O maior navio de guerra americano já anda no mar

O maior e mais futurista contratorpedeiro da Marinha norte-americana conheceu o mar pela primeira vez, quase oito anos depois de ter começado a ser construido.

Apelidado de USS Zumwalt, o mais recente navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos partiu, no início desta semana, do estaleiro Bath Iron Works, no Maine, para fazer os primeiros testes em mar aberto.

Quase oito anos depois de ter começado a ser construido, o contratorpedeiro é o mais avançado e futurista de todos e, graças aos seus lados inclinados e ângulos pontiagudos, há quem diga que parece mesmo uma nave saída do Star Wars.

Coincidência ou não, até o capitão deste navio tem o nome de uma personagem da mítica série norte-americana Star Trek: James Kirk.

“Estamos absolutamente entusiasmados por ver o Zumwalt em ação”, afirmou Kirk à Associated Press.

“Para a tripulação e para todos os envolvidos na conceção, construção e preparação deste navio fantástico, é um grande marco”, acrescentou.

O principal objetivo da classe Zumwalt é operar tanto em águas profundas como superficiais e pode cumprir uma série de funções como, por exemplo, proteger navios de maior dimensão e disparar contra alvos terrestres.

Também está totalmente adaptado aos padrões da Marinha norte-americana, permitindo uma tripulação de apenas 158 pessoas – quase metade da tripulação a bordo dos atuais contratorpedeiros da classe Arleigh Burke.

Os navios desta classe geram energia suficiente para incorporar as futuras armas que a Marinha está a desenvolver, como é o caso das armas laser, embora a sua construção tenha testemunhado um grande aumento de custos nos últimos anos.

Inicialmente, o plano era construir 32 navios, número que rapidamente caiu para 24 e logo a seguir para sete. Feitas as contas finais, só vão ser construidos três navios, já que cada um custa aproximadamente 4 mil milhões de dólares.

Estes primeiros testes em mar aberto vão ser fundamentais para perceber as características do novo navio em ação, sendo uma das principais preocupações a estabilidade, já que o navio utiliza uma arquitetura pouco comum nos dias que correm.

Com os lados a estreitar à medida que o navio sobe acima da água, esta era uma arquitetura muito utilizada no século XIX e que acabou por ser extinta no século seguinte devido à instabilidade que causava.

A Marinha garante, no entanto, que os lados inclinados do Zumwalt e a curva de perfuração nas ondas têm benefícios interessantes e que os seus novos sistemas tecnológicos devem eliminar esse tipo de problemas.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Qual foi o estagiário distraído que redigiu este artigo? Título: “O MAIOR NAVIO DE GUERRA AMERICANO JÁ ANDA NO MAR”. Corpo do texto “pode cumprir uma série de funções como, por exemplo, proteger navios de maior dimensão”

  2. Com um deslocamento de 14,564 toneladas, o USS Zumwalt tem um sétimo da dimensão de um porta-aviões da classe Nimitz. Fazer um tiulo em que este navio é apelidade de “maior navio de guerra” é um disparate…

  3. Talvez queiram dizer o maior em orçamento! Agora o Kim jong-un e o Putin vão ter que inventar máquina mais demolidora! Tanto dinheiro para armas quando o planeta está cada vez mais asfixiado com poluição e não há nem dinheiro nem ideias para reverter a situação para que isto possa durar ainda para muitas mais gerações.

  4. Es que en la lengua portuguesa no existe la palabra NAVEGAR? O seja que é como Jesucristo que andava por o mar????? Estupidos……

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …