O Sol está há 3 semanas sem manchas solares

Joy Ng/NASA's GSFC/SDO

O Sol, observado pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA, nos dias 27 de Fevereiro e 20 de Março

O Sol, observado pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA, nos dias 27 de Fevereiro e 20 de Março

O nosso Sol pode parecer um ponto perfeito de luz intensa, mas raras vezes o é… como tem acontecido nas últimas semanas, em que não têm sido visíveis quaisquer manchas solares.

A nossa estrela é bastante mais activa do que a luminosidade que nos chega pode fazer pensar, e são frequentes as “tempestades” na sua superfície e o surgimento de manchas solares – zonas de actividade magnética intensa e que normalmente têm uma temperatura bastante inferior à da restante superfície – mas ainda assim de mais de 3500°C.

Mas, segundo conta o Space.com, há mais de duas semanas que Sol está completamente limpo de manchas solares.

Segundo os cientistas, o fenómeno é normal e comprova o comportamento esperado do ciclo de actividade solar de 11 anos, sendo sinal de que estaremos a aproximar-nos do período de actividade mínima.

“As manchas solares são regiões negras de actividade magnética complexa na superfície do Sol, pelo que o número de manchas solares visíveis numa dada altura é um indicador da actividade solar”, explica a NASA numa nota publicada a semana passada.

Para nós, terrestres, isso não implica qualquer alteração no “sol” que iremos ter ao longo das próximas semanas, meses ou anos…

A falta de manchas solares não significa sequer que a actividade solar vai simplesmente parar. Outros tipos de actividade solar, como por exemplo os buracos coronais, continuarão a expelir material solar para o espaço e amplificar as auroras polares.

Mas este será um período de maior descanso para os satélites, que estão mais expostos às tempestade solares e que até podem chegar a afectar comunicações e outros sistemas electrónicos nos casos de maior intensidade.

Abaixo, um registo animado da variação do aspecto do Sol nos últimos anos – e como as suas características manchas solares desapareceram completamente em Março.

PARTILHAR

RESPONDER

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …