Obama quer concluir Tratado de Livre-comércio EUA-UE até ao fim do ano

1

Sebastian Bolesch / Governo da Alemanha

-

Os Estados Unidos e a União Europeia devem “prosseguir” as negociações sobre o acordo de livre-comércio TTIP, por forma a concluí-las “até ao fim do ano”, afirmou o Presidente norte-americano, Barack Obama, em visita à Alemanha.

“Angela Merkel e eu estamos de acordo para afirmar que os Estados Unidos e a União Europeia precisam de prosseguir as negociações de um acordo comercial transatlântico”, apesar das divergências e das críticas, declarou Barack Obama, numa conferência de imprensa em conjunto com a sua anfitriã alemã, na chegada a Hanôver.

“Não espero que consigamos ratificar um acordo até ao fim do ano, mas prevejo que consigamos concluir as negociações do acordo, e nessa altura as pessoas poderão perceber porque é que o acordo é positivo para os nossos dois países”, continuou o presidente.

Angela Merkel considerou por seu turno que, “na perspectiva europeia, o acordo será uma grande ajuda ao crescimento da nossa economia”.

Os EUA e a União Europeia estão desde 2013 envolvidos no desenho da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, um vasto acordo de livre-comércio, designado pelos acrónimos TTIP ou Tafta, no âmbito do qual decorrerá a 13.ª ronda de negociações esta semana em Nova Iorque.

O projecto tem sido alvo da contestação da sociedade civil, como demonstrou o desfile de várias dezenas de milhares de manifestantes nas ruas de Hanôver no passado sábado, véspera da chegada de Obama à cidade.

Há mais manifestações previstas para esta segunda-feira em Hanôver, durante o tempo de estadia do presidente norte-americano na capital da Baixa Saxónia, nas margens do rio Leine.

ZAP / ABr

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE