A construção do Mukaab, o mega arranha-céus cúbico surrealista que se tornará o maior edifício da Terra em volume, já começou — e está a avançar a bom ritmo.
Segundo o El Confidencial, Até agora, as equipas de construção escavaram um volume de 10 milhões de metros cúbicos de terra.
O edifício que em breve começará a erguer-se em Riahe, na Arábia Saudita, será completamente diferente de todos os arranha-céus alguma vez construídos.
Não será uma torre tradicional como o Burj Khalifa ou um desenvolvimento horizontal como o futuro The Line, do projeto Neom, mas um cubo perfeito que alberga uma torre em espiral no seu interior, equivalente a 20 arranha-céus como o Empire State Building, lado a lado.
Trata-se de um dos projetos arquitetónicos mais ambiciosos da história.
O Mukaab é o núcleo do projeto New Murabba, no coração da capital saudita. Modificará a linha do horizonte, acrescentando-lhe uma mega-estrutura que será visível de qualquer ponto da cidade.
Com uma altura de 400 metros e lados do mesmo tamanho, este cubo gigantesco oferecerá dois milhões de metros quadrados de superfície no interior, que serão dedicados a várias áreas de espaços comerciais e culturais e a um hotel com 500 quartos.
Além disso, o edifício contará com uma variedade de áreas de entretenimento, como teatros, centros de exposições e espaços interativos.
Segundo, Michael Dyke, CEO da New Murabba, “a construção do Mukaab pretende ser um elemento transformador do horizonte de Riade, comparável aos grandes ícones arquitetónicos de outras capitais mundiais”, como a Torre Eiffel.
De acordo com os promotores, a escavação das fundações do Mukaab — que atingiu 86% do volume necessário — exigiu a utilização diária de cerca de 250 escavadoras e mais de 400 peças de equipamento.
Para se ter uma ideia, foram movimentados mais de 10 milhões de metros cúbicos de terra, um volume equivalente ao tamanho de cerca de 4000 piscinas olímpicas, mobilizando uma quantidade de máquinas e recursos comparável a outros grandes projetos arquitetónicos internacionais, como a construção do Burj Khalifa no Dubai.
Para ligar o Mukaab ao resto da cidade e permitir a logística necessária para a sua construção, os promotores afirmam que também construirão uma ponte temporária sobre a enorme autoestrada King Khalid, evitando essencialmente as cerca de 800 000 viagens de camiões e máquinas nas estradas públicas.
Ao fazê-lo, afirmam, aliviarão a pressão sobre as infraestruturas de transporte existentes e melhorarão a segurança rodoviária na zona. De acordo com os promotores, estão a utilizar “métodos sustentáveis” para gerir os materiais escavados.
O Mukabb será o ponto central de New Murabba, uma nova área urbana projetada para albergar mais de 400 000 pessoas distribuídas por 18 bairros.
New Murabba contará com novos empreendimentos habitacionais, centros educativos, instalações hospitalares, parques e espaços públicos.
A primeira fase de construção estará concluída em 2030 e proporcionará 8000 habitações para 35000 residentes.
Esta fase coincide com a Expo 2030, o evento mundial que terá início em outubro de 2030. “É essencial que todo o centro da nossa cidade esteja pronto para coincidir com a Expo”, explica Dyke.
A primeira fase incluirá também a criação de uma rede de transportes públicos concebida para transportar um elevado volume de passageiros e um tempo médio de espera inferior a cinco minutos, para ligar todos os bairros do projeto e facilitar o acesso de residentes e visitantes.