O Corão mais antigo do mundo pode ser mais velho que Maomé

Universidade de Birmingham

Os fragmentos do Alcorão estão legíveis e a escrita, apesar de antiga, é clara

Os fragmentos do Alcorão estão legíveis e a escrita, apesar de antiga, é clara

Os fragmentos do Alcorão mais antigo do mundo, encontrados em Birmingham, Inglaterra, podem ser anteriores a Maomé, o fundador do islamismo. Se isso for confirmado, a história oficial do Islão poderá ter que ser reescrita.

Especialistas da Universidade de Oxford, em Inglaterra, efectuaram uma análise aos fragmentos do Corão mais antigo do mundo, encontrados  recentemente em Birmingham.

A primeira datação por carbono-14 indica que o manuscrito poderá ser mesmo o mais antigo Corão de que se tem conhecimento.

A descoberta é particularmente significativa, já que se pensava que nos primeiros anos do Islão, o Corão teria sido apenas memorizado e transmitido oralmente, em vez de escrito.

Mas vários historiadores acreditam agora que o pergaminho pode mesmo anteceder a época de Maomé.

As páginas do pergaminho, que os especialistas acreditam ter sido escritas há 1.448 ou 1.371 anos, foram descobertas encadernadas dentro das páginas de outro Corão, do final do século VII, na biblioteca da Universidade de Birmingham.

As páginas do texto sagrado muçulmano estiveram esquecidas na biblioteca da universidade durante quase um século.

O manuscrito estava guardado junto de uma colecção de outros livros e documentos do Oriente Médio, sem ser identificado como um dos mais antigos fragmentos do Corão já encontrados no mundo.

As páginas foram escritas com tinta, em árabe antigo, num pergaminho feito de pele de animal. O texto contém partes dos Suras, ou capítulos, 18 a 20, que parecem ter sido escritos por alguém que conhecia pessoalmente o profeta Maomé.

Segundo o jornal Times, os especialistas que analisaram o Corão de Birmingham estimam que o manuscrito terá sido produzido entre 568 e 645. Maomé viveu entre os anos 570 e 632.

As peles do pergaminho parecem assim ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes da sua morte.

“Esta descoberta coloca em causa tudo o que sabemos sobre o Corão”, diz ao Times o historiador Tom Holland.

Segundo Keith Small, investigador da Universidade de Oxford, citado pelo Daily Mail, “esta conclusão reforça a ideia de que Maomé e seus seguidores poderão ter-se baseado em textos pré-existentes, e terem-nos adaptado à sua agenda ideológica”.

“O textos do Corão poderão não ter sido propriamente escritos por inspiração divina”, conclui Small.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Pois. Mas se tivesse alguns conhecimentos saberia que segundo a própria narrativa islâmica, o Corão teria sido ditado pelo Arcanjo Gabriel ao próprio Profeta. Afinal, parece que Maomé deu uma de Relvas e meteu-se a copiar. Nada mau para quem é tido como o fundador de uma religião.

    • Pois foi, o antigo testamento não foi feito antes de Cristo, foi escrito antes de Jesus Cristo, e é um conjunto de livros sagrados “escritos por Moises e outros profetas depois dele” que com o Novo Testamento(vida e ensinamentos de Cristo) forma a Biblia Sagrada

  1. “As peles do pergaminho parecem assim ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes de sua morte.”
    antes???????

  2. que interessa isso aos islamitas??? o importante e que possam casar 5 vezes…. e se derem a vida para matar cristaos ou infieis, terao 20 virgens a espera no outro mundo! serao 20 ou 200??? se nao foi maome que escreveu por inspiraçao divina, foi um qualquer por ele…… se maome nao tivesse conhecimento do cristianismo e dos textos sagrados jamais teria reciclado os textos cristaos como forma de agradar aos seus conterraneos.

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …