O Renault 5 foi para muitos o primeiro carro, é um modelo icónico da marca e celebra agora meio século de existência. Para celebrar, a empresa colaborou com Pierre Gonalons, e juntos produziram uma nova versão elétrica única.
O icónico carro compacto Renault 5 foi estreia em 1972, e permaneceu em produção durante 24 anos (até 1996).
Agora, para celebrar o 50º aniversário do modelo, a Renault revelou a versão elétrica única do automóvel — o Renault 5 Diamant.
De acordo com o New Atlas, o automóvel de exposição surgiu através da colaboração entre a Renault e o designer/arquiteto de interiores francês Pierre Gonalons. Segundo o fabricante de automóveis, Gonalons “está entre os 100 principais criadores da Architectural Digest e representa as artes e ofícios franceses.”
O carro é movido por um motor elétrico, localizado à frente, onde tradicionalmente se situaria o motor de combustão interna. O condutor acede ao veículo através de um leitor de impressões digitais externo, depois utiliza uma alavanca sequencial de três posições para alternar entre os modos de condução para a frente, neutro e marcha-atrás.
A velocidade, o nível de carga e a hora do dia são exibidos em três mostradores digitais redondos separados, que se diz serem um tributo à arte de fazer relógios. O novo Renault 5 Diamant tem a particularidade de o ecrã de navegação ser o próprio smartphone do condutor, que é montado num berço exclusivo no painel de instrumentos.
Ainda no interior do carro, outras características únicas — todas elaboradas por notáveis artesãos franceses — incluem um volante (em forma de pretzel) de mármore sobre fibra de carbono, um tecido de crina de cavalo no tablier, tapetes de lã de mohair, e acentos feitos de materiais como latão e ouro.
A carroçaria do Renault 5 Diamant tem uma forma leve concebida a partir da forma original do 5, tanto os faróis da frente como de trás apresentam formas em diamante. A pintura do veículo tem três camadas, sendo que a última consiste em pigmentos dourados aplicados sobre uma base rosa e cobertos com um verniz mate.
Este arranjo produz efeitos visuais que vão desde flashes dourados quando vistos à luz natural do dia, a tons mais azuis quando vistos em condições mais escuras. Cada uma das rodas da Renault 5 Diamant apresenta um desenho de sunburst.
Montado pela empresa francesa Design et Solution, o Diamante será colocado em leilão.
Lixo puro em cor de rosa…
Lixo porquê? Não gostas de renaults? As outras marcas de carros também andam sempre a lançar versões modernas de carros antigos.
Toda a gente sabe que um carro electrico é lixo…
Alem disso, isto nem parece um carro – é demasiado kitsch
Eu por acaso não sei. Devo ser imbecil. Tu que és esperta e sabes tudo, queres explicar-me porque é que um carro elétrico é lixo?
Porque é um produto pastilha elástica, feito pra durar no máximo 10 anos.
O consumidor come com os olhos, já nem falo em pensar no que está a comprar.
Os carros elétricos poluem mais 50% na sua produção do que os carros convencionais. Podem poluir menos durante a sua utilização, mas justifica-se tal coisa para 10 anos apenas?
E depois onde vai reciclar toda a sucata e baterias?
Carro electrico é jogar dinheiro fora, especialmente este R5 – espécie de mala Louis Vuitton das pindéricas.