O fim de uma lenda: Teddy Riner perdeu

Teddy Riner perde nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Campeão olímpico em 2012 e em 2016, falhou o registo histórico de se tornar tricampeão nos Jogos Olímpicos. Lukáš Krpálek foi campeão e também foi histórico.

Teddy Riner foi campeão nas duas edições anteriores dos Jogos Olímpicos, em Londres 2012 e no Rio de Janeiro 2016, e chegou a Tóquio para igualar o feito único de Tadahiro Nomura – o japonês foi campeão olímpico no judo em Atlanta 1996, Sidney 2000 e Atenas 2004, sempre nos -60kg.

No outro extremo das categorias masculinas do judo, nos +100kg, Riner queria ser também tricampeão olímpico mas perdeu (uma raridade na sua carreira). A lenda francesa foi derrotada nos quartos-de-final, nesta sexta-feira, e por isso nem chegou à final. Ficou com a medalha de bronze.

O percurso de Riner começou com uma vitória por ippon diante do austríaco Stephan Hegyi, na primeira ronda. Nos oitavos-de-final levou a melhor sobre Or Sasson, de Israel, graças a um waza-ari.

Mas o caminho vitorioso foi travado a seguir, nos quartos-de-final: o russo Tamerlan Bashaev ganhou com um waza-ari, numa decisão que só chegou após revisão através das imagens televisivas. O francês ainda protestou mas ficou afastado da luta pela medalha de ouro.

Na repescagem, o francês derrotou o brasileiro Rafael Silva e, no último combate, venceu o japonês Hisayoshi Harasawa (outro candidato ao ouro), conquistando assim o bronze.

A derrota contra Bashaev foi a primeira de Teddy Riner em Jogos Olímpicos desde 2008, em Pequim, quando perdeu nas meias-finais diante de Abdullo Tangriev; também ficou com a medalha de bronze nessa edição.

Seguiram-se 13 vitórias consecutivas em combates olímpicos, para um judoca que já foi campeão mundial 10 vezes, campeão europeu cinco vezes e que esteve sem perder qualquer combate durante quase…10 anos. Foram 154 vitórias seguidas.

Em Tóquio o campeão olímpico nos +100kg foi Lukáš Krpálek. O checo também passa a entrar na história do judo porque consegue a medalha de ouro em duas categorias do judo: -100kg no Rio de Janeiro e +100kg em Tóquio.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.