O homem não é o único primata que bebe álcool (em excesso)

Um estudo revelado esta terça-feira no Reino Unido adianta pela primeira vez que os chimpanzés que vivem em liberdade na África ocidental consomem álcool de forma voluntária — comportamento que até agora se atribuía apenas aos seres humanos.

A investigação, publicada na revista “Royal Society”, confirma trabalhos anteriores que indicam que os símios africanos e os seres humanos compartilham uma mutação genética que lhes permite metabolizar o álcool de forma eficiente.

Um grupo de chimpanzés em Bossou, na Guiné, tem consumido álcool há algum tempo e de forma recorrente, confirmou a equipa de especialistas liderada pelo japonês Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Quioto.

Entre 1995 e 2012 os especialistas seguiram o grupo de chimpanzés e comprovaram que estes ingerem grandes quantidades de etanol, também chamado álcool etílico, com uma graduação alcoólica até 3,8%.

Kimberly Hockings, investigadora da Universidade de Oxford, e co-autora do estudo, indica que alguns dos animais beberam até 85ml de álcool e mostraram depois “claros sinais” de embriaguez – nomeadamente sonolência.

Parece estar mais que provado. O Homem descende mesmo do macaco.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Somos macacos geneticamente modificados.se Darwin ainda fosse vivo, sem as perseguições da igreja, teria chegado a mesma conclusão. Não esquecer as cabras que ingerem um opiáceo com intuito de ficarem eufóricas

  2. Se Darwin ainda fosse vivo diria a todos os que acreditam nas suas teorias que são apenas isso mesmo, teorias e que não existem provas. Se existiu uma evolução de espécies, então umas evoluíram outras não porque não lhes apeteceu. Este macacos consomem “etanol”, as tais cabras ingerem “opiàceo”, e o que isso prova? que são apenas macacos e cabras que fazem isso. quero ver macacos e cabras a escreverem livros como o Darwin, a criarem uma simples roda. A realidade é que não existem provas e sim teorias.

RESPONDER

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …

Transportes públicos são "ponto nevrálgico" da transmissão da covid-19

O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “pontos nevrálgico” da transmissão da covid-19. "Os transportes públicos …

Estão a chegar os aviões movidos a hidrogénio. A Airbus é pioneira (e já está a trabalhar em três aeronaves)

Na passada segunda-feira, a Airbus apresentou três conceitos de aviões movidos a hidrogénio. A empresa quer estar na linha da frente no que toca às mudanças na indústria da aviação, e tem como objetivo pôr …

Fernando Pimenta com medalhas de ouro e prata na Taça do Mundo de Szeged

O canoísta português Fernando Pimenta conquistou o ouro em K1 1.000 metros e a prata em 500 metros na Taça do Mundo de Velocidade de Szeged, num dia com 'metais' também para Joana Vasconcelos e …

Após ataque ao Charlie Hebdo, França está "em guerra contra o terrorismo islâmico"

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, alertou este domingo que a França está “em guerra contra o terrorismo islâmico”, dois dias depois do ataque junto às antigas instalações do jornal satírico Charlie Hebdo. “O Ministro …