Congresso americano divulga relatório que liga o 11 de Setembro a dirigentes sauditas

(pd) Preston Keres / U.S. Navy

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

O Congresso norte-americano divulgou, pela primeira vez, um documento oficial que confirma ligações entre os terroristas dos atentados de Nova Iorque, a 11 de Setembro de 2001, e dirigentes da Arábia Saudita.

O relatório de 28 páginas, agora divulgado pelo Comité de Inteligência da Câmara dos Representantes dos EUA, foi mantido secreto para não perturbar as relações entre os EUA e a Arábia Saudita, maior produtor de petróleo do mundo.

O documento comprova diversas ligações entre os autores do atentados e elementos sauditas.

“De acordo com vários documentos do FBI e, pelo menos, um memorando da CIA, alguns dos terroristas do 11 de Setembro tiveram, aparentemente, contactos com indivíduos que podem estar ligados ao governo saudita, enquanto estiveram no EUA”, pode ler-se no documento.

Entre as descobertas reportadas no documento, está a de um número de telefone de uma empresa do Colorado, nos EUA, que terá ligações a um príncipe saudita, que era embaixador em Washington aquando dos atentados, e que foi encontrado na agenda telefónica de um dos terroristas.

O relatório ainda especula sobre a possibilidade de a família real saudita ter enviado dinheiro para os terroristas e inclui um testemunho que alega que um elemento do Ministério do Interior saudita esteve alojado no mesmo hotel que um dos terroristas, na Virgínia, em Setembro de 2001.

Também se nota que um alegado oficial da polícia secreta saudita, Omar al-Bayoumi, se terá encontrado com dois dos terroristas num local público e que viu o seu salário aumentado de 465 dólares para 3.700 dólares por mês, dois meses depois de os dois terroristas terem chegado à Califórnia.

Reagindo à divulgação do documento, durante uma conferência em Washington, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, disse que “o assunto está agora fechado”, diz a agência Reuters.

E apesar das dúvidas que o relatório levanta, nomeadamente em torno da família real saudita, Al-Jubeir considerou que o relatório iliba “absolutamente” o reino da Arábia Saudita.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se tivessem c**lhoes para investigar a serio eles divulgavam era a relação de george W BUSH (que era na época presidente dos EUA) com a família real saudita, e porque é que lhes foi permitido sair dos EUA num jacto privado quando todo o espaço aéreo dos EUA tinha sido encerrado.
    Isso sim é que seria divulgar a verdade!

RESPONDER

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …

Tragédia de Pedrógão pode "repetir-se em vários locais deste país"

Após quatro anos do grande incêndio que vitimou 66 pessoas, a região de Pedrógão Grande está de novo em ponto de combustão. A 17 de junho de 2017 o incêndio de Pedrógão Grande matou 66 …

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …