A televisão paga perdeu assinantes pela primeira vez desde 2006. No primeiro trimestre deste ano, registou-se uma quebra de 2 mil subscritores quando em comparação com o fim de 2024.
As pessoas já não vêm televisão? Estão mais empobrecidas e a TV deixou de ser uma prioridade? Ou arranjam outras soluções? Este ano, pela primeira vez desde 2006, a televisão paga perdeu assinantes.
De acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações, o final de março existiam em Portugal 4,7 milhões de assinantes do serviço de TV por subscrição.
Por um lado, são mais 53 mil do que no trimestre homólogo; mas, por outro, são menos 2 mil do que no trimestre anterior (menos 0,1%). Ou seja, o 1.º trimestre de 2025 marca um momento histórico no mercado: inverteu-se a tendência crescente do número de assinantes de TV verificada desde 2006.
Como detalha o Correio da Manhã (CM), O segmento residencial, no último trimestre do ano, registou 4,1 milhões assinantes – mais 39 mil (+1,0%) do que no trimestre homólogo, e menos 4 mil (-0,1%) que no trimestre anterior. Representa 88,5% do total de assinantes, atingindo 92% das famílias.
Já no segmento não residencial o número de assinantes totalizou 535 mil, representando 11,5% do total de subscritores.
A fibra ótica, com cerca de 3,1 milhões de assinantes, representou, nos três primeiros meses deste ano, mais de dois terços (67,4%) do total de assinantes, seguindo-se a TV por cabo (25%), a TV via satélite (92,4%) – DTH (6,3%) e o ADSL (1,3%).
MEO tem mais assinantes
Segundo o relatório da ANACOM relativo ao período entre janeiro e março, a MEO volta a ser a operadora com mais clientes: registou 41,9%.
Seguem-se a NOS (35,9%), a Vodafone (19,4%) e a Digi/Nowo (2,7%).
A MEO e a Vodafone foram os operadores que mais assinantes captaram face ao trimestre homólogo, com as quotas a aumentarem 0,3 e 0,2 pontos percentuais (p.p.), respetivamente. Por outro lado, a quota da NOS diminuiu (-0,4 p.p.).
Além do custo de contratos , os Programas TV são cada vez mais repetitivos para não dizer (requentados) , os programas de difusão de Films e series interrompidos por excessos de Publicidades todas mais intragáveis umas que outras , brilham por incessantes radiofusões a todas as horas do Dia e Dias seguidos . Se não fosse por acesso a Internet , muitos mais contratos não seriam renovados .