/

O túmulo de Salomé, a parteira de Jesus, pode finalmente ter sido identificado

Open Air Museum / Wikimedia

Afresco de Salomé (à direita) a dar banho ao menino Jesus.

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou que “a caverna da Santa Salomé”, a suposta parteira de Cristo, foi identificada.

Os arqueólogos descobriram recentemente uma série de artefactos de valor inestimável na caverna funerária, que se acredita ter guardado o túmulo da parteira de Jesus Cristo. O túmulo é um local de peregrinação cristã secular, localizado na região de Laquis, no centro de Israel.

Além de “centenas de lâmpadas inteiras e partidas” encontradas num adro até então desconhecido, os investigadores encontraram ainda uma gravura na qual se lia “Salomé, que era a parteira de Maria”, avança o The Times of Israel.

No Evangelho de Tiago, Salomé é mencionada como “não-canónica” e, portanto, normalmente não é reconhecida pelas igrejas ocidentais.

O local foi descoberto e escavado ilegalmente por ladrões de túmulo em 1982. O sarcófago de Salomé foi roubado e uma escavação arqueológica de resgate formal foi realizada dois anos depois.

“Acreditamos que os peregrinos viriam aqui, alugariam uma lamparina a óleo, fariam as suas orações lá dentro e seguiriam o seu caminho”, explicou o arqueólogo Zvi Firer, da IAA, em comunicado. Assim, foi confirmado que este era de facto um antigo local de peregrinação.

Peregrinos cristãos visitavam a caverna durante os tempos bizantinos, mas as evidências sugerem que uma família judaica rica originalmente usou a caverna para enterros, há cerca de 2.000 anos, disseram os investigadores da IAA.

“O túmulo da família atesta que os seus donos eram uma família de alto estatuto […] na Judeia no período do Segundo Templo”, lê-se no comunicado. “O nome Salomé pode ter aparecido na antiguidade num dos ossuários no túmulo, e a tradição de identificar o local com a parteira de Salomé desenvolveu-se”.

Salomé é praticamente desconhecida entre os cristãos ocidentais, mas era venerada pelos primeiros cristãos e é retratada como parteira no nascimento de Jesus em muitos ícones ortodoxos orientais, explica a Live Science.

“De acordo com uma tradição cristã, Salomé foi a parteira de Belém, chamada para participar do nascimento de Jesus”, disse Firer. “Ela não podia acreditar que lhe pediram para dar à luz o bebé de uma virgem, e a sua mão ficou seca e só foi curada quando ela segurou o berço do bebé”.

Derradeiramente, a IAA confirmou que a caverna era de facto dedicada à “sagrada Salomé”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.