O Sol está há 3 semanas sem manchas solares

Joy Ng/NASA's GSFC/SDO

O Sol, observado pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA, nos dias 27 de Fevereiro e 20 de Março

O Sol, observado pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA, nos dias 27 de Fevereiro e 20 de Março

O nosso Sol pode parecer um ponto perfeito de luz intensa, mas raras vezes o é… como tem acontecido nas últimas semanas, em que não têm sido visíveis quaisquer manchas solares.

A nossa estrela é bastante mais activa do que a luminosidade que nos chega pode fazer pensar, e são frequentes as “tempestades” na sua superfície e o surgimento de manchas solares – zonas de actividade magnética intensa e que normalmente têm uma temperatura bastante inferior à da restante superfície – mas ainda assim de mais de 3500°C.

Mas, segundo conta o Space.com, há mais de duas semanas que Sol está completamente limpo de manchas solares.

Segundo os cientistas, o fenómeno é normal e comprova o comportamento esperado do ciclo de actividade solar de 11 anos, sendo sinal de que estaremos a aproximar-nos do período de actividade mínima.

“As manchas solares são regiões negras de actividade magnética complexa na superfície do Sol, pelo que o número de manchas solares visíveis numa dada altura é um indicador da actividade solar”, explica a NASA numa nota publicada a semana passada.

Para nós, terrestres, isso não implica qualquer alteração no “sol” que iremos ter ao longo das próximas semanas, meses ou anos…

A falta de manchas solares não significa sequer que a actividade solar vai simplesmente parar. Outros tipos de actividade solar, como por exemplo os buracos coronais, continuarão a expelir material solar para o espaço e amplificar as auroras polares.

Mas este será um período de maior descanso para os satélites, que estão mais expostos às tempestade solares e que até podem chegar a afectar comunicações e outros sistemas electrónicos nos casos de maior intensidade.

Abaixo, um registo animado da variação do aspecto do Sol nos últimos anos – e como as suas características manchas solares desapareceram completamente em Março.

PARTILHAR

RESPONDER

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …

PSG na corrida por Bruno Fernandes. Atlético já terá proposta

Bruno Fernandes continua com o futuro incerto, mas o mercado continua a mexer. De acordo com a imprensa desportiva, o Paris Saint-Germain entrou na corrida pelo médio do Sporting e o Atlético de Madrid terá …

Crédito Agrícola vai cobrar MB Way e transferências online

O Crédito Agrícola, instituição bancária liderada por Licínio Pina, vai passar a cobrar não só as transferência feitas através da aplicação móvel MB Way, como também as transferências online, escreve o jornal Eco este sábado. …

Há uma "Cidade do Futuro" inacabada no deserto do Arizona

https://vimeo.com/342345734 No deserto do Arizona, nos Estados Unidos, há uma cidade experimental projetada para milhares de pessoas que agora contém apenas algumas dezenas de habitantes. Durante quase cinco décadas, um grupo chamado Fundação Cosanti tem trabalhado na …

Montenegro vai estudar liderança em França. Quer qualificar-se para o futuro

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, vai para França estudar num programa de gestão avançada para executivos promovido pelo Instituto Europei para Administração de Empresas, escreve este sábado o Expresso. De acordo com o …

A dieta perfeita não existe

O número de dietas que existem não cabe nos dedos das nossas mãos, mas grande parte das pessoas vai dizer-lhe qual a melhor dieta a seguir. Mas não acredite, é tudo bluff. Uma equipa de cientistas …

Fenprof critica Marcelo. "Não é o Presidente de todos os portugueses”

O 13.º congresso da Fenprof terminou este sábado com a garantia de luta pela contagem integral do tempo de serviço dos professores e críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, que “não é o Presidente de …

Consumo de álcool dos filhos associado a educação branda dos pais

Um estudo descobriu que há uma associação entre o consumo de álcool dos filhos e a educação que os pais dão em relação às bebidas alcoólicas. Quanto mais brandos os pais forem, mais probabilidade há …