Congresso americano divulga relatório que liga o 11 de Setembro a dirigentes sauditas

(pd) Preston Keres / U.S. Navy

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

O Congresso norte-americano divulgou, pela primeira vez, um documento oficial que confirma ligações entre os terroristas dos atentados de Nova Iorque, a 11 de Setembro de 2001, e dirigentes da Arábia Saudita.

O relatório de 28 páginas, agora divulgado pelo Comité de Inteligência da Câmara dos Representantes dos EUA, foi mantido secreto para não perturbar as relações entre os EUA e a Arábia Saudita, maior produtor de petróleo do mundo.

O documento comprova diversas ligações entre os autores do atentados e elementos sauditas.

“De acordo com vários documentos do FBI e, pelo menos, um memorando da CIA, alguns dos terroristas do 11 de Setembro tiveram, aparentemente, contactos com indivíduos que podem estar ligados ao governo saudita, enquanto estiveram no EUA”, pode ler-se no documento.

Entre as descobertas reportadas no documento, está a de um número de telefone de uma empresa do Colorado, nos EUA, que terá ligações a um príncipe saudita, que era embaixador em Washington aquando dos atentados, e que foi encontrado na agenda telefónica de um dos terroristas.

O relatório ainda especula sobre a possibilidade de a família real saudita ter enviado dinheiro para os terroristas e inclui um testemunho que alega que um elemento do Ministério do Interior saudita esteve alojado no mesmo hotel que um dos terroristas, na Virgínia, em Setembro de 2001.

Também se nota que um alegado oficial da polícia secreta saudita, Omar al-Bayoumi, se terá encontrado com dois dos terroristas num local público e que viu o seu salário aumentado de 465 dólares para 3.700 dólares por mês, dois meses depois de os dois terroristas terem chegado à Califórnia.

Reagindo à divulgação do documento, durante uma conferência em Washington, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, disse que “o assunto está agora fechado”, diz a agência Reuters.

E apesar das dúvidas que o relatório levanta, nomeadamente em torno da família real saudita, Al-Jubeir considerou que o relatório iliba “absolutamente” o reino da Arábia Saudita.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se tivessem c**lhoes para investigar a serio eles divulgavam era a relação de george W BUSH (que era na época presidente dos EUA) com a família real saudita, e porque é que lhes foi permitido sair dos EUA num jacto privado quando todo o espaço aéreo dos EUA tinha sido encerrado.
    Isso sim é que seria divulgar a verdade!

RESPONDER

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …