O novo veículo voador da Força Aérea norte-americana rasgou os céus do Texas (e foi bem sucedido)

A Força Aérea norte-americana quer reforçar a sua frota com veículos voadores. Para ajudar a atingir esse objetivo, a empresa LIFT Aircraft associou-se a este ramo da Defesa dos Estados Unidos e o resultado rasgou os céus do Texas no dia 20 de agosto.

A Força Aérea dos Estados Unidos revelou recentemente o protótipo de um carro voador que, segundo o Futurism, parece ter saído de um filme de animação da Pixar do início dos anos 2000. O veículo elétrico de descolagem e pouso vertical (eVTOL), batizado de Hexa, subiu aos céus durante um voo de teste (bem sucedido) no dia 20 de agosto, no Texas.

Com 18 rotores independentes e a possibilidade de acomodar apenas um passageiro, o veículo faz parte de uma “iniciativa inovadora” chamada Agility Prime, um programa que visa “acelerar o mercado comercial de veículos de mobilidade aérea avançada”.

O plano é aumentar a frota para 30 carros elétricos durante a próxima década. “Queremos ter 30 veículos na Força Aérea até 2030“, disse Will Roper, secretário adjunto da Força Aérea dos Estados Unidos.

O Hexa consegue flutuar na água graças a um conjunto de quatro boias perimetrais e pode ser pilotado por qualquer pessoa. Segundo a empresa que criou esta tecnologia, a única exigência é que o indivíduo consiga controlar um joystick de três eixos. Um “computador com piloto automático” trata do resto, refere a LIFT Aircraft.

As autoridades norte-americanas adiantaram ainda que a ideia de adicionar um “veículo voador” à Força Aérea surgiu do desejo por uma plataforma semi-autónoma de alta velocidade com “assinatura de ruído ultrabaixa para transportar combatentes em campos de batalha muito disputados por aeronaves convencionais”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …