O estranho asteróide em forma de caveira volta à Terra em 2018

J.A.Peñas / Agência Sinc

Por ter sido observado na época do Dia das Bruxas e ter semelhança com caveira, o corpo celeste foi chamado de Asteroide do Halloween

Depois do asteróide Oumuamua, que tem um formato parecido com um charuto, e que foi descoberto em outubro, os astrónomos vão ter em 2018 uma nova oportunidade de estudar mais um corpo celeste enigmático que vai passar perto da Terra: o asteróide do Halloween.

O pequeno asteróide 2015 TB145, que ao girar em torno do seu eixo mostra uma incrível semelhança com uma caveira, vai passar perto do nosso planeta novamente em 2018.

A última vez que o 2015 TB145 passou perto da Terra foi no fim de outubro de 2015, no dia em que se comemora o Dia das Bruxas – razão pela qual os cientistas o baptizaram de “asteróide do Halloween“. E nem de propósito, o 2015 TB145 parecia uma caveira.

Na altura, estava a uma distância de aproximadamente 486 mil km – apenas 1,3 vezes a distância da Terra à Lua – o que significava que o objecto estava bastante bem iluminado. Inúmeros cientistas europeus, americanos e latino-americanos aproveitaram a ocasião para apontar os seus instrumentos para o 2015 TB145.

Para surpresa dos astrónomos, por causa do seu relevo e das condições de iluminação, em algumas das imagens o asteróide assemelhava-se a um crânio humano.

O investigador Pablo Santos-Sanz, dos Instituto de Astrofísica da Andaluzia, organizou diversas campanhas de observação do asteróide, para estudar as suas características.

Em novembro de 2018, o asteróide do Halloween poderá ser observado mais uma vez. No entanto, passará a uma distância 105 vezes maior que a da Terra à Lua – o que ainda é suficientemente próximo para que seja possível estudá-lo.

Um encontro mais emocionante, segundo os astrónomos, acontecerá em 2088, ano em que o 2015 TB145 passará pela Terra a uma distância equivalente a apenas 20 vezes a distância entre o nosso planeta e o satélite.

NASA

Em 2015, o asteróide passou a uma distância equivalente a apenas 1,3 vezes a distância da Terra à Lua

Novas descobertas

Segundo o estudo publicado por Pablo Santos-Sanz e a sua equipa na Astronomy and Astrophysics, o asteróide do Halloween tem entre 625 e 700 metros de diâmetro.

De acordo com o estudo, o período de rotação do corpo celeste – o que será a duração do seu “dia” – é de 2.94 a 4.78 horas, e o seu formato é uma elipse achatada, que reflecte apenas 5% a 6% da luz do sol que o atinge.

Isso significa que é um asteróide muito escuro, só um pouco mais reflexivo que o carvão”, explica Santos-Sanz, citado pela Agência Sinc.

Actualmente, pensa-se que o 2015 TB145 pode ser um cometa extinto, que perdeu bastante água e outros componentes voláteis durante as voltas que deu à volta do Sol – algo como o que terá acontecido ao objecto interestelar Oumuamua, que causou surpresa pelo formato de “charuto” e que parece ser um cometa “disfarçado” de asteróide.

Em geral, asteróides e cometas distinguem-se pela  sua composição – os primeiros são mais rochosos e metálicos, e os últimos têm uma proporção maior de gelo e rochas – e pelo tipo de órbita à volta do Sol. Mas nem sempre é fácil diferenciá-los com as observações à distância que normalmente é possível fazer.

Agora, os pesquisadores aguardam que novembro de 2018 traga mais novidades sobre a natureza destes objectos. “Apesar de esta próxima passagem não ser tão favorável, esperamos obter novos dados, que podem aumentar o conhecimento que temos sobre o asteróide do Halloween – e outros semelhantes”, disse Pablo Santos-Cruz.

ZAP // BBC / Agência Sinc

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este vem aí passar mesmo para nos meter medo, sugiro desde já que a partir daí seja dedicado mais um dia às bruxas com a figura deste monstro.

  2. primeiro passou a 1.3 vezes a distância entre a terra e lua….e depois em 2088 é que vai ser, pois irá passar apenas 20 vezes a distância entre a terra e a lua?! mas em 2015 a distância não foi menor?

    • Caro Ricardo,
      No parágrafo imediatamente anterior ao que refere, pode ler que em 2018 o asteróide passará a uma distância 105 vezes maior. É por comparação com essa distância que se usa a expressão “um encontro mais emocionante (…) acontecerá em 2088”. A expressão “em 2088 é que vai ser” é da sua autoria.

RESPONDER

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …