O tempo voa, mas as suas mãos não escondem o tempo

O uso de Inteligência Artificial para prever a idade de uma pessoa é uma abordagem inovadora que oferece uma alternativa viável aos métodos tradicionais de fotografia facial.

As nossas mãos podem revelar muito mais do que pensamos, até a nossa idade.

Num estudo recente, realizado pela empresa de Inteligência Artificial Haut.AI, os modelos de IA analisaram imagens de mãos e alcançaram uma precisão comparável aos modelos que usam imagens faciais, apresentando um erro médio de 4,1 e 4,7 anos na predição da idade cronológica.

“A nossa investigação demonstra que a idade pode ser determinada com tanta precisão a partir da imagem de uma mão quanto do rosto”, disse Anastasia Georgievskaya, CEO da Haut.AI.

“Isto não só abre portas para novas aplicações da tecnologia de IA, mas também tem o potencial de mitigar preconceitos frequentemente associados aos sistemas convencionais. No fundo, alinha-se perfeitamente com o nosso compromisso de desenvolver soluções de IA justas e responsáveis.”

De acordo com o EurekAlert, esta investigação é particularmente significativa para a pele étnica, na medida em que representa o primeiro modelo para previsão de idade projetado especificamente com um conjunto de dados diversificado de vários tons de pele.

Usando imagens de mãos para prever a idade, ao invés de rostos, a Haut.AI quer eliminar potenciais preconceitos que podem surgir nos sistemas de reconhecimento facial devido a fatores como etnia e características faciais.

Além de garantir uma solução imparcial e inclusiva, esta tecnologia oferece uma alternativa para situações onde as imagens faciais não estão disponíveis ou são menos preferidas.

O mais curioso é que este estudo vai muito além da precisão da previsão da idade dado que, ao analisar como certas características das mãos e dos rostos influenciam as previsões do modelo, a investigação contribui para uma melhor compreensão do processo de envelhecimento.

Os investigadores envolvidos no projeto descobriram que as áreas à volta dos olhos, nariz, boca e testa eram importantes para a previsão da idade facia. Estas áreas apresentam rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento.

De igual forma, características como rugas, nós dos dedos e proeminência óssea foram significativas para a previsão da idade através das fotografias das mãos.

No entanto, é preciso ter em conta que as intervenções estéticas de antienvelhecimento que mitigam estas características farão com que um indivíduo pareça mais jovem aos “olhos” das redes neurais.

O artigo científico foi publicado na Experimental Dermatology.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.