Congresso americano divulga relatório que liga o 11 de Setembro a dirigentes sauditas

(pd) Preston Keres / U.S. Navy

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

O Congresso norte-americano divulgou, pela primeira vez, um documento oficial que confirma ligações entre os terroristas dos atentados de Nova Iorque, a 11 de Setembro de 2001, e dirigentes da Arábia Saudita.

O relatório de 28 páginas, agora divulgado pelo Comité de Inteligência da Câmara dos Representantes dos EUA, foi mantido secreto para não perturbar as relações entre os EUA e a Arábia Saudita, maior produtor de petróleo do mundo.

O documento comprova diversas ligações entre os autores do atentados e elementos sauditas.

“De acordo com vários documentos do FBI e, pelo menos, um memorando da CIA, alguns dos terroristas do 11 de Setembro tiveram, aparentemente, contactos com indivíduos que podem estar ligados ao governo saudita, enquanto estiveram no EUA”, pode ler-se no documento.

Entre as descobertas reportadas no documento, está a de um número de telefone de uma empresa do Colorado, nos EUA, que terá ligações a um príncipe saudita, que era embaixador em Washington aquando dos atentados, e que foi encontrado na agenda telefónica de um dos terroristas.

O relatório ainda especula sobre a possibilidade de a família real saudita ter enviado dinheiro para os terroristas e inclui um testemunho que alega que um elemento do Ministério do Interior saudita esteve alojado no mesmo hotel que um dos terroristas, na Virgínia, em Setembro de 2001.

Também se nota que um alegado oficial da polícia secreta saudita, Omar al-Bayoumi, se terá encontrado com dois dos terroristas num local público e que viu o seu salário aumentado de 465 dólares para 3.700 dólares por mês, dois meses depois de os dois terroristas terem chegado à Califórnia.

Reagindo à divulgação do documento, durante uma conferência em Washington, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, disse que “o assunto está agora fechado”, diz a agência Reuters.

E apesar das dúvidas que o relatório levanta, nomeadamente em torno da família real saudita, Al-Jubeir considerou que o relatório iliba “absolutamente” o reino da Arábia Saudita.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se tivessem c**lhoes para investigar a serio eles divulgavam era a relação de george W BUSH (que era na época presidente dos EUA) com a família real saudita, e porque é que lhes foi permitido sair dos EUA num jacto privado quando todo o espaço aéreo dos EUA tinha sido encerrado.
    Isso sim é que seria divulgar a verdade!

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …