O maior navio de guerra americano já anda no mar

5

O maior e mais futurista contratorpedeiro da Marinha norte-americana conheceu o mar pela primeira vez, quase oito anos depois de ter começado a ser construido.

Apelidado de USS Zumwalt, o mais recente navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos partiu, no início desta semana, do estaleiro Bath Iron Works, no Maine, para fazer os primeiros testes em mar aberto.

Quase oito anos depois de ter começado a ser construido, o contratorpedeiro é o mais avançado e futurista de todos e, graças aos seus lados inclinados e ângulos pontiagudos, há quem diga que parece mesmo uma nave saída do Star Wars.

Coincidência ou não, até o capitão deste navio tem o nome de uma personagem da mítica série norte-americana Star Trek: James Kirk.

“Estamos absolutamente entusiasmados por ver o Zumwalt em ação”, afirmou Kirk à Associated Press.

“Para a tripulação e para todos os envolvidos na conceção, construção e preparação deste navio fantástico, é um grande marco”, acrescentou.

O principal objetivo da classe Zumwalt é operar tanto em águas profundas como superficiais e pode cumprir uma série de funções como, por exemplo, proteger navios de maior dimensão e disparar contra alvos terrestres.

Também está totalmente adaptado aos padrões da Marinha norte-americana, permitindo uma tripulação de apenas 158 pessoas – quase metade da tripulação a bordo dos atuais contratorpedeiros da classe Arleigh Burke.

Os navios desta classe geram energia suficiente para incorporar as futuras armas que a Marinha está a desenvolver, como é o caso das armas laser, embora a sua construção tenha testemunhado um grande aumento de custos nos últimos anos.

Inicialmente, o plano era construir 32 navios, número que rapidamente caiu para 24 e logo a seguir para sete. Feitas as contas finais, só vão ser construidos três navios, já que cada um custa aproximadamente 4 mil milhões de dólares.

Estes primeiros testes em mar aberto vão ser fundamentais para perceber as características do novo navio em ação, sendo uma das principais preocupações a estabilidade, já que o navio utiliza uma arquitetura pouco comum nos dias que correm.

Com os lados a estreitar à medida que o navio sobe acima da água, esta era uma arquitetura muito utilizada no século XIX e que acabou por ser extinta no século seguinte devido à instabilidade que causava.

A Marinha garante, no entanto, que os lados inclinados do Zumwalt e a curva de perfuração nas ondas têm benefícios interessantes e que os seus novos sistemas tecnológicos devem eliminar esse tipo de problemas.

5 Comments

  1. Qual foi o estagiário distraído que redigiu este artigo? Título: “O MAIOR NAVIO DE GUERRA AMERICANO JÁ ANDA NO MAR”. Corpo do texto “pode cumprir uma série de funções como, por exemplo, proteger navios de maior dimensão”

  2. Com um deslocamento de 14,564 toneladas, o USS Zumwalt tem um sétimo da dimensão de um porta-aviões da classe Nimitz. Fazer um tiulo em que este navio é apelidade de “maior navio de guerra” é um disparate…

  3. Talvez queiram dizer o maior em orçamento! Agora o Kim jong-un e o Putin vão ter que inventar máquina mais demolidora! Tanto dinheiro para armas quando o planeta está cada vez mais asfixiado com poluição e não há nem dinheiro nem ideias para reverter a situação para que isto possa durar ainda para muitas mais gerações.

  4. Es que en la lengua portuguesa no existe la palabra NAVEGAR? O seja que é como Jesucristo que andava por o mar????? Estupidos……

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.