Há uma bomba-relógio à espera de explodir na Europa

Web Gallery of Art / Wikimedia

Os Campos Flégreos, na região de Nápoles, pintura de Michael Wutky, 1780

A caldeira vulcânica dos Campos Flégreos, localizada perto de Nápoles, em Itália, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mesmo com a possibilidade de ocorrência de um evento catastrófico, a região não tem nenhum plano de evacuação.

Segundo alertaram em dezembro especialistas italianos e franceses num artigo científico publicado na revista Nature, o supervulcão adormecido perto de Nápoles – que alguns cientistas dizem ter sido a causa da extinção dos Neandertal – pode acordar a qualquer momento. E se isso acontecer, a região será palco de uma violenta erupção.

Os autores do artigo afirmam que a pressão dos gases no magma na região dos Campos Flégreos, a noroeste de Nápoles, está a aproximar-se de valores críticos. O próprio magma está a subir, mas é impossível prever se ou quando a erupção ocorrerá realmente.

Esta quarta-feira, foi o vulcanólogo Giuseppe Mastrolorenzo, do Observatório Vesuviano, a lançar o alerta: há uma bomba-relógio à beira de explodir na Europa e ninguém faz nada para a conter.

“O risco de uma erupção dos dois vulcões napolitanos é extremamente alto. Podemos dizer sem dúvida nenhuma que este é actualmente o maior risco de erupção no mundo “, diz Mastrolorenzo em entrevista à Sputnik News.

Segundo o vulcanólogo, o risco é ainda maior devido às consequências devastadoras que uma erupção catastrófica causaria, ou seja, o número de pessoas que poderiam ser afectadas. A região onde se situa a caldeira vulcânica dos Campos Flégreos tem 3 milhões de pessoas em risco.

O vulcanólogo realça que “a possibilidade de uma erupção é a mais alta possível. Pode ocorrer a qualquer momento. Esperamos que nesse caso houvesse sinais prévios, para que fosse possível preparar a evacuação, mas infelizmente tudo indica que qualquer erupção será anunciada apenas algumas horas antes de ocorrer“.

Os supervulcões da caldeira dos Campos Flégreos são capazes de causar erupções em grande escala, com proporções cem vezes mais destruidoras do que a do Vesúvio, que destruiu a cidade de Pompeia, realça Mastrolorenzo.

O alerta de nível amarelo foi introduzido na região em 2012, perante a ameaça de erupção iminente dessa caldeira vulcânica. O amarelo é o segundo na escala de quatro níveis de alerta vulcânico, e indica que a erupção pode ocorrer nas semanas ou meses seguintes.

De acordo com Mastrolorenzo, quando a situação atingir o nível vermelho — o mais perigoso — não será possível salvar a população da região se não existir um plano oficial concreto de evacuação – ou pelo menos recomendações gerais para coordenar o processo da evacuação.

“Simplesmente não existe um plano de evacuação que inclua as medidas necessárias, o trabalho de resgate, as formas de salvamento e a forma de alertar a população”, alerta o vulcanólogo.

Giuseppe Mastrolorenzo, vulcanólogo do Observatório Vesuviano

Mastrolorenzo realça que os desastres naturais das últimas décadas — desde o tsunami no oceano Índico até o furacão Katrina — demonstraram que, na maioria das vezes, mesmo sabendo com antecedência sobre os riscos, não prestamos atenção suficiente ao que é preciso fazer para evitar ou atenuar as suas consequências.

Além disso, diz o cientista, há outras ameaças, como por exemplo planos de construção de centrais geotérmicas na ilha de Ísquia – e nos próprios Campos Flégreos. Estas instalações podem provocar terremotos e desencadear uma erupção.

No entanto, nem sequer as autoridades locais se manifestaram contra estes projectos, concluiu Giuseppe Mastrolorenzo.

Algo tanto mais preocupante quanto diversos especialistas não hesitam em considerar que este é o vulcão mais perigoso do mundo.

Segundo defendem alguns cientistas, uma forte erupção deste vulcão poderá ter sido a razão da extinção de Homem de Neandertal, há cerca de 40 mil anos atrás. A última erupção aconteceu em 1538.

PARTILHAR

RESPONDER

China caminha a passos largos para a normalidade. Gaming, cerveja e Ikea dão empurrão

A China não regista, desde 17 de maio, vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus. No entanto, há dois surtos ativos que parecem não impedir a população de caminhar em direção à normalidade. À semelhança do resto …

No regresso ao Superior, o Ministério recomenda aulas presenciais, com máscara e ao sábado

No regresso do Ensino Superior, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recomenda que voltem as aulas em regime presencial com uso obrigatório de máscara e algumas das quais lecionadas ao sábado. Num comunicado …

"A profissionalização é fundamental". Este ano já morreram quatro bombeiros, todos voluntários

Nos incêndios deste ano já morreram quatro bombeiros. O último ano tão mortífero foi 2013, em que sete bombeiros perderam a vida. Em comparação, nos incêndios de 2019, não se registaram vítimas mortais entre esses profissionais. Como …

Portugal só tem 4 fiscais da ferrovia (e cada um tem de inspecionar 811 quilómetros)

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) tem apenas quatro técnicos afetos à fiscalização do setor. O organismo está a pedir o reforço destes profissionais desde 2014. De acordo com a edição desta quarta-feira do …

Dybala eleito melhor jogador do ano em Itália. Ronaldo fora da lista

O avançado argentino da Juventus foi eleito o melhor jogador da temporada 2019/20 do futebol italiano, enquanto o português Cristiano Ronaldo ficou de fora da lista de premiados. Na nota publicada no site oficial da Série …

Novo Banco registou perdas de 260 milhões à revelia do Banco de Portugal

A equipa António Ramalho terá inscrito nas contas 260 milhões de euros em perdas, passíveis de reembolso, sem falar com o Fundo de Resolução. O Público avança que a equipa de António Ramalho sinalizou, nos resultados …

Pingo Doce

Vídeo denuncia desperdício alimentar em supermercado. Jerónimo Martins está a investigar

Hugo Breda e João Relógio, ambos associados à produtora Swag On, publicaram na suas contas de Instagram um vídeo no qual denunciam o desperdício alimentar numa cadeia de supermercados em Lisboa.  O vídeo publicado nas …

O adeus de uma lenda. Ronaldo, Messi e Buffon despedem-se de "San Iker"

O internacional português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi recorreram às redes sociais para se despedirem de Iker Casillas, que esta terça-feira anunciou o fim da sua carreira.  "Foi um orgulho ter partilhado grandes momentos …

Há trabalhadores que estiveram em lay-off sem direito ao apoio salarial

O apoio destinado a trabalhadores que estiveram em regime de lay-off só se aplica a quem tenha estado nesta situação um mês civil completo. A 19 de junho, o Governo aprovou o decreto-lei que criou o …

Ordenado de 3 milhões e outros tantos em prémios. O contrato de Jesus à lupa

Jorge Jesus, que esta segunda-feira foi oficialmente apresentado como treinador do Benfica, vai ganhar três milhões de euros líquidos temporada, valor a que acrescem outros tantos milhões mediante prémios. Apesar de vir auferir um salário …