NASA descobre mais um enorme buraco na superfície do Sol

(cv) NASA

-

Astrónomos da agência espacial norte-americana NASA detectaram um gigantesco buraco que se estende pela superfície do Sol e está a lançar partículas de vento em direcção à Terra a alta velocidade.

O SDO – Observatório de Dinâmica Solar, sonda espacial da NASA dedicada à observação da superfície da nossa estrela, divulgou no Instagram uma imagem animada do fenómeno, na qual é possível avistar uma grande mancha escura no Sol.

Segundo os cientistas, a tempestade magnética resultante poderá ter impacto significativo sobre os satélites e a rede eléctrica. O fenómeno produziu várias auroras boreais em países como Canadá, EUA e Estados da Escandinávia.

Nas imagens divulgadas pela NASA é possível observar um enorme buraco coronal, enorme formado entre os dias 2 e 5 de janeiro deste ano.

O buraco coronal é uma área da coroa do Sol onde a densidade e a temperatura do plasma são até cem vezes mais baixas do que a das áreas circundantes.

Buracos coronais como este são normais, aparecendo em diferentes locais do Sol – por vezes com mais frequência em alturas diferentes durante o ciclo de actividade de nossa estrela.

A NASA explica que estes buracos espectaculares são apenas áreas magneticamente expostas, que geram ventos solares de alta velocidade.

Estas regiões escuras e de baixa densidade – na camada mais externa do sol – contêm pouco material solar, têm temperaturas mais baixas e, portanto, parecem muito mais escuras do que as regiões circundantes, explica a agência espacial americana.

Segundo especialistas da NASA citados pelo jornal britânico Daily Mail, o gigantesco buraco representa uma zona escura perto do centro e da parte inferior do Sol.

Não é a primeira vez que a NASA detecta buracos na superfície solar. Anteriormente, em maio de 2016 e em outubro de 2015, já tinham sido observados fenómenos semelhantes, que, felizmente, não causaram consequências graves.

Este tipo de tempestade é relativamente inofensiva, apesar de poder perturbar as comunicações entre satélites e transmissões de rádio de alta altitude.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nós em Portugal não precisamos olhar para o Sol para descobrir os buracos! São os das finanças, bancos, estradas, etc, etc, etc., por cá há disso aos pontapés. É um buraco completo!

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …