As companhias aéreas podem colocar os seus aviões reformados em museus de aviação ao ar livre (é o caso do famoso Concorde), mas a maioria das aeronaves acaba em “cemitérios” depois de se reformarem.
Existem alguns “cemitérios” de aviões a pontilhar os desertos do sudoeste dos Estados Unidos, mais o maior do mundo situa-se na Base da Força Aérea Davis-Monthan, em Tucson, no Arizona, e é a casa de milhares de aeronaves reformadas.
O 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG), vulgarmente conhecido como Boneyard, é a maior instalação de armazenamento e preservação de aviões do mundo.
Segundo o Interesting Engineering, a área, de 10,5 quilómetros quadrados, abriga quase 4.000 aeronaves e 13 veículos aeroespaciais da Força Aérea dos Estados Unidos, Exército, Guarda Costeira, Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais e Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).
Apesar de ser a casa de vários tipos de aviões, o grosso das aeronaves preservadas no Davis-Monthan pertence à aviação militar.
Tucson foi o lugar escolhido, em primeiro lugar, pelas condições climáticas do Arizona. O calor seco e a baixa humidade fazem com que as aeronaves demorem mais tempo a enferrujar e a degradar-se, tornando-as menos suscetíveis à corrosão e facilitando a sua manutenção em condições de trabalho adequadas.
Em segundo lugar, o facto de os desertos oferecerem uma grande quantidade de espaço por um preço acessível.
A geologia do deserto, com o seu solo alcalino, também é suficientemente dura para evitar que as aeronaves se afundem no solo. Os aviões podem, assim, ser estacionados no deserto sem serem necessárias rampas de estacionamento dispendiosas.
Se estiver curioso e quiser visitar as longas filas de aviões no calor do Arizona, está com sorte: o maior “cemitério” de aeronaves do mundo pode ser visitado através de uma excursão de autocarro.
Podiam fazer reciclagem de aviões, como por exemplo, criar uma cadeia de restaurantes em aviões.
Por exemplo… em vez de ter mais uma sucata.
Ou tirar-lhe as asas e fazer habitações de recurso?
400 não 4.000; e não é um cemitério para aviões reformados, é apenas um “parque de estacionamento” de aviões a funcionar em pleno. Deviam ver o video antes de escrever o texto
Caro leitor,
Obrigado pelo seu comentário.
Nós vimos o vídeo, mas também recolhemos e lemos informação de diversas fontes antes de escrever o texto.
Apesar de o vídeo em causa mostrar “um voo sobre 400 aeronaves”, no local em causa há na realidade quase 4.000 aeronaves — segundo aponta a nossa fonte, bem como a informação constante no site da Pima County Public Library, também citado no nosso texto.
Se, se diz que é cemitério, é porque já não estão a funcionar. Se estivessem mesmo a funcionar andavam a circular, só o que cada um custa, é um desperdício estarem parados.