/

O SLIM do Japão acordou, nove dias após ter aterrado “de cabeça” na Lua

JAXA

O módulo lunar SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) conseguiu recuperar a energia, nove dias depois de ter aterrado “de cabeça” na Lua e a 55 metros do alvo pretendido.

No dia 19 de janeiro, o Japão fez história e entrou para o grupo restrito de países que levaram uma nave até à Lua e nela a fizeram pousar — depois da União Soviética (1959), Estados Unidos (1966-72), China (2013) e Índia (2023).

Mas nem tudo correu bem.

De acordo com a New Scientist, a JAXA rapidamente recebeu informações de que a nave aterrou “de cabeça” na Lua, com os painéis solares virados na direção errada, entrando, então, em modo de hibernação.

Ainda assim, durante pouco mais de 2 horas, o SLIM conseguiu recolher e enviar para a Terra dados e imagens, utilizando uma bateria de reserva.

Como explica a New Scientist, a estratégia dos engenheiros da JAXA foi pôr a nave em hibernação, na esperança de que os painéis solares voltassem a apanhar sol, voltando a funcionar. E assim aconteceu.

Viva o “Sol Nascente”!

Este domingo, nove dias depois da aterragem, o “sol nasceu” para o módulo de aterragem lunar da terra do “Sol Nascente”, conseguindo voltar a estabelecer contacto com a Terra.

Desta feita, o SLIM pôde continuar as operações, tendo, desde logo, começado a analisar a composição das rochas perto do local de aterragem.

O módulo deverá aproveitar agora para fazer as suas recolhas, até ao regresso da noite lunar – que começa na quinta-feira e terá duração de 14 dias.

E depois? O “depois” é ainda uma incógnita, mas a JAXA alertou previamente que o módulo de aterragem não está desenhado para sobreviver às condições escuras e geladas da noite lunar. Cá estaremos para ver.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.