O supersecreto vaivém espacial militar X-37B bate recorde no espaço

O X-37B, o supersecreto mini-vaivém espacial que a Boeing desenvolveu para a Força Aérea norte-americana, acabou de bater o seu próprio recorde orbital de 674 dias passados no espaço. A data de pouso da astronave continua indeterminada.

A nave espacial robótica Boeing X-37B da USAF, também conhecida como Veículo de Teste Orbital OTV-4, bateu o seu próprio recorde. O seu antecessor, o OTV-3, esteve no espaço por menos um dia.

A quarta versão do veículo espacial não tripulado X-37B, que parece um vaivém espacial muito pequeno, com uma envergadura de asa de apenas 4,6 metros, foi lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, em maio de 2015.

O programa da nave espacial foi sempre mantido em alto nível de secretismo, o que levou muitos a acreditar que o mini-vaivém é uma arma espacial futurista.

Contudo, os especialistas que observaram o seu voo de perto destacam que a astronave é demasiado pequena e desajeitada para ser usada como arma anti-satélite. A posição oficial da Força Aérea dos EUA quanto à X-37B é de que esta nave é necessária para testar novas tecnologias espaciais reutilizáveis.

Em 2010, o perito militar e escritor russo Aleksandr Shirokorad considerou que o objectivo da nave seria o de garantir uma plataforma de testes para tecnologias que provavelmente vão ser usadas num interceptor espacial do futuro, capaz de destruir satélites usando armas cinéticas.

“As tecnologias testadas no âmbito do programa incluem navegação e controle avançados, sistemas de protecção térmica, aviónica, estruturas e juntas de temperatura elevada, isolamento reutilizável, sistemas de voo eletromecânicos de baixo peso e voo orbital, reentrada e pouso autóônomos”, afirmou a porta-voz da Força Aérea norte-americana, capitã AnnMarie Annicelli – sem revelar, porém, mais detalhes.

A Força Aérea continua a manter silêncio sobre quanto tempo durará a missão da OTV-4 e onde ela vai aterrar. Os seus antecessores, as três primeiras versões do vaivém OTV, estiveram respetivamente 224, 469 e 674 dias no espaço, e aterraram na base aérea de Vandenberg, na Califórnia.

“A data de pouso será determinada com base no estado de realização das demonstrações do programa orbital e dos objectivos desta missão”, explicou AnnMarie Annicelli num e-mail enviado ao portal Space.com.

PARTILHAR

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …