O que liga Daniel Alves a Nuno Tavares? O salário

Não propriamente o valor do ordenado, mas o facto de receberem o salário mais baixo do respectivo plantel.

O negócio foi concretizado fora das janelas de Verão e de Inverno mas foi um dos mais mediáticos de 2021: Daniel Alves vai voltar a jogar pelo Barcelona, aos 38 anos.

Jogador livre, depois da saída do São Paulo a meio da época (conflitos financeiros), o lateral tinha jogado pelos catalães entre 2008 e 2016. Saiu nesse ano – também como jogador livre – e entretanto passou por Juventus, Paris Saint-Germain e São Paulo.

Regressa ao Barcelona (já começou a treinar mas só pode jogar a partir de Janeiro de 2022) mas sabe da situação económica delicada do seu clube.

Por isso, indica o jornal Sport, aceitou ser o futebolista com o menor salário fixo do plantel agora liderado por Xavi. O ordenado pode aumentar substancialmente se determinados objectivos forem cumpridos; essencialmente a conquista de troféus.

Daniel Alves queria assinar contrato válido até Dezembro de 2022 (por causa do Mundial no Qatar) mas acabou por aceitar um documento que expira em Junho, no final da temporada.

Salários mais baixos na Premier League

Esse contexto, do salário mais baixo em Barcelona, levou o Daily Mirror a elaborar a lista dos jogadores que recebem o ordenado mais baixo em cada um dos 20 clubes da Premier League.

E o primeiro jogador a aparecer na lista, devido à ordem alfabética dos clubes, é português: Nuno Tavares. O antigo lateral do Benfica recebe quase 32 mil euros por semana no Arsenal. Um valor pouco abaixo dos jovens da casa Bukayo Saka e Emile Smith Rowe.

O salário do lateral luso é o mais “modesto” no Arsenal mas, entre os mais baixos em cada clube da Premier League, é o segundo mais alto. Só Marcus Bettinelli, guarda-redes do Chelsea (onde ainda nem jogou), recebe mais: 41.5 mil euros por semana.

Há uma curiosidade nestes números: o futebolista com salário mais baixo na Premier League está no plantel do…Newcastle. Sean Longstaff, titular habitual, recebe pouco mais de 1.000 euros por semana – valor que nunca foi alterado desde 2018, quando assinou o seu primeiro contrato profissional com o clube onde se formou.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.