Obama vai vetar projeto de lei que permite julgar Arábia Saudita por terrorismo

Chuck Kennedy / The White House

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos EUA pretende vetar um projeto de lei aprovado pelo Congresso que permite às vítimas do 11 de setembro interpor processos judiciais contra a Arábia Saudita pelo alegado envolvimento nos atentados de 2001.

De acordo com o projeto de lei, os familiares das vítimas do atentado do 11 de setembro poderiam processar Governos estrangeiros, suspeitos de apoiarem atos de terrorismo contra os Estados Unidos, nomeadamente o saudita.

O projeto de lei foi aprovado, na sexta-feira passada, no Congresso dos Estados Unidos – sendo que o presidente tem dez dias para exercer o veto.

“O Presidente está convencido e, por isso, posso antecipar que vai vetar o projeto de lei”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, alertando para “as consequências” para a diplomacia norte-americana, para as empresas e para a segurança nacional se o projeto fosse transformado em legislação.

No entanto, o veto presidencial pode ser anulado se dois terços dos congressistas, em cada câmara, votarem contra a decisão de Obama.

Nos Estados Unidos, muitos acusam diretamente a Arábia Saudita de envolvimento com os extremistas islâmicos da Al Qaeda na preparação dos ataques que ocorreram em Nova Iorque, embora as ligações nunca tenham sido comprovadas.

A Arábia Saudita já ameaçou vender os ativos financeiros norte-americanos no país – que atingem os 750 mil milhões de dólares – se a medida for eventualmente aprovada e aplicada.

BZR, ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …