O supervulcão adormecido de Nápoles engoliu uma família

Ciro Fusco / EPA

Um rapaz de 11 anos e os pais morreram, esta terça-feira, depois de terem caído num poço do vulcão de Solfatara di Pozzuoli, perto de Nápoles, em Itália.

De acordo com o The Guardian, a família estava a visitar Solfatara di Pozzuoli, um dos 40 vulcões dos Campos Flégreos muito frequentada por turistas, quando a criança entrou numa zona proibida e escorregou num poço com três metros de profundidade.

As autoridades pensam que o menor tenha desmaiado por causa dos gases da cratera. Os pais entraram para tentar salvá-lo mas a cratera acabou por colapsar. O outro filho do casal, de sete anos, apercebeu-se da situação e foi pedir ajuda. Foi o único sobrevivente e ficou à responsabilidade dos assistentes sociais até os avós chegarem.

Armando Guerriero, dono do bar que se encontra na entrada do local turístico, diz que a criança “estava a chorar e a chamar pela mãe”. “Nos 40 anos que trabalhei aqui, nunca tinha visto nada assim”, conta.

“Ou houve uma pequena explosão, ou o chão da cratera simplesmente colapsou com o peso dos três”, afirmou o porta-voz dos bombeiros, Luca Cari. As autoridades acrescentam ainda que as vítimas parecem ter morrido por asfixia, provavelmente provocada pelos gases que emanam do solo.

As vítimas são Tiziana Zaramella, de 42 anos, Massimiliano Carrer, de 45, e o seu filho de 11 anos Lorenzo, que eram naturais de Turim mas viviam atualmente perto de Veneza.

Solfatara di Pozzuoli, que entrou em erupção pela última vez em 1198, é um dos 40 vulcões da caldeira vulcânica dos Campos Flégreos, perto de Nápoles, considerada uma verdadeira “bomba-relógio” por muitos especialistas e que pode acordar a qualquer momento.

Se isso acontecer, a região será palco de uma violenta erupção. A pressão dos gases no magma está a aproximar-se de valores críticos e o próprio magma está a subir, mas é impossível prever se ou quando a erupção ocorrerá.

O alerta de nível amarelo foi introduzido na região em 2012, perante a ameaça de erupção iminente dessa caldeira vulcânica. De acordo com o vulcanólogo Giuseppe Mastrolorenzo, quando a situação atingir o nível vermelho – o mais perigoso – não será possível salvar a população se não existir um plano oficial concreto de evacuação ou, pelo menos, recomendações gerais para coordenar o processo.

Segundo defendem alguns cientistas, uma forte erupção deste vulcão poderá ter sido a razão da extinção dos Neandertais, há cerca de 40 mil anos atrás. A última erupção aconteceu em 1538.

ZAP //

RESPONDER

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …

Tribunal confirma incapacidade de centenário que se casou com empregada em Bragança

O centenário milionário de Bragança que se casou com uma empregada em maio, dois meses antes de morrer, estava incapaz de tomar decisões, indica uma sentença judicial datada desta segunda-feira, a que a Lusa teve …

Alemanha proíbe smartwatches que espiam crianças

O órgão regulador das telecomunicações alemãs anunciou, este fim de semana, a proibição da utilização de smartwatches a todas as crianças. Aos pais, o Bundesnetzagentur pediu que destruíssem estes equipamentos. A decisão foi tomada pelo órgão …

Ministério Público pede 3 anos e 4 meses de pena suspensa para Carrilho

O Ministério Público pediu, esta segunda-feira, três anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, para Manuel Maria Carrilho pelo crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. Foram mais de três horas de …

El Mundo aponta Centeno como favorito à presidência do Eurogrupo

Faltam duas semanas para serem tornados públicos os nomes dos candidatos à presidência do Eurogrupo que vão suceder a Dijsselbloem. O espanhol El Mundo já tem um favorito e é português: Mário Centeno. "Mário Centeno, o …

João Lourenço exonera comandante da polícia e chefe da secreta militar

O Presidente angolano exonerou hoje o comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, e o chefe da secreta militar, general António José Maria, nomeando respetivamente, para os mesmos lugares, o comissário-geral Alfredo Mingas e o …

Porto perde a Agência Europeia do Medicamento para Amesterdão

A cidade do Porto foi eliminada, esta segunda-feira, na votação no Conselho da União Europeia para escolher a futura sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), que vai abandonar o Reino Unido devido ao Brexit. À …

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A agência espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …