/

O seu próximo nutricionista pode estar no seu relógio Apple. A aposta será a IA

Para além de monitorizar os dados relacionados com a saúde do utilizador, os dispositivos da Apple deverão atuar como autênticos coach, fornecendo recomendações.

Há muito que a Apple se tornou pioneira em combinar a tecnologia com o bem-estar, permitindo aos utilizadores dos seus produtos monitorizar indicadores importantes relacionados com a saúde, como o número de passos ou os batimentos cardíacos. Mas com os recentes passos dados pela Inteligência Artificial (IA), a marca da maça quer ir mais além.

Na Apple, acredita-se que a IA será o futuro, com a tecnologia a ser capaz de providenciar uma espécie de coach personalizado com sugestões ao nível das refeições, mas também do exercício físico e até do horário de sono — o que terá, naturalmente, um impacto direto no estado de espírito do indivíduo.

A notícia foi avançada pela Bloomberg, segundo a qual o projeto está ainda em fase de desenvolvimento com o nome código de “Quartz“. Como seria de esperar, a tecnologia deverá trabalhar em conjunto com algumas das funcionalidades já desenvolvidas pela Apple, a começar pelos dados recolhidos pelo Apple Watch para os padrões de sono, rotinas de exercício físico, refeições e até emoções. Posteriormente, caberá à IA sugerir medidas para alterar os dados quando estes se revelem prejudiciais, tudo de acordo com a sua análise.

Apesar de os funcionários da Apple não estarem autorizados a falar publicamente sobre o projeto, é esperado que o resultado do seu trabalho seja disponibilizado no próximo ano.

Vale a pena referir que o Apple Watch já tem incorporadas funções como a monitorização do ritmo cardíaco, de fertilidade e sensor de temperatura — estas funcionalidades conseguem ler os níveis de oxigénio no sangue e até desenvolver um eletrocardiograma. No entanto, apesar de um aparente benefício para o bem-estar dos utilizadores, há quem aponta frequentemente os perigos relacionados com a privacidade.

É esperado que a nova funcionalidade questione ainda os utilizadores sobre os seus dias e que permita assinalar o seu estado de espírito ao longo do tempo. A Apple deve anunciar ainda outras funções viradas para a saúde mental, as quais vão permitir que os dispositivos detetem o estado de espírito por via do discurso ou das palavras escritas.

De notar que Steve Wozniak, um dos fundadores tantas vezes esquecidos da Apple, está entre o grupo de mil empreendedores tecnológicos que subscreveu uma carta a apelar a uma paragem no desenvolvimento da Inteligência Artificial durante seis meses, de forma a que muitos dos receios relacionados com a tecnologia fossem considerados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.