O mítico Renault 5 vai renascer como elétrico já em 2024

O Renault 5, conhecido como Le Car na América do Norte, um pequeno veículo desportivo lançado em 1972 e que cessou a produção em 1996, vai regressar no próximo ano — sob a forma do Renault 5 E-Tech 100% elétrico.

O novo veículo de cinco portas foi anunciado pela primeira vez pela Renault em 2021. Na altura, era essencialmente apenas um concept car.

Quase três anos passados, o novo Renault 5 E-Tech (ou R5, abreviadamente) encontra-se agora em forma — e pronto para produção. O veículo será montado na fábrica da Renault em Douai, França.

O novo elétrico da Renault será oficialmente apresentado em fevereiro, no Salão Automóvel de Genebra, e deverá estar disponível comercialmente na Europa no próximo verão, com preços a partir dos 25.000€.

Embora pouco tenha sido desvendado em termos de especificações, sabemos que o R5 tem um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e uma autonomia de bateria de até 400 km por carga. Os condutores poderão alimentar dispositivos elétricos com a bateria quando o carro estiver estacionado.

Em comparação com o Renault 5 original, o R5 E-Tech apresenta arcos de roda mais robustos, um perfil de capota mais aerodinâmico e uma carroçaria no geral mais linear.

A entrada de ar do capô do modelo original foi transformada numa porta de carregamento, e LEDs “discretos” iluminam o logótipo no capô.

Os potenciais compradores podem  registar o seu interesse no novo modelo no site da Renault — sabendo desde já que a empresa planeia introduzir modelos Super5 e R5 Turbo mais adiante.

Curiosamente, o Renault 5 E-Tech não é a única reinvenção elétrica do modelo original que víamos há umas décadas. No ano passado, a fabricante colaborou com o designer e arquiteto de interiores francês Pierre Gonalons para criar o exclusivo Renault 5 Diamant. É o chamado “rosa choque… elétrico”.

Aqui fica o vídeo com que o ZAP apresentou na altura este invulgar concept:

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.