A Ford ressuscitou o icónico Capri dos anos 70, embora praticamente só no nome. Sem qualquer semelhança com o original de duas portas, lançado em 1968, o novo Capri será um veículo elétrico de quatro portas construído sobre a plataforma MEB da Volkswagen — e será vendido apenas na Europa.
A lenda está de volta, mas a única coisa vagamente tão rebelde como o original são as opções de cores — em amarelo vivo ou azul.
O novo Ford Capri, a que a marca chama um “coupé desportivo para a família”, será construído na Alemanha, sobre a plataforma MEB da Volkswagen, e assemelha-se vagamente ao ID4.
Segundo o Engadget, estará disponível apenas na Europa, e para já com dois modelos: as versões Base e Premium, ambas denominadas “Extended Range”.
A versão Base é um modelo de tração traseira monomotor com 282 cavalos de potência e uma bateria de 77 kWh, com uma autonomia de 630 km e um tempo de carregamento de 28 minutos dos 10% aos 80%.
O modelo Premium tem tração integral com dois motores e 335 cavalos de potência. A bateria de 79 kWh, ligeiramente maior, aceita uma carga de 185 kW (mais 50 kW do que o modelo de base), carregando dos 10% aos 80% em 26 minutos.
A autonomia deste modelo é ligeiramente reduzida para 590 km, de acordo com a norma europeia WLTP. No que diz respeito ao desempenho, o modelo básico faz 0-100 km/h em 6,4 segundos, enquanto o Premium o faz em 5,3 segundos.
O modelo Premium recebe alguns outros extras, incluindo jantes de liga leve de 20 polegadas em vez de 19 polegadas, bem como iluminação ambiente, um sistema de som B&O e porta traseira mãos-livres.
Em termos de tecnologia, o Capri oferece mudanças de faixa automatizadas, deteção de ciclistas ao abrir as portas e um banco do condutor com massagem.
O ecrã tátil vertical de 14,6 polegadas desliza para revelar um compartimento de arrumação, enquanto o apoio de braço dianteiro inclui uma “Mega Consola” com 17cm3 de espaço.
Segundo se pode consultar no site português da Ford, o Capri está à venda com preços a começar nos 51.600 euros para o modelo básico e 54.600 euros para o pack Premium.
Este é o segundo modelo que cujo nome a Ford vai buscar ao baú de recordações, depois de ter resgatado o mítico Ford Explorer — que, tal como o Capri, poucas parecenças tem com o modelo original, nem no aspeto nem no espírito: é um crossover compacto em vez de uma pickup ou SUV.
Entretanto, se já está a sonhar com o seu novo Ford Capri amarelo (ou azul), temos uma má notícia: o prazo de entrega está neste momento em 6 meses.