Congresso americano divulga relatório que liga o 11 de Setembro a dirigentes sauditas

(pd) Preston Keres / U.S. Navy

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

O Congresso norte-americano divulgou, pela primeira vez, um documento oficial que confirma ligações entre os terroristas dos atentados de Nova Iorque, a 11 de Setembro de 2001, e dirigentes da Arábia Saudita.

O relatório de 28 páginas, agora divulgado pelo Comité de Inteligência da Câmara dos Representantes dos EUA, foi mantido secreto para não perturbar as relações entre os EUA e a Arábia Saudita, maior produtor de petróleo do mundo.

O documento comprova diversas ligações entre os autores do atentados e elementos sauditas.

“De acordo com vários documentos do FBI e, pelo menos, um memorando da CIA, alguns dos terroristas do 11 de Setembro tiveram, aparentemente, contactos com indivíduos que podem estar ligados ao governo saudita, enquanto estiveram no EUA”, pode ler-se no documento.

Entre as descobertas reportadas no documento, está a de um número de telefone de uma empresa do Colorado, nos EUA, que terá ligações a um príncipe saudita, que era embaixador em Washington aquando dos atentados, e que foi encontrado na agenda telefónica de um dos terroristas.

O relatório ainda especula sobre a possibilidade de a família real saudita ter enviado dinheiro para os terroristas e inclui um testemunho que alega que um elemento do Ministério do Interior saudita esteve alojado no mesmo hotel que um dos terroristas, na Virgínia, em Setembro de 2001.

Também se nota que um alegado oficial da polícia secreta saudita, Omar al-Bayoumi, se terá encontrado com dois dos terroristas num local público e que viu o seu salário aumentado de 465 dólares para 3.700 dólares por mês, dois meses depois de os dois terroristas terem chegado à Califórnia.

Reagindo à divulgação do documento, durante uma conferência em Washington, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, disse que “o assunto está agora fechado”, diz a agência Reuters.

E apesar das dúvidas que o relatório levanta, nomeadamente em torno da família real saudita, Al-Jubeir considerou que o relatório iliba “absolutamente” o reino da Arábia Saudita.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se tivessem c**lhoes para investigar a serio eles divulgavam era a relação de george W BUSH (que era na época presidente dos EUA) com a família real saudita, e porque é que lhes foi permitido sair dos EUA num jacto privado quando todo o espaço aéreo dos EUA tinha sido encerrado.
    Isso sim é que seria divulgar a verdade!

RESPONDER

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …