O novo veículo voador da Força Aérea norte-americana rasgou os céus do Texas (e foi bem sucedido)

A Força Aérea norte-americana quer reforçar a sua frota com veículos voadores. Para ajudar a atingir esse objetivo, a empresa LIFT Aircraft associou-se a este ramo da Defesa dos Estados Unidos e o resultado rasgou os céus do Texas no dia 20 de agosto.

A Força Aérea dos Estados Unidos revelou recentemente o protótipo de um carro voador que, segundo o Futurism, parece ter saído de um filme de animação da Pixar do início dos anos 2000. O veículo elétrico de descolagem e pouso vertical (eVTOL), batizado de Hexa, subiu aos céus durante um voo de teste (bem sucedido) no dia 20 de agosto, no Texas.

Com 18 rotores independentes e a possibilidade de acomodar apenas um passageiro, o veículo faz parte de uma “iniciativa inovadora” chamada Agility Prime, um programa que visa “acelerar o mercado comercial de veículos de mobilidade aérea avançada”.

O plano é aumentar a frota para 30 carros elétricos durante a próxima década. “Queremos ter 30 veículos na Força Aérea até 2030“, disse Will Roper, secretário adjunto da Força Aérea dos Estados Unidos.

O Hexa consegue flutuar na água graças a um conjunto de quatro boias perimetrais e pode ser pilotado por qualquer pessoa. Segundo a empresa que criou esta tecnologia, a única exigência é que o indivíduo consiga controlar um joystick de três eixos. Um “computador com piloto automático” trata do resto, refere a LIFT Aircraft.

As autoridades norte-americanas adiantaram ainda que a ideia de adicionar um “veículo voador” à Força Aérea surgiu do desejo por uma plataforma semi-autónoma de alta velocidade com “assinatura de ruído ultrabaixa para transportar combatentes em campos de batalha muito disputados por aeronaves convencionais”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Produtos químicos presentes em alimentos e cosméticos reduzem fertilidade

As taxas de natalidade estão a diminuir no mundo inteiro. Em todos os países europeus, estão a cair os chamados "níveis de reposição populacional", ou seja, o número de filhos necessários por mulher para manter …

"Surreal". Problema informático na DGS atrasa resultados dos eventos-teste

Para já, ainda não foram tiradas conclusões dos quatro eventos-piloto de abril e maio, organizados pelo Governo em articulação com a DGS. Um problema informático pode estar na origem do atraso. Há uns meses foi avançado …

Costa contraria Marcelo, mas este avisa que o "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”

O Presidente da República disse na segunda-feira que “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”, depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de …

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao SNS por receio da pandemia

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado, por medo de contagio com o novo coronavírus, e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido …

Evolução genética pode estar a tornar-se cada vez mais obsoleta

Um novo estudo sugere que a evolução humana já não está estritamente ligada aos genes e supõe que a cultura pode estar a conduzir a evolução mais rápido do que as mutações genéticas podem funcionar. Tendo …

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …