O seu coração também pode produzir energia elétrica

stephen poff/flickr

-

O sol, o vento e a água ajudam-nos a produzir energia elétrica, o que é indispensável para a vida do homem moderno. Agora, cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apresentam mais uma alternativa para a geração de eletricidade: o seu coração.

Os investigadores revelaram ao New Scientist que estão a desenvolver  um sistema de produção de energia elétrica utilizando materiais pizeoelétricos – que produzem eletricidade de acordo com a pressão que é aplicada nas camadas de eletrões – fazendo assim com que o próprio batimento cardíaco consiga produzir energia suficiente para carregar um pacemaker, por exemplo.

Nos testes, os cientistas conseguiram energia suficiente para manter as baterias carregadas – cerca de 0,2 microwatts por centímetro quadrado – facilitando a vida dos pacientes que necessitam de implantes eletrónicos, por exemplo.

E como funciona?

De acordo com a publicação, os cientistas utilizam um material cerâmico que apresenta propriedades piezoelétricas, chamadas de titano-zirconato-de-chumbo. Este material é aplicado sobre uma base de silicone flexível, no formato ideal para ser ligado ao órgão que seria utilizado.

Todo o processo é ligado a uma bateria elétrica e já foi testado em corações, pulmões e diafragmas de alguns animais.

Mesmo com resultados positivos, os testes com corações humanos ainda poderão demorar. Os cientistas afirmam que, antes de qualquer homologação do projeto, é preciso continuar com as experiências do sistema piezelétrico para saber se é possível manter os implantes em funcionamento durante muitos anos, sem causar perigos para a saúde dos pacientes.

Ficou com curiosidade para ver o sistema na prática? Veja o vídeo abaixo. Um aviso: as imagens podem ser um pouco chocantes para quem tem o estômago fraco.

 

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

CMVM deteta falhas na auditoria a empresas de Isabel dos Santos. Há indícios de crime

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) identificou incumprimentos dos trabalhos de auditoria relativos a empresas ligadas à empresária angolana Isabel dos Santos em inspeções realizadas na sequência do caso Luanda Leaks. De acordo com …

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …