A companhia aérea Alaska Airlines ajustou o seu plano de voo para que os passageiros pudessem ver o único eclipse solar de 2016, que aconteceu esta semana.
Muitos astrónomos estiveram a bordo para ver o eclipse solar a 35 mil pés (mais de 10 km) de altitude.
O voo 870 da Alaska Airlines, de Anchorage (Alasca) para Honolulu (Havai), partiu no dia 8 de março às 14h, 25 minutos mais cedo do que o habitual.
O eclipse, com dois minutos de duração, seria perdido caso a mudança não fosse feita. Um plano de voo especial foi preparado para encontrar a rota mais eficiente, tendo em conta o tempo e o vento.
Para quem estava no avião, o sol ficou completamente tapado pelo disco negro da lua durante 1m53s, a partir das 17h35.
O vídeo gravado pelo astrónomo Mike Kentrianakis, da American Astronomical Society, foi agora divulgado e também nós – à semelhança dos passageiros do avião, que reagiram eufóricos à vista do fenómeno – nos podemos maravilhar com a cena.
É possível ouvir os gritos e aplausos a encher a cabina à medida que se compõe uma visão digna do fim do mundo, com a sombra da lua a alinhar-se com o sol, formando uma corona.
Parece o apocalipse – e é lindo, não acha?
“35 mil pés (mais de 10 mil km)”
…linda conversão!
35 mil pés são 10668 metros ou seja cerca de 10 mil m e não 10 mil km
Imagens fantásticas e raras , som abominável , mas valia o homem rezar
Sei que nada sei…
Mas não entendo estes orgasmos…
Era obviamente um astrónomo da American Religious Society! Não percebo como pode alguém que se intitula cientista ter um tal orgasmo teísta. Ridículo…