O Corão mais antigo do mundo pode ser mais velho que Maomé

Universidade de Birmingham

Os fragmentos do Alcorão estão legíveis e a escrita, apesar de antiga, é clara

Os fragmentos do Alcorão estão legíveis e a escrita, apesar de antiga, é clara

Os fragmentos do Alcorão mais antigo do mundo, encontrados em Birmingham, Inglaterra, podem ser anteriores a Maomé, o fundador do islamismo. Se isso for confirmado, a história oficial do Islão poderá ter que ser reescrita.

Especialistas da Universidade de Oxford, em Inglaterra, efectuaram uma análise aos fragmentos do Corão mais antigo do mundo, encontrados  recentemente em Birmingham.

A primeira datação por carbono-14 indica que o manuscrito poderá ser mesmo o mais antigo Corão de que se tem conhecimento.

A descoberta é particularmente significativa, já que se pensava que nos primeiros anos do Islão, o Corão teria sido apenas memorizado e transmitido oralmente, em vez de escrito.

Mas vários historiadores acreditam agora que o pergaminho pode mesmo anteceder a época de Maomé.

As páginas do pergaminho, que os especialistas acreditam ter sido escritas há 1.448 ou 1.371 anos, foram descobertas encadernadas dentro das páginas de outro Corão, do final do século VII, na biblioteca da Universidade de Birmingham.

As páginas do texto sagrado muçulmano estiveram esquecidas na biblioteca da universidade durante quase um século.

O manuscrito estava guardado junto de uma colecção de outros livros e documentos do Oriente Médio, sem ser identificado como um dos mais antigos fragmentos do Corão já encontrados no mundo.

As páginas foram escritas com tinta, em árabe antigo, num pergaminho feito de pele de animal. O texto contém partes dos Suras, ou capítulos, 18 a 20, que parecem ter sido escritos por alguém que conhecia pessoalmente o profeta Maomé.

Segundo o jornal Times, os especialistas que analisaram o Corão de Birmingham estimam que o manuscrito terá sido produzido entre 568 e 645. Maomé viveu entre os anos 570 e 632.

As peles do pergaminho parecem assim ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes da sua morte.

“Esta descoberta coloca em causa tudo o que sabemos sobre o Corão”, diz ao Times o historiador Tom Holland.

Segundo Keith Small, investigador da Universidade de Oxford, citado pelo Daily Mail, “esta conclusão reforça a ideia de que Maomé e seus seguidores poderão ter-se baseado em textos pré-existentes, e terem-nos adaptado à sua agenda ideológica”.

“O textos do Corão poderão não ter sido propriamente escritos por inspiração divina”, conclui Small.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • Pois. Mas se tivesse alguns conhecimentos saberia que segundo a própria narrativa islâmica, o Corão teria sido ditado pelo Arcanjo Gabriel ao próprio Profeta. Afinal, parece que Maomé deu uma de Relvas e meteu-se a copiar. Nada mau para quem é tido como o fundador de uma religião.

    • Pois foi, o antigo testamento não foi feito antes de Cristo, foi escrito antes de Jesus Cristo, e é um conjunto de livros sagrados “escritos por Moises e outros profetas depois dele” que com o Novo Testamento(vida e ensinamentos de Cristo) forma a Biblia Sagrada

  1. “As peles do pergaminho parecem assim ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes de sua morte.”
    antes???????

  2. que interessa isso aos islamitas??? o importante e que possam casar 5 vezes…. e se derem a vida para matar cristaos ou infieis, terao 20 virgens a espera no outro mundo! serao 20 ou 200??? se nao foi maome que escreveu por inspiraçao divina, foi um qualquer por ele…… se maome nao tivesse conhecimento do cristianismo e dos textos sagrados jamais teria reciclado os textos cristaos como forma de agradar aos seus conterraneos.

RESPONDER

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …