O sono prepara os neurónios para novas memórias no dia seguinte

Cortesia / Lift

Uma equipa de cientistas descobriu que uma boa noite de sono restaura a energia e repõe outra função vital — a memória.

Quando aprendemos algo novo, os neurónios do hipocampo são ativados. Durante o sono, estes repetem a mesma atividade ajudando a armazenar as memórias.

Segundo o Tech Explorist, o hipocampo está dividido em três regiões: CA1, CA2 e CA3.

A CA1 e CA3 estão envolvidas na codificação de memórias relacionadas com o tempo e espaço e a CA2 está relacionada com o silenciamento e reinicialização do hipocampo durante o sono.

Um novo estudo, publicado a semana passada na Science, sugere que, em alguns momentos do sono profundo, certas partes do hipocampo ficam silenciosas, permitindo que esse neurónios se reiniciem.

Os investigadores implantaram elétrodos no hipocampo dos ratos, o que lhes permitiu registar a atividade neuronal durante a aprendizagem e o sono.

Desta forma, conseguiram observar que, durante o sono, os neurónios das áreas CA1 e CA3 reproduzem os mesmos padrões neuronais que se desenvolveram em resultado da aprendizagem durante o dia.

“Há outros estados do hipocampo que ocorrem durante o sono, em que tudo é silenciado”, explica a autora principal do estudo Azahara Oliva, em comunicado.

“As regiões CA1 e CA3, que tinham estado muito cativas, ficaram subitamente silenciosas. É um reiniciar da memória, e este estado é gerado pela região do meio, CA2”, acrescenta.

Além disto, os investigadores descobriram que o cérebro tem circuitos paralelos regulados por dois tipos de interneurónios, um que regula a memória e outro que permite a reposição das memórias.

Esta descoberta pode conduzir a métodos para melhorar a memória em doenças como o Alzheimer e até mesmo para apagar memórias para tratar o stress pós-traumático.

Por fim, este estudo revela porque é que todos os animais precisam de dormir, não só para fixar memórias, mas também para reiniciar o cérebro e mantê-lo a funcionar durante o dia.

Soraia Ferreira, ZAP //