A NASA publicou um vídeo onde se vê um gigantesco buraco coronal no Sol. As imagens foram captadas entre 17 e 19 de maio pelo SDO, o Observatório de Dinâmica Solar da agência espacial.
O vídeo divulgado pela agência espacial norte-americana NASA mostra uma gigantesca área negra, conhecida como um buraco coronal.
Estes buracos são registados no espectro ultravioleta, num comprimento de onda de 193 angstroms, que não é visível ao olho humano, mas o vídeo foi “colorido” com luz roxa para permitir a sua visualização.
O buraco coronal é uma área da coroa do Sol onde a densidade e a temperatura do plasma são até cem vezes mais baixas do que a das áreas circundantes.
Os buracos coronais aparecem quando a actividade solar é mínima, e afectam significativamente o clima espacial, a ionosfera e o campo magnético da Terra.
O plasma que se solta de uma estrela são a origem dos ventos solares de alta velocidade, que provoca as tempestades magnéticas e as auroras boreais.
Este tipo de tempestade é apesar de tudo relativamente inofensiva, mas pode perturbar as comunicações entre satélites e transmissões de rádio de alta altitude.
ZAP
Por cá há buracos por todo o lado, nas estradas, nas finanças por tudo o que é sítio portanto se a NASA tirar umas fotos tenho impressão que a foto tirada sobre Portugal vamos ver a China do outro lado do buraco tal é a grandeza.
pode parecer e não ser.
?? Publicado a 09/05/2014