Nem de propósito, o enorme asteróide TB145 parece uma caveira

Arecibo Observatory / National Astronomy and Ionosphere Center

O enorme asteróide 2015 TB145 que passou pela Terra no Halloween tem o tamanho de 4 estádios de futebol e parece uma caveira

O enorme asteróide 2015 TB145 que passou pela Terra no Halloween tem o tamanho de 4 estádios de futebol e parece uma caveira

A NASA chamou-lhe uma “Abóbora Gigante”, outros chamaram-lhe “estarrecedor”. Mas a imagem do asteróide 2015 TB145, que este sábado de Halloween passou a rasar a Terra, é tão parecida com uma caveira, que até assusta.

A imagem do 2015 TB145 foi captada esta sexta-feira, pelos astrónomos do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, e revela um asteróide com uma superfície irregular, com depressões em certas zonas que lhe dão a aparência de um crânio humano.

A imagem é obviamente uma ilusão de óptica, criada pela pareidolia, fenómeno pelo qual o cérebro humano reconhece formas e padrões familiares onde na realidade não existem.

É este fenómeno que nos permite reconhecer formas nas nuvens que vemos no céu.

Esta é apenas uma das várias imagens do 2015 TB145 captadas pelo Observatório de Arecibo, que o mostram a girar sobre si próprio com  um período de rotação de 5 horas.

“As zonas claras e escuras são indícios de irregularidades à superfície” diz o astrónomo James Richardson, do Radar Planetary Group of Universities Association, citado pelo Space.com.

“Por exemplo, a característica central escura pode ser uma grande depressão circular – possivelmente, uma cratera de impacto” – diz Richardson.

O asteróide 2015 TB145 passou com segurança pela Terra, a uma velocidade de 126.000 km/h e à distância de cerca 480.000 quilómetros, menor do que a inicialmente estimada:  cerca de 1,3 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Observações de radar do asteróide mostraram que ele é ainda maior do que o esperado – tem 600 metros de largura. É 28 vezes maior que o meteoro de Chelyabinsk, que entrou na atmosfera terrestre, sobre a Rússia, em Fevereiro de 2013.

O 2015 TB145 foi descoberto no passado dia 10 de outubro – apenas 21 dias antes da sua chegada à Terra – pelo observatório Pan-STARRS, no Havai. A NASA estima que possa ser o maior corpo cósmico conhecido a aproximar-se do planeta Terra até ao ano de 2027.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …