Touch down! Japão torna-se o 5º país do mundo a pousar na Lua

JAXA

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, JAXA, alcançou uma proeza histórica, com a confirmação do pouso bem-sucedido do seu Módulo de Aterragem Inteligente para Investigar a Lua (Slim) na superfície lunar.

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, já sábado no Japão: os nipónicos entraram para o estrito grupo de países que levaram uma nave até à Lua e nela a fizeram pousar — depois da União Soviética (1959), Estados Unidos (1966-72), China (2013) e Índia (2023).

O Slim, conhecido também como “Moon Sniper“, tinha como objetivo realizar um pouso de alta precisão, desviando-se no máximo 100 metros do alvo previsto, perto da cratera Shioli.

Esta área, rica em rochas vulcânicas, é considerada chave para compreender as origens da Lua e da Terra, além de potenciais recursos hídricos lunares.

Apesar do sucesso do pouso, a Jaxa registou falhas no sistema de geração de energia solar da sonda, que passou a ser alimentada por baterias de reserva.

A confirmação de que o Slim atingiu o alvo pretendido com a precisão desejada pode demorar agora até um mês.

O Slim, do tamanho de um pequeno carro, levou para a Lua dois pequenos dispositivos autónomos, o LEV-1 e o LEV-2.

O LEV-1, que a JAXA conseguir verificar que está a funcionar corretamente, registou o pouso do Slim na superfície lunar. O estado do LEV-2, uma sonda esférica, ainda é incerto.

O pouso do Slim é visto como um avanço significativo para futuras missões lunares, permitindo o pouso em regiões íngremes e potencialmente ricas em recursos vitais, como água e oxigénio.

Este sucesso acontece após os fracassos das missões anteriores da agência espacial japonesa, em 2022 e 2023. A conquista coloca agora o Japão na nova corrida espacial, marcada pelo interesse crescente de várias nações.

A NASA, agência espacial americana, planeia enviar astronautas à lua em 2026, enquanto a Índia, após um pouso bem-sucedido no polo sul lunar, está agora a preparar missões tripuladas.

A China, que chegou à Lua em 2013, espera enviar astronautas até ao final desta década, e a Rússia planeia uma nova tentativa de pouso em 2027.

Até agora, apenas os EUA levaram à Lua missões tripuladas, em 7 missões Apollo entre 1969 e 1972 — em seis das quais um total de 12 astronautas norte-americanos pisaram o solo lunar.

Outros países, como a Coreia do Sul, os Emirados Árabes Unidos e Israel, já enviaram missões não-tripuladas à Lua. No entanto, nenhuma dessas missões conseguiu pousar com sucesso na superfície lunar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.