Há uma bomba-relógio à espera de explodir na Europa

Web Gallery of Art / Wikimedia

Os Campos Flégreos, na região de Nápoles, pintura de Michael Wutky, 1780

A caldeira vulcânica dos Campos Flégreos, localizada perto de Nápoles, em Itália, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mesmo com a possibilidade de ocorrência de um evento catastrófico, a região não tem nenhum plano de evacuação.

Segundo alertaram em dezembro especialistas italianos e franceses num artigo científico publicado na revista Nature, o supervulcão adormecido perto de Nápoles – que alguns cientistas dizem ter sido a causa da extinção dos Neandertal – pode acordar a qualquer momento. E se isso acontecer, a região será palco de uma violenta erupção.

Os autores do artigo afirmam que a pressão dos gases no magma na região dos Campos Flégreos, a noroeste de Nápoles, está a aproximar-se de valores críticos. O próprio magma está a subir, mas é impossível prever se ou quando a erupção ocorrerá realmente.

Esta quarta-feira, foi o vulcanólogo Giuseppe Mastrolorenzo, do Observatório Vesuviano, a lançar o alerta: há uma bomba-relógio à beira de explodir na Europa e ninguém faz nada para a conter.

“O risco de uma erupção dos dois vulcões napolitanos é extremamente alto. Podemos dizer sem dúvida nenhuma que este é actualmente o maior risco de erupção no mundo “, diz Mastrolorenzo em entrevista à Sputnik News.

Segundo o vulcanólogo, o risco é ainda maior devido às consequências devastadoras que uma erupção catastrófica causaria, ou seja, o número de pessoas que poderiam ser afectadas. A região onde se situa a caldeira vulcânica dos Campos Flégreos tem 3 milhões de pessoas em risco.

O vulcanólogo realça que “a possibilidade de uma erupção é a mais alta possível. Pode ocorrer a qualquer momento. Esperamos que nesse caso houvesse sinais prévios, para que fosse possível preparar a evacuação, mas infelizmente tudo indica que qualquer erupção será anunciada apenas algumas horas antes de ocorrer“.

Os supervulcões da caldeira dos Campos Flégreos são capazes de causar erupções em grande escala, com proporções cem vezes mais destruidoras do que a do Vesúvio, que destruiu a cidade de Pompeia, realça Mastrolorenzo.

O alerta de nível amarelo foi introduzido na região em 2012, perante a ameaça de erupção iminente dessa caldeira vulcânica. O amarelo é o segundo na escala de quatro níveis de alerta vulcânico, e indica que a erupção pode ocorrer nas semanas ou meses seguintes.

De acordo com Mastrolorenzo, quando a situação atingir o nível vermelho — o mais perigoso — não será possível salvar a população da região se não existir um plano oficial concreto de evacuação – ou pelo menos recomendações gerais para coordenar o processo da evacuação.

“Simplesmente não existe um plano de evacuação que inclua as medidas necessárias, o trabalho de resgate, as formas de salvamento e a forma de alertar a população”, alerta o vulcanólogo.

Giuseppe Mastrolorenzo, vulcanólogo do Observatório Vesuviano

Mastrolorenzo realça que os desastres naturais das últimas décadas — desde o tsunami no oceano Índico até o furacão Katrina — demonstraram que, na maioria das vezes, mesmo sabendo com antecedência sobre os riscos, não prestamos atenção suficiente ao que é preciso fazer para evitar ou atenuar as suas consequências.

Além disso, diz o cientista, há outras ameaças, como por exemplo planos de construção de centrais geotérmicas na ilha de Ísquia – e nos próprios Campos Flégreos. Estas instalações podem provocar terremotos e desencadear uma erupção.

No entanto, nem sequer as autoridades locais se manifestaram contra estes projectos, concluiu Giuseppe Mastrolorenzo.

Algo tanto mais preocupante quanto diversos especialistas não hesitam em considerar que este é o vulcão mais perigoso do mundo.

Segundo defendem alguns cientistas, uma forte erupção deste vulcão poderá ter sido a razão da extinção de Homem de Neandertal, há cerca de 40 mil anos atrás. A última erupção aconteceu em 1538.

PARTILHAR

RESPONDER

Europa com cuidados intensivos à beira do limite. Apertadas medidas e um "circuit-breaker" são a esperança

O número de infeções diárias de covid-19 tem aumentando drasticamente em grande parte dos países da Europa. Apesar de estarem a tentar evitar um novo confinamento, os governos europeus estão com receio que os cuidados …

Rui Rio e Adão Silva podem ser alvo de sanções (e até mesmo enfrentar expulsão)

Rui Rio e Adão Silva podem enfrentar sanções após contrariarem uma moção aprovada no último Congresso do partido relativamente ao referendo da eutanásia. Quando terminar a votação do referendo à eutanásia, a direção do PSD, encabeçada …

Vinícius fez duas assistências na estreia. Mourinho diz que "pode fazer melhor"

Carlos Vinícius estreou-se a titular pelo Tottenham com duas assistências para golo. José Mourinho gostou do desempenho do jogador emprestado pelo Benfica, mas acredita que o brasileiro é capaz de fazer melhor. Esta quinta-feira, Carlos Vinícius …

Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca

Em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca. Anteriormente, as responsabilidades financeiras estavam repartidas entre o Estado e a Atlantic Gateway. Com a alteração dos estatutos da …

A "maglia rosa" de João Almeida caiu, mas o mundo do ciclismo rende-se ao português

Na etapa rainha do Giro, João Almeida perdeu a camisola rosa ao fim de 15 dias. O português mereceu o respeito do mundo ciclismo, chovendo elogios à sua prestação. João Almeida já não é o líder …

"Inverno escuro", negócios de família e o apelo aos "swing states". Assim foi o último debate presidencial

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos encontraram-se pela última vez antes das eleições, em Nashville, Tennessee, mas desta vez num tom onde não prevaleceram os gritos e os insultos. Contudo, os ataques foram duros …

Casos diários podem duplicar até ao Natal devido ao efeito "cascata"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes prevê que o número de infeções diárias em Portugal duplique em dois meses. O problema é o efeito "cascata" que escapou à atenção da saúde pública. A situação epidemiológica em Portugal …

Baixar o IRC "não é a melhor forma de apoiar as empresas"

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Transição Digital, defendeu esta quinta-feira que a inclusão de medidas para a redução do IRC na proposta do OE2021 não traria vantagem para os negócios mais penalizados pela …

Piqué acusado de traição. Renovou contrato no dia em que criticou o presidente pela redução salarial

Piqué renovou contrato com o FC Barcelona no mesmo dia em que assinou uma carta em que os jogadores criticam o presidente do clube pela redução salarial que quer impor. A tensão entre a direção do …

Jogo das negociações ganha mais um capítulo. BE pediu ao Governo mais detalhes sobre as propostas

O Bloco de Esquerda ouviu as propostas do Governo, mas querem ir mais além com um compromisso concreto, de modo a conhecer a "dimensão real" da aplicação das medidas. O Bloco de Esquerda ouviu o Governo, …