/

O favoritismo está do lado do City, mas o carrasco do FC Porto tem uma palavra a dizer

2

Será o Manchester City tão favorito quanto isso? O Chelsea venceu recentemente os citizens por duas vezes e tem uma palavra a dizer na final da Liga dos Campeões.

Manchester City e Chelsea disputam, este sábado, a final da Liga dos Campeões. O palco é o Estádio do Dragão, uma casa onde os dois emblemas ingleses já jogaram nesta temporada. O City encontrou os portistas na fase de grupos, enquanto o Chelsea foi o carrasco dos ‘azuis e brancos’ nos quartos de final.

Se os citizens não tiveram grande sorte e empataram no Dragão, os blues sacaram uma vitória por 2-0 que acabou por lhes dar a margem necessária para sobreviver à segunda mão. Mas isso são outros quinhentos — agora joga-se a final da Champions.

Em Inglaterra, a equipa de Pep Guardiola revelou-se superior. O Manchester City sagrou-se campeão inglês, com uma vantagem de 12 pontos para o segundo classificado, o Manchester United. O Chelsea, por sua vez, ficou-se pelo quarto lugar.

As casas de apostas dão o Manchester City como favorito à vitória e não é por acaso. O poderio ofensivo da equipa já era conhecido, mas esta época, Guardiola conseguiu aliar a solidez defensiva. Uma grande parte do mérito tem de ir para o defesa-central português Rúben Dias, considerado o melhor jogador do ano da Premier League.

Nos anos anteriores, o City mostrou dificuldades em passar dos quartos de final, onde embateu na parede em três edições consecutivas. Desta vez, passou categoricamente todos os obstáculos e dissipou qualquer tipo de dúvidas nas meias finais frente ao Paris Saint-Germain.

Esta época, Guardiola usou da melhor forma o “falso nove”, cabendo a Mahrez, Phil Foden, Bernardo Silva, De Bruyne e até mesmo Gündoğan, de forma rotativa, encabeçarem o ataque do City.

A profundidade do seu plantel é uma das mais-valias. Além de alinhar com grandes talentos, mantém sempre um banco recheado com opções para dar um abanão no jogo. Basta olhar para o jogo da segunda mão das meias finais, em que no banco estavam sentados Sergio Agüero, Raheem Sterling, Gabriel Jesus, Ferran Torres, Rodri, João Cancelo, entre outros.

A previsão do onze inicial do Manchester City é: Ederson; Walker, Stones, Rúben Dias, Zinchenko; Bernardo Silva, Fernandinho, Gündogan; Mahrez, De Bruyne, Foden.

Voltar a uma cidade onde foi feliz

O Chelsea parte como underdog para o jogo desta noite, mas não pode ser subestimado. Ainda em 2012, a equipa venceu a Liga dos Campeões com Roberto Di Matteo no comando técnico.

Importante lembrar que, nessa época, o desempenho doméstico da equipa também não foi o melhor. O emblema de Stamford Bridge terminou a Premier League no sexto posto, num ano em que, precisamente, o Manchester City foi campeão.

Em Londres, Thomas Tuchel teve a tarefa de substituir Frank Lampard, pegar numa equipa desafinada e tornar viável o elevado investimento feito no mercado de transferências.

Com quase 250 milhões de euros gastos em jogadores, o Chelsea reforçou-se em peso para esta temporada. Chegaram jogadores como Kai Havertz, Timo Werner, Ben Chilwell, Hakim Ziyech e Edouard Mendy.

A fase de grupos foi relativamente tranquilo para a equipa que veste azul. Num grupo relativamente modesto, com Sevilha, Krasnodar e Rennes, o Chelsea seguiu para as eliminatórias no primeiro lugar do grupo.

Além do FC Porto, o Chelsea eliminou o Atlético de Madrid, nos ‘oitavos’, e o Real Madrid, nas ‘meias’. Da mesma forma que o City, se alguém tinha dúvidas das capacidades do Chelsea, deixou de as ter após a eliminatória diante do Real.

Num cômputo geral, a equipa inglesa só sofreu cinco derrotas desde que é treinada por Tuchel. O técnico germânico teve uma grande influência na equipa, que melhorou a olhos vistos com a sua chegada.

Sólido na defesa e à espera de uma oportunidade para contra-atacar e marcar, o Chelsea vai provando que seguindo à regra um sistema tático rígido é possível triunfar.

No frente-a-frente com o City, pode-se até dizer que o Chelsea pode levar algum favoritismo. Num espaço de poucas semanas, os blues derrotaram a equipa de Manchester em duas ocasiões — nas meias finais da Taça da Liga, por 1-0, e para a Premier League, por 2-1.

A previsão do onze inicial do Chelsea é: Mendy; Christensen, Thiago Silva, Rüdiger; Azpilicueta, Jorginho, Kanté, Chilwell; Pulišić, Werner, Mount.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.