Nem de propósito, o enorme asteróide TB145 parece uma caveira

Arecibo Observatory / National Astronomy and Ionosphere Center

O enorme asteróide 2015 TB145 que passou pela Terra no Halloween tem o tamanho de 4 estádios de futebol e parece uma caveira

O enorme asteróide 2015 TB145 que passou pela Terra no Halloween tem o tamanho de 4 estádios de futebol e parece uma caveira

A NASA chamou-lhe uma “Abóbora Gigante”, outros chamaram-lhe “estarrecedor”. Mas a imagem do asteróide 2015 TB145, que este sábado de Halloween passou a rasar a Terra, é tão parecida com uma caveira, que até assusta.

A imagem do 2015 TB145 foi captada esta sexta-feira, pelos astrónomos do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, e revela um asteróide com uma superfície irregular, com depressões em certas zonas que lhe dão a aparência de um crânio humano.

A imagem é obviamente uma ilusão de óptica, criada pela pareidolia, fenómeno pelo qual o cérebro humano reconhece formas e padrões familiares onde na realidade não existem.

É este fenómeno que nos permite reconhecer formas nas nuvens que vemos no céu.

Esta é apenas uma das várias imagens do 2015 TB145 captadas pelo Observatório de Arecibo, que o mostram a girar sobre si próprio com  um período de rotação de 5 horas.

“As zonas claras e escuras são indícios de irregularidades à superfície” diz o astrónomo James Richardson, do Radar Planetary Group of Universities Association, citado pelo Space.com.

“Por exemplo, a característica central escura pode ser uma grande depressão circular – possivelmente, uma cratera de impacto” – diz Richardson.

O asteróide 2015 TB145 passou com segurança pela Terra, a uma velocidade de 126.000 km/h e à distância de cerca 480.000 quilómetros, menor do que a inicialmente estimada:  cerca de 1,3 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Observações de radar do asteróide mostraram que ele é ainda maior do que o esperado – tem 600 metros de largura. É 28 vezes maior que o meteoro de Chelyabinsk, que entrou na atmosfera terrestre, sobre a Rússia, em Fevereiro de 2013.

O 2015 TB145 foi descoberto no passado dia 10 de outubro – apenas 21 dias antes da sua chegada à Terra – pelo observatório Pan-STARRS, no Havai. A NASA estima que possa ser o maior corpo cósmico conhecido a aproximar-se do planeta Terra até ao ano de 2027.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …