O estranho asteróide em forma de caveira volta à Terra em 2018

J.A.Peñas / Agência Sinc

Por ter sido observado na época do Dia das Bruxas e ter semelhança com caveira, o corpo celeste foi chamado de Asteroide do Halloween

Depois do asteróide Oumuamua, que tem um formato parecido com um charuto, e que foi descoberto em outubro, os astrónomos vão ter em 2018 uma nova oportunidade de estudar mais um corpo celeste enigmático que vai passar perto da Terra: o asteróide do Halloween.

O pequeno asteróide 2015 TB145, que ao girar em torno do seu eixo mostra uma incrível semelhança com uma caveira, vai passar perto do nosso planeta novamente em 2018.

A última vez que o 2015 TB145 passou perto da Terra foi no fim de outubro de 2015, no dia em que se comemora o Dia das Bruxas – razão pela qual os cientistas o baptizaram de “asteróide do Halloween“. E nem de propósito, o 2015 TB145 parecia uma caveira.

Na altura, estava a uma distância de aproximadamente 486 mil km – apenas 1,3 vezes a distância da Terra à Lua – o que significava que o objecto estava bastante bem iluminado. Inúmeros cientistas europeus, americanos e latino-americanos aproveitaram a ocasião para apontar os seus instrumentos para o 2015 TB145.

Para surpresa dos astrónomos, por causa do seu relevo e das condições de iluminação, em algumas das imagens o asteróide assemelhava-se a um crânio humano.

O investigador Pablo Santos-Sanz, dos Instituto de Astrofísica da Andaluzia, organizou diversas campanhas de observação do asteróide, para estudar as suas características.

Em novembro de 2018, o asteróide do Halloween poderá ser observado mais uma vez. No entanto, passará a uma distância 105 vezes maior que a da Terra à Lua – o que ainda é suficientemente próximo para que seja possível estudá-lo.

Um encontro mais emocionante, segundo os astrónomos, acontecerá em 2088, ano em que o 2015 TB145 passará pela Terra a uma distância equivalente a apenas 20 vezes a distância entre o nosso planeta e o satélite.

NASA

Em 2015, o asteróide passou a uma distância equivalente a apenas 1,3 vezes a distância da Terra à Lua

Novas descobertas

Segundo o estudo publicado por Pablo Santos-Sanz e a sua equipa na Astronomy and Astrophysics, o asteróide do Halloween tem entre 625 e 700 metros de diâmetro.

De acordo com o estudo, o período de rotação do corpo celeste – o que será a duração do seu “dia” – é de 2.94 a 4.78 horas, e o seu formato é uma elipse achatada, que reflecte apenas 5% a 6% da luz do sol que o atinge.

Isso significa que é um asteróide muito escuro, só um pouco mais reflexivo que o carvão”, explica Santos-Sanz, citado pela Agência Sinc.

Actualmente, pensa-se que o 2015 TB145 pode ser um cometa extinto, que perdeu bastante água e outros componentes voláteis durante as voltas que deu à volta do Sol – algo como o que terá acontecido ao objecto interestelar Oumuamua, que causou surpresa pelo formato de “charuto” e que parece ser um cometa “disfarçado” de asteróide.

Em geral, asteróides e cometas distinguem-se pela  sua composição – os primeiros são mais rochosos e metálicos, e os últimos têm uma proporção maior de gelo e rochas – e pelo tipo de órbita à volta do Sol. Mas nem sempre é fácil diferenciá-los com as observações à distância que normalmente é possível fazer.

Agora, os pesquisadores aguardam que novembro de 2018 traga mais novidades sobre a natureza destes objectos. “Apesar de esta próxima passagem não ser tão favorável, esperamos obter novos dados, que podem aumentar o conhecimento que temos sobre o asteróide do Halloween – e outros semelhantes”, disse Pablo Santos-Cruz.

ZAP // BBC / Agência Sinc

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este vem aí passar mesmo para nos meter medo, sugiro desde já que a partir daí seja dedicado mais um dia às bruxas com a figura deste monstro.

  2. primeiro passou a 1.3 vezes a distância entre a terra e lua….e depois em 2088 é que vai ser, pois irá passar apenas 20 vezes a distância entre a terra e a lua?! mas em 2015 a distância não foi menor?

    • Caro Ricardo,
      No parágrafo imediatamente anterior ao que refere, pode ler que em 2018 o asteróide passará a uma distância 105 vezes maior. É por comparação com essa distância que se usa a expressão “um encontro mais emocionante (…) acontecerá em 2088”. A expressão “em 2088 é que vai ser” é da sua autoria.

RESPONDER

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …