O supervulcão adormecido de Nápoles engoliu uma família

Ciro Fusco / EPA

Um rapaz de 11 anos e os pais morreram, esta terça-feira, depois de terem caído num poço do vulcão de Solfatara di Pozzuoli, perto de Nápoles, em Itália.

De acordo com o The Guardian, a família estava a visitar Solfatara di Pozzuoli, um dos 40 vulcões dos Campos Flégreos muito frequentada por turistas, quando a criança entrou numa zona proibida e escorregou num poço com três metros de profundidade.

As autoridades pensam que o menor tenha desmaiado por causa dos gases da cratera. Os pais entraram para tentar salvá-lo mas a cratera acabou por colapsar. O outro filho do casal, de sete anos, apercebeu-se da situação e foi pedir ajuda. Foi o único sobrevivente e ficou à responsabilidade dos assistentes sociais até os avós chegarem.

Armando Guerriero, dono do bar que se encontra na entrada do local turístico, diz que a criança “estava a chorar e a chamar pela mãe”. “Nos 40 anos que trabalhei aqui, nunca tinha visto nada assim”, conta.

“Ou houve uma pequena explosão, ou o chão da cratera simplesmente colapsou com o peso dos três”, afirmou o porta-voz dos bombeiros, Luca Cari. As autoridades acrescentam ainda que as vítimas parecem ter morrido por asfixia, provavelmente provocada pelos gases que emanam do solo.

As vítimas são Tiziana Zaramella, de 42 anos, Massimiliano Carrer, de 45, e o seu filho de 11 anos Lorenzo, que eram naturais de Turim mas viviam atualmente perto de Veneza.

Solfatara di Pozzuoli, que entrou em erupção pela última vez em 1198, é um dos 40 vulcões da caldeira vulcânica dos Campos Flégreos, perto de Nápoles, considerada uma verdadeira “bomba-relógio” por muitos especialistas e que pode acordar a qualquer momento.

Se isso acontecer, a região será palco de uma violenta erupção. A pressão dos gases no magma está a aproximar-se de valores críticos e o próprio magma está a subir, mas é impossível prever se ou quando a erupção ocorrerá.

O alerta de nível amarelo foi introduzido na região em 2012, perante a ameaça de erupção iminente dessa caldeira vulcânica. De acordo com o vulcanólogo Giuseppe Mastrolorenzo, quando a situação atingir o nível vermelho – o mais perigoso – não será possível salvar a população se não existir um plano oficial concreto de evacuação ou, pelo menos, recomendações gerais para coordenar o processo.

Segundo defendem alguns cientistas, uma forte erupção deste vulcão poderá ter sido a razão da extinção dos Neandertais, há cerca de 40 mil anos atrás. A última erupção aconteceu em 1538.

ZAP //

RESPONDER

Tony Carreira não aceitou pagar 45 mil euros para encerrar caso de plágio

O Ministério Público propôs a suspensão provisória do processo, aceite pela Companhia Nacional de Música, caso Tony Carreira entregasse 15 mil euros a uma instituição de solidariedade e 30 mil à editora que apresentou a …

Frida Sofia mexeu uma mão e o México prendeu a respiração à espera do resgate

O número provisório de mortos no sismo do México subiu para 230 com possibilidade de vir a aumentar. Entre os escombros está Frida Sofia, uma criança que ficou soterrada no Colégio Enrique Rébsamen e que …

Arrendar casa de 25 m2 em Lisboa pode custar 2.300 euros

Ricardo Garcia Pereira é arquiteto e queria comprar uma casa em Lisboa. Ao deparar-se com preços exorbitantes  e "situações absurdas" criou uma página no facebook onde denuncia os preços "estratosféricos". As "situações absurdas" encontradas levaram o …

Dissidente acusa Kim Jong-Un de ter escravas sexuais e matar músicos com armas antiaéreas

Uma dissidente do regime norte-coreano acusa Kim Jong-Un de ter escravas sexuais e conta que foi obrigada a assistir à execução de um grupo de músicos com armas antiaéreas. Em entrevista ao The Mirror, Hee Yeon …

Helicóptero russo dispara contra espectadores em "jogos de guerra"

Um vídeo de manobras militares do Exército Vermelho lançou a polémica na Rússia depois de ter sido divulgado online nas redes sociais do país. As imagens mostram aparentemente o momento em que um helicóptero do exército …

16 mil funcionários públicos vão ter duplo aumento de salário

O descongelamento das carreiras na Função Pública vai permitir um duplo aumento salarial para mais de 16 mil trabalhadores do Estado, uma medida que vai custar mais de 16 milhões de euros. Segundo o Correio da …

Descoberto barco-túmulo Viking debaixo da praça do mercado de Trondheim

Arqueólogos anunciaram que encontraram um barco-túmulo mesmo debaixo da praça do mercado de Trondheim, na Noruega. No interior da sepultura estavam ossos que se acredita serem humanos, mas só testes de ADN o poderão confirmar. O …

Jovens da Cova da Moura querem indemnização de mais de meio milhão de euros

A advogada dos seis jovens agredidos confirma o pedido formal de indemnização feito esta terça-feira no valor global de mais de meio milhão de euros. Na sequência da acusação de todos os 18 agentes da esquadra …

Advogado do Porto detido a pedido das autoridades francesas por burla milionária

O ex-advogado de Pinto da Costa foi detido, esta quarta-feira, a pedido das autoridades francesas por suspeitas de envolvimento numa burla milionária. Miguel Moreira dos Santos, ex-advogado de Pinto da Costa, foi detido ontem pela PJ do …

Guardia Civil retida em edifício durante horas foi escoltada pela polícia catalã

Na sequência da  detenção de 14 altos dirigentes do governo catalão, no âmbito de uma inspeção feita pela Guardia Civil, a tensão saiu à rua na capital catalã. Os elementos da Guardia Civil espanhola tiveram …