Obama reduz a pena à militar que passou documentos ao Wikileaks

Facundo Arrizabalaga / EPA

Manifestação de apoio a Chelsea Manning, ex-militar responsável por passar documentos ao Wikileaks

O Presidente cessante dos Estados Unidos, Barack Obama, perdoou esta terça-feira a pena da antiga militar Chelsea Manning, responsável por divulgar milhares de documentos confidenciais ao Wikileaks. A ex-analista militar será libertada  17 de maio.

A militar transexual, que antes se chamava Bradley Manning, foi condenada em agosto de 2013 a 35 anos de prisão por espionagem e outras ofensas, por ter passado ao Wikileaks mais de 700 mil documentos confidenciais.

Considerada uma heroína pelos setores norte-americanos que se opõem às guerras por revelar os abusos perpetrados pelos EUA no Iraque e no Afeganistão, Manning foi condenada por ter posto o país e os seus compatriotas em perigo.

A sentença da ex-analista militar, que tentou suicidar-se duas vezes e já fez greve de fome na prisão de Fort Leavenworth (Kansas), foi a maior punição dada até hoje pelos Estados Unidos a um condenado por divulgação indevida de informações.

A Casa Branca anunciou que Chelsea Manning será libertada a 17 de maio. Na mesma decisão que beneficiou Chelsea Manning, o presidente também concedeu a comutação da pena a 208 pessoas e indultos a 64 presos, em um de seus últimos atos antes de deixar o governo na próxima sexta-feira (20).

Wikimedia

Chelsea Manning, ex-militar responsável por passar documentos ao Wikileaks

Chelsea Manning, ex-militar responsável por passar documentos ao Wikileaks

Depois de a Casa Branca anunciar que o Presidente cessante dos Estados Unidos comutou a pena de Chelsea Manning, o Wikileaks também reivindicou “vitória”: “Vitória: Obama comutou a pena de Chelsea Manning de 35 anos para sete. Vai ser libertada a 17 de maio”, escreveu o Wikileaks na sua conta no Twitter.

No início do mês, o Wikileaks referiu que o seu fundador Julian Assange concordava ser extraditado para os Estados Unidos se Barack Obama perdoasse Chelsea Manning.

A advogada do fundador do WikiLeaks, Melinda Taylor, afirmou que o compromisso continua de pé, indicando que “tudo o que [Assange] disse [se] mantém”.

“Se Obama perdoar Manning, Assange aceita a extradição para os Estados Unidos, apesar da flagrante inconstitucionalidade” do Departamento de Justiça norte-americano, escreveu o Wikileaks no Twitter.

Julian Assange, 45 anos, de nacionalidade australiana, encontra-se refugiado na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012, para evitar a extradição para a Suécia, onde foi acusado de violação por por duas mulheres, acusação que nega.

Snowden celebra comutação da pena de Manning

Edward Snowden, que expôs, em 2013, os programas de espionagem dos Estados Unidos, congratulou-se na terça-feira com a comutação da pena de Chelsea Manning.

“Que seja aqui dito com sinceridade, de coração: Obrigado, Obama“, escreveu, no Twitter, o antigo analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) que se encontra refugiado na Rússia.

Snowden também utilizou a rede social para enviar uma mensagem a Manning: “Dentro de cinco meses estarás livre. Obrigado pelo que fizeste por todos, Chelsea“.

Na semana passada, ao admitir a possibilidade de Chelsea Manning ser perdoada, a Casa Branca esclareceu haver uma “grande diferença” entre o de Manning e o de Snowden, já que a primeira foi condenada e reconheceu a gravidade dos seus atos”, enquanto o segundo “fugiu e refugiou-se num país que tentou minar a confiança da nossa democracia“.

O porta-voz da Casa Branca Josh Earnest reconheceu que os atos de Chelsea Manning foram “graves para a segurança nacional”, mas apontou que os de “Edward Snowden foram muito mais graves e muito mais perigosos”.

AF, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma galáxia semelhante à Via Láctea no Universo primitivo. É uma "arca do tesouro"

Uma equipa de astrónomos observou uma galáxia muito distante e, consequentemente, muito jovem, semelhante à Via Láctea. A galáxia está tão distante que a sua luz demorou mais de 12 mil milhões de anos a …

O trilionário asteróide Psyche pode ser o resto de um planeta que nunca se formou totalmente

Um novo estudo revela que o trilionário asteróide metálico Psyche se trata do remanescente de um núcleo planetário, que foi destruído durante a fase de acreção, o que fez com que o planeta nunca se …

Disney+ lança subscrição antecipada com desconto

A Disney+ acaba de lançar uma subscrição anual antecipada para Portugal. É possível subscrever o serviço de streaming a partir desta quinta-feira (13), por um preço reduzido. “Os fãs vão poder subscrever o Disney+ em Portugal …

Nasceu a primeira lula editada geneticamente

Uma equipa de cientistas recorreu à ferramenta de edição genética CRISPR para criar a primeira lula modificada geneticamente. Este avanço pode ajudar no estudo de doenças neurodegenerativas. As lulas são um dos animais mais inteligentes do …

O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar …

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …