Obama vai vetar projeto de lei que permite julgar Arábia Saudita por terrorismo

Chuck Kennedy / The White House

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos EUA pretende vetar um projeto de lei aprovado pelo Congresso que permite às vítimas do 11 de setembro interpor processos judiciais contra a Arábia Saudita pelo alegado envolvimento nos atentados de 2001.

De acordo com o projeto de lei, os familiares das vítimas do atentado do 11 de setembro poderiam processar Governos estrangeiros, suspeitos de apoiarem atos de terrorismo contra os Estados Unidos, nomeadamente o saudita.

O projeto de lei foi aprovado, na sexta-feira passada, no Congresso dos Estados Unidos – sendo que o presidente tem dez dias para exercer o veto.

“O Presidente está convencido e, por isso, posso antecipar que vai vetar o projeto de lei”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, alertando para “as consequências” para a diplomacia norte-americana, para as empresas e para a segurança nacional se o projeto fosse transformado em legislação.

No entanto, o veto presidencial pode ser anulado se dois terços dos congressistas, em cada câmara, votarem contra a decisão de Obama.

Nos Estados Unidos, muitos acusam diretamente a Arábia Saudita de envolvimento com os extremistas islâmicos da Al Qaeda na preparação dos ataques que ocorreram em Nova Iorque, embora as ligações nunca tenham sido comprovadas.

A Arábia Saudita já ameaçou vender os ativos financeiros norte-americanos no país – que atingem os 750 mil milhões de dólares – se a medida for eventualmente aprovada e aplicada.

BZR, ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.