “pioneiro”.

“Esta é uma forma eficaz de usar as verbas, ajudando as pessoas antes que elas cheguem ao estágio de precisar de um tratamento muito caro para uma série de problemas relacionados com a obesidade, incluindo diabetes, cancro, doenças cardíacas e incapacidade”, afirmou.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …