/

Já não é ficção: cientistas criam raio tractor acústico estável

16

Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, provaram pela primeira vez que é possível conter e sustentar com estabilidade objetos maiores do que o comprimento de onda acústico num raio trator sonoro.

Até ao momento, acreditava-se que era impossível conter com estabilidade objetos maiores do que o comprimento de onda do som num raio trator sonoro – permitindo, por exemplo, a levitação de grandes objectos… ou pessoas.

Os raios tratores, que recentemente deixaram de ser ficção científica, são raios misteriosos que podem agarrar e levantar objetos. O conceito tem sido usado principalmente por escritores de ficção científica e foi popularizado em séries como Star Trek, mas desde que foi imaginado, tem fascinado cientistas e engenheiros.

Em tentativas anteriores, os cientistas prenderam partículas maiores do que o comprimento de onda, mas tiveram resultados instáveis: os objetos não se mantinham sólidos, pelo contrário, giravam descontroladamente. Isto acontece devido ao campo de som rotativo, que transfere alguns dos seus movimentos para os objetos.

Ao contrário da levitação magnética, a levitação acústica pode sustentar a maioria dos objetos sólidos e líquidos. Esta é a conclusão de um estudo, publicado na Physical Review Letters, por cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Segundo o ScienceAlert, este estudo descreve a nova técnica, que cria uma estrutura semelhante a um tornado. Os cientistas descobriram que, quando mudam a direção dos vórtices acústicos – que flutuam rapidamente – podem controlar a taxa de rotação e estabilizar o feixe do trator.

Uma vez que o feixe estabiliza, a equipa de cientistas consegue aumentar o tamanho do núcleo silencioso no centro do chamado “furacão sonoro”, permitindo que seja capaz de segurar objetos maiores.

Levitar humanos

Os engenheiros usaram ondas ultrassónicas de 40kHz – som semelhante ao que apenas os morcegos conseguem ouvir – para formar os vórtices acústicos. O núcleo silencioso da estrutura foi capaz de manter uma esfera de dois centímetros feita de um polímero sintético, o poliestireno.

A esfera de dois centímetros é mais do que duas vezes o tamanho dos comprimentos de onda sonoros, tornando-o o maior objeto que foi alguma vez segurado de forma estável num feixe de trator, até o momento.

“Raios tratores sonoros têm um enorme potencial para enumeras aplicações“, afirmou, em comunicado à imprensa, o supervisor da pesquisa, Bruce Drinkwater, professor de ultrassónica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Bristol.

Um exemplo desse tipo de aplicação é a manipulação sem contacto de cápsulas de medicamentos ou implantes micro-cirúrgicos. Embora ainda não seja possível, os cientistas acreditam que no futuro será possível segurar objetos ainda maiores, nomeadamente seres humanos.

16 Comments

  1. Como é que acham que as pirâmides do Egipto e o famoso Coral Castle nos EUA foram contruídos?!
    LOL isto é sabedoria antiga, meus senhores!
    As ondas sonoras, frequências vibratórias são a chave para se entender muitas das coisas deste Universo! (Mais uma vez, sabedoria muito antiga que foi esquecida pela humanidade).

      • LOL O Rui tem piada! Sabe, as pessoas não são todas iguais, já deu para reparar, não?
        “Consciência cósmica”? Somos todos nós! De onde acha que vem os elementos químicos que formam o nosso ADN? Somos todos feitos das estrelas, meu amigo 😉 Tem de pensar mais além, abrir horizontes, tudo tem uma razão de ser, de existir, tudo tem explicação, podemos é não ter ainda a capacidade de chegar lá e de compreendê-la. Com vontade, tudo se aprende.
        E se pensar racionalmente, irá chegar à mesma conclusão que eu. IMPOSSÍVEL terem construído a Grande Pirâmide em 20 anos, com tamanha precisão e com ferramentas primitivas. Faça as contas, são bem simples: construída em 20 anos, 2.300.000+- blocos de pedras (que chegam a pesar 80t ou mais!), dava cerca de 13 pedras a serem colocadas com tanta precisão que nem uma folha de papel cabe entre pedras, a cada hora, dia e noite, sem parar. Coitadinhos dos subnutridos, onde iam ganhar tanta força para esse trabalho hercúleo!?…
        Nem as conseguimos replicar com a tecnologia dos nossos dias LOL!
        Só uma última nota, não era o povo que detinha o conhecimento oculto que referi anteriormente…Isso sempre pertenceu à elite, principalmente a religiosa, que formavam sociedades secretas e só eles tinham acesso a esses segredos (pronto, mais uma dica, pode ser que lhe instigue a curiosidade).

      • Feitos das estrelas? Então como é que você anda com a cabeça na lua?
        Olhe que da lua ás estelas ainda vão uns milhões de kms.

      • Com muita pena minha, não sou tão iluminado como a Luz, a quem sabedoria muito antiga terá sido revelada (quiçá pelo Amon-Rá em pessoa). É também com muita pena que constato que nenhum destes iluminados se digna fazer algo de útil pela humanidade, preferindo deixar esse trabalho aos ignóbeis dos cientistas e engenheiros enquanto eles próprios se dedicam a bolçar sobre a sua superioridade e infinita sapiência.

      • Não sabia que o oxigénio, nitrogénio, carbono, etc, tem origem nas estrelas, mais concretamente supernovas?!
        “The nitrogen in our DNA, the calcium in our teeth, the iron in our blood, the carbon in our apple pies were made in the interiors of collapsing stars. We are made of starstuff.”
        ― Carl Sagan, Cosmos
        Não se cultivem não… Depois os outros é que se armam em inteligentes e detentores da sabedoria!… LOL Enfim… Não dou mais pão para malucos…

      • “Não sabia que o oxigénio, nitrogénio, carbono, etc, tem origem nas estrelas, mais concretamente supernovas?!”
        E onde é que me viu dizer o contrário? É fácil chamar ignorantes aos outros pondo na boca deles o que não disseram. Depois venha dizer que não teve intenção de parecer arrogante. Quem não quer ser lobo…

      • Rui, a resposta das estrelas foi ao pm, acima de si. Eu respondi a ele, mas o zap põe as respostas seguidas, como se tivesse respondido a si… Estou a ver que se ofende com muito pouco… Enfim…

      • LOL Você consegue ter piada! A “sabedoria” não me foi revelada não. Simplesmente procurei por informação… Ela está disponível na internet para todos os que quiserem, escondida em plena vista! Antes tinha que ir a uma biblioteca e nem 1/5 da informação iria lá encontrar. Mas não sei tudo, longe de mim saber já tudo Rui LOL!
        Sabe que existem motivos pelos quais convém deixar a Humanidade na ignorância… Quanto mais ignorantes, mais controláveis são…
        Não sei porque raio está a fazer de mim uma pessoa que se acha superior aos outros, longe de mim!Se eu tomei conhecimento dessas coisas, qualquer pessoa pode! Não sou mais nem menos que ninguém. Simplesmente não me conformo com o que nos ensinam nas escolas e procuro sempre saber mais e mais.
        Se pareci arrogante peço desculpa mas não foi essa a minha intenção.

      • uma coisa são “consciências cósmicas” outra coisa é a tecnologia ou a sua falta!

        podemos olhar para nós humanos como uma “especie de colmeia”, dirigidos por entidades, que nos influenciam com pensamentos
        isto é a tal “consciência cósmica” de que fala …

        não está provado que os egipcios tivessem acesso a tecnologias extra-terrenas ou inner-terrenas avançadas.

        desafio-o a provar com factos concretos, i.e, com evidências irrefutáveis.

      • Quando falei em “consciências cósmicas” estava a referir-me à malta que se acha superior aos outros (alguns gostam de terminar comentários com “silly human race”, como um cromo que às vez mandava por aqui umas postas). Stricto sensu, somos consciências e pertencemos ao cosmos, logo somos todos consciências cósmicas.
        Quanto a provar com evidências irrefutáveis que os egípcios tivessem acesso a tecnologias avançadas intra- ou extra-terrestres, não me peça a mim para o fazer, que não fui eu que falei em “sabedoria muito antiga esquecida pela humanidade”. Que as dê quem afirma tais coisas! Extraordinary claims demand extraordinary proof.

    • Pois, ora bem darkside, dou-lhe toda a razão! mais um motivo para desacreditar a teoria oficial da construção das pirâmides. Não tinham força sequer para empurrar pedras de toneladas!EHEHEH Está quase a chegar lá… Falta só mais um bocadinho. A verdade é muito mais estranha que a ficção e há muita história oculta.

  2. Poliestireno?
    Muito bom!!! Conseguiram levitar uma bolinha de esferovite. Lá vou eu ter de voltar à dieta para poder aproveitar esta tecnologia fantástica…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.