O Corão mais antigo do mundo pode ser mais velho que Maomé

Universidade de Birmingham

Os fragmentos do Alcorão estão legíveis e a escrita, apesar de antiga, é clara

Os fragmentos do Alcorão estão legíveis e a escrita, apesar de antiga, é clara

Os fragmentos do Alcorão mais antigo do mundo, encontrados em Birmingham, Inglaterra, podem ser anteriores a Maomé, o fundador do islamismo. Se isso for confirmado, a história oficial do Islão poderá ter que ser reescrita.

Especialistas da Universidade de Oxford, em Inglaterra, efectuaram uma análise aos fragmentos do Corão mais antigo do mundo, encontrados  recentemente em Birmingham.

A primeira datação por carbono-14 indica que o manuscrito poderá ser mesmo o mais antigo Corão de que se tem conhecimento.

A descoberta é particularmente significativa, já que se pensava que nos primeiros anos do Islão, o Corão teria sido apenas memorizado e transmitido oralmente, em vez de escrito.

Mas vários historiadores acreditam agora que o pergaminho pode mesmo anteceder a época de Maomé.

As páginas do pergaminho, que os especialistas acreditam ter sido escritas há 1.448 ou 1.371 anos, foram descobertas encadernadas dentro das páginas de outro Corão, do final do século VII, na biblioteca da Universidade de Birmingham.

As páginas do texto sagrado muçulmano estiveram esquecidas na biblioteca da universidade durante quase um século.

O manuscrito estava guardado junto de uma colecção de outros livros e documentos do Oriente Médio, sem ser identificado como um dos mais antigos fragmentos do Corão já encontrados no mundo.

As páginas foram escritas com tinta, em árabe antigo, num pergaminho feito de pele de animal. O texto contém partes dos Suras, ou capítulos, 18 a 20, que parecem ter sido escritos por alguém que conhecia pessoalmente o profeta Maomé.

Segundo o jornal Times, os especialistas que analisaram o Corão de Birmingham estimam que o manuscrito terá sido produzido entre 568 e 645. Maomé viveu entre os anos 570 e 632.

As peles do pergaminho parecem assim ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes da sua morte.

“Esta descoberta coloca em causa tudo o que sabemos sobre o Corão”, diz ao Times o historiador Tom Holland.

Segundo Keith Small, investigador da Universidade de Oxford, citado pelo Daily Mail, “esta conclusão reforça a ideia de que Maomé e seus seguidores poderão ter-se baseado em textos pré-existentes, e terem-nos adaptado à sua agenda ideológica”.

“O textos do Corão poderão não ter sido propriamente escritos por inspiração divina”, conclui Small.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Pois. Mas se tivesse alguns conhecimentos saberia que segundo a própria narrativa islâmica, o Corão teria sido ditado pelo Arcanjo Gabriel ao próprio Profeta. Afinal, parece que Maomé deu uma de Relvas e meteu-se a copiar. Nada mau para quem é tido como o fundador de uma religião.

    • Pois foi, o antigo testamento não foi feito antes de Cristo, foi escrito antes de Jesus Cristo, e é um conjunto de livros sagrados “escritos por Moises e outros profetas depois dele” que com o Novo Testamento(vida e ensinamentos de Cristo) forma a Biblia Sagrada

  1. “As peles do pergaminho parecem assim ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes de sua morte.”
    antes???????

  2. que interessa isso aos islamitas??? o importante e que possam casar 5 vezes…. e se derem a vida para matar cristaos ou infieis, terao 20 virgens a espera no outro mundo! serao 20 ou 200??? se nao foi maome que escreveu por inspiraçao divina, foi um qualquer por ele…… se maome nao tivesse conhecimento do cristianismo e dos textos sagrados jamais teria reciclado os textos cristaos como forma de agradar aos seus conterraneos.

RESPONDER

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …