O Corão mais antigo do mundo pode ser mais velho que Maomé

Universidade de Birmingham

Os fragmentos do Alcorão estão legíveis e a escrita, apesar de antiga, é clara

Os fragmentos do Alcorão estão legíveis e a escrita, apesar de antiga, é clara

Os fragmentos do Alcorão mais antigo do mundo, encontrados em Birmingham, Inglaterra, podem ser anteriores a Maomé, o fundador do islamismo. Se isso for confirmado, a história oficial do Islão poderá ter que ser reescrita.

Especialistas da Universidade de Oxford, em Inglaterra, efectuaram uma análise aos fragmentos do Corão mais antigo do mundo, encontrados  recentemente em Birmingham.

A primeira datação por carbono-14 indica que o manuscrito poderá ser mesmo o mais antigo Corão de que se tem conhecimento.

A descoberta é particularmente significativa, já que se pensava que nos primeiros anos do Islão, o Corão teria sido apenas memorizado e transmitido oralmente, em vez de escrito.

Mas vários historiadores acreditam agora que o pergaminho pode mesmo anteceder a época de Maomé.

As páginas do pergaminho, que os especialistas acreditam ter sido escritas há 1.448 ou 1.371 anos, foram descobertas encadernadas dentro das páginas de outro Corão, do final do século VII, na biblioteca da Universidade de Birmingham.

As páginas do texto sagrado muçulmano estiveram esquecidas na biblioteca da universidade durante quase um século.

O manuscrito estava guardado junto de uma colecção de outros livros e documentos do Oriente Médio, sem ser identificado como um dos mais antigos fragmentos do Corão já encontrados no mundo.

As páginas foram escritas com tinta, em árabe antigo, num pergaminho feito de pele de animal. O texto contém partes dos Suras, ou capítulos, 18 a 20, que parecem ter sido escritos por alguém que conhecia pessoalmente o profeta Maomé.

Segundo o jornal Times, os especialistas que analisaram o Corão de Birmingham estimam que o manuscrito terá sido produzido entre 568 e 645. Maomé viveu entre os anos 570 e 632.

As peles do pergaminho parecem assim ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes da sua morte.

“Esta descoberta coloca em causa tudo o que sabemos sobre o Corão”, diz ao Times o historiador Tom Holland.

Segundo Keith Small, investigador da Universidade de Oxford, citado pelo Daily Mail, “esta conclusão reforça a ideia de que Maomé e seus seguidores poderão ter-se baseado em textos pré-existentes, e terem-nos adaptado à sua agenda ideológica”.

“O textos do Corão poderão não ter sido propriamente escritos por inspiração divina”, conclui Small.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Pois. Mas se tivesse alguns conhecimentos saberia que segundo a própria narrativa islâmica, o Corão teria sido ditado pelo Arcanjo Gabriel ao próprio Profeta. Afinal, parece que Maomé deu uma de Relvas e meteu-se a copiar. Nada mau para quem é tido como o fundador de uma religião.

    • Pois foi, o antigo testamento não foi feito antes de Cristo, foi escrito antes de Jesus Cristo, e é um conjunto de livros sagrados “escritos por Moises e outros profetas depois dele” que com o Novo Testamento(vida e ensinamentos de Cristo) forma a Biblia Sagrada

  1. “As peles do pergaminho parecem assim ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes de sua morte.”
    antes???????

  2. que interessa isso aos islamitas??? o importante e que possam casar 5 vezes…. e se derem a vida para matar cristaos ou infieis, terao 20 virgens a espera no outro mundo! serao 20 ou 200??? se nao foi maome que escreveu por inspiraçao divina, foi um qualquer por ele…… se maome nao tivesse conhecimento do cristianismo e dos textos sagrados jamais teria reciclado os textos cristaos como forma de agradar aos seus conterraneos.

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …