O seu coração também pode produzir energia elétrica

stephen poff/flickr

-

O sol, o vento e a água ajudam-nos a produzir energia elétrica, o que é indispensável para a vida do homem moderno. Agora, cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apresentam mais uma alternativa para a geração de eletricidade: o seu coração.

Os investigadores revelaram ao New Scientist que estão a desenvolver  um sistema de produção de energia elétrica utilizando materiais pizeoelétricos – que produzem eletricidade de acordo com a pressão que é aplicada nas camadas de eletrões – fazendo assim com que o próprio batimento cardíaco consiga produzir energia suficiente para carregar um pacemaker, por exemplo.

Nos testes, os cientistas conseguiram energia suficiente para manter as baterias carregadas – cerca de 0,2 microwatts por centímetro quadrado – facilitando a vida dos pacientes que necessitam de implantes eletrónicos, por exemplo.

E como funciona?

De acordo com a publicação, os cientistas utilizam um material cerâmico que apresenta propriedades piezoelétricas, chamadas de titano-zirconato-de-chumbo. Este material é aplicado sobre uma base de silicone flexível, no formato ideal para ser ligado ao órgão que seria utilizado.

Todo o processo é ligado a uma bateria elétrica e já foi testado em corações, pulmões e diafragmas de alguns animais.

Mesmo com resultados positivos, os testes com corações humanos ainda poderão demorar. Os cientistas afirmam que, antes de qualquer homologação do projeto, é preciso continuar com as experiências do sistema piezelétrico para saber se é possível manter os implantes em funcionamento durante muitos anos, sem causar perigos para a saúde dos pacientes.

Ficou com curiosidade para ver o sistema na prática? Veja o vídeo abaixo. Um aviso: as imagens podem ser um pouco chocantes para quem tem o estômago fraco.

 

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses a favor de rastreamento de covid-19 através do telemóvel

A maioria dos portugueses (61%) concordaria em adotar um mecanismo de contact tracing para rastrear casos de covid-19 através do telemóvel, revela um barómetro da Pitagórica para o Jornal de Notícias. Um quarto dos inquiridos a …

Hong Kong acusa EUA de "dois pesos e duas medidas" na resposta a tumultos

A chefe do Governo de Hong Kong acusou os EUA, esta terça-feira, de terem "dois pesos e duas medidas" na resposta aos tumultos no país e alertou que eventuais restrições a Hong Kong só vão …

PS corrige IRS a pensões atribuídas com atraso em 2017 e 2018

O PS entregou um projeto de lei que visa permitir que as reformas pagas em atraso em 2017 e 2018 contem para os rendimentos dos anos a que se referem, e não para os rendimentos …

Com os cofres vazios, CP precisa de ajudas públicas ou aumento da dívida

O Governo quer aumentar o endividamento da CP, mas a operadora ferroviária prefere ajudas estatais. Em falência técnica, a empresa não tem como pagar salários. A CP perdeu 20 milhões de euros devido à pandemia de …

Da cereja da Beira à maçã de Armamar. Mau tempo arrasa culturas e deixa prejuízos de milhões

Pomares, olivais, vinhas e hortas. O mau tempo que se fez sentir a norte do país neste fim-de-semana arrasou várias culturas culturas agrícolas, deixando prejuízos estimados na ordem dos milhões de euros. Depois da tempestade …

Situação de Grande Lisboa "não justifica" cerca sanitária, garante Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta terça-feira que não existem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) situações epidemiológicas de covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias. “Naturalmente que, se houver alguma …

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …