NASA descobre mais um enorme buraco na superfície do Sol

(cv) NASA

-

Astrónomos da agência espacial norte-americana NASA detectaram um gigantesco buraco que se estende pela superfície do Sol e está a lançar partículas de vento em direcção à Terra a alta velocidade.

O SDO – Observatório de Dinâmica Solar, sonda espacial da NASA dedicada à observação da superfície da nossa estrela, divulgou no Instagram uma imagem animada do fenómeno, na qual é possível avistar uma grande mancha escura no Sol.

Segundo os cientistas, a tempestade magnética resultante poderá ter impacto significativo sobre os satélites e a rede eléctrica. O fenómeno produziu várias auroras boreais em países como Canadá, EUA e Estados da Escandinávia.

Nas imagens divulgadas pela NASA é possível observar um enorme buraco coronal, enorme formado entre os dias 2 e 5 de janeiro deste ano.

O buraco coronal é uma área da coroa do Sol onde a densidade e a temperatura do plasma são até cem vezes mais baixas do que a das áreas circundantes.

Buracos coronais como este são normais, aparecendo em diferentes locais do Sol – por vezes com mais frequência em alturas diferentes durante o ciclo de actividade de nossa estrela.

A NASA explica que estes buracos espectaculares são apenas áreas magneticamente expostas, que geram ventos solares de alta velocidade.

Estas regiões escuras e de baixa densidade – na camada mais externa do sol – contêm pouco material solar, têm temperaturas mais baixas e, portanto, parecem muito mais escuras do que as regiões circundantes, explica a agência espacial americana.

Segundo especialistas da NASA citados pelo jornal britânico Daily Mail, o gigantesco buraco representa uma zona escura perto do centro e da parte inferior do Sol.

Não é a primeira vez que a NASA detecta buracos na superfície solar. Anteriormente, em maio de 2016 e em outubro de 2015, já tinham sido observados fenómenos semelhantes, que, felizmente, não causaram consequências graves.

Este tipo de tempestade é relativamente inofensiva, apesar de poder perturbar as comunicações entre satélites e transmissões de rádio de alta altitude.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nós em Portugal não precisamos olhar para o Sol para descobrir os buracos! São os das finanças, bancos, estradas, etc, etc, etc., por cá há disso aos pontapés. É um buraco completo!

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …