NASA descobre mais um enorme buraco na superfície do Sol

(cv) NASA

-

Astrónomos da agência espacial norte-americana NASA detectaram um gigantesco buraco que se estende pela superfície do Sol e está a lançar partículas de vento em direcção à Terra a alta velocidade.

O SDO – Observatório de Dinâmica Solar, sonda espacial da NASA dedicada à observação da superfície da nossa estrela, divulgou no Instagram uma imagem animada do fenómeno, na qual é possível avistar uma grande mancha escura no Sol.

Segundo os cientistas, a tempestade magnética resultante poderá ter impacto significativo sobre os satélites e a rede eléctrica. O fenómeno produziu várias auroras boreais em países como Canadá, EUA e Estados da Escandinávia.

Nas imagens divulgadas pela NASA é possível observar um enorme buraco coronal, enorme formado entre os dias 2 e 5 de janeiro deste ano.

O buraco coronal é uma área da coroa do Sol onde a densidade e a temperatura do plasma são até cem vezes mais baixas do que a das áreas circundantes.

Buracos coronais como este são normais, aparecendo em diferentes locais do Sol – por vezes com mais frequência em alturas diferentes durante o ciclo de actividade de nossa estrela.

A NASA explica que estes buracos espectaculares são apenas áreas magneticamente expostas, que geram ventos solares de alta velocidade.

Estas regiões escuras e de baixa densidade – na camada mais externa do sol – contêm pouco material solar, têm temperaturas mais baixas e, portanto, parecem muito mais escuras do que as regiões circundantes, explica a agência espacial americana.

Segundo especialistas da NASA citados pelo jornal britânico Daily Mail, o gigantesco buraco representa uma zona escura perto do centro e da parte inferior do Sol.

Não é a primeira vez que a NASA detecta buracos na superfície solar. Anteriormente, em maio de 2016 e em outubro de 2015, já tinham sido observados fenómenos semelhantes, que, felizmente, não causaram consequências graves.

Este tipo de tempestade é relativamente inofensiva, apesar de poder perturbar as comunicações entre satélites e transmissões de rádio de alta altitude.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nós em Portugal não precisamos olhar para o Sol para descobrir os buracos! São os das finanças, bancos, estradas, etc, etc, etc., por cá há disso aos pontapés. É um buraco completo!

RESPONDER

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …