O Corão mais antigo do mundo pode ser mais velho que Maomé

Universidade de Birmingham

Os fragmentos do Alcorão estão legíveis e a escrita, apesar de antiga, é clara

Os fragmentos do Alcorão estão legíveis e a escrita, apesar de antiga, é clara

Os fragmentos do Alcorão mais antigo do mundo, encontrados em Birmingham, Inglaterra, podem ser anteriores a Maomé, o fundador do islamismo. Se isso for confirmado, a história oficial do Islão poderá ter que ser reescrita.

Especialistas da Universidade de Oxford, em Inglaterra, efectuaram uma análise aos fragmentos do Corão mais antigo do mundo, encontrados  recentemente em Birmingham.

A primeira datação por carbono-14 indica que o manuscrito poderá ser mesmo o mais antigo Corão de que se tem conhecimento.

A descoberta é particularmente significativa, já que se pensava que nos primeiros anos do Islão, o Corão teria sido apenas memorizado e transmitido oralmente, em vez de escrito.

Mas vários historiadores acreditam agora que o pergaminho pode mesmo anteceder a época de Maomé.

As páginas do pergaminho, que os especialistas acreditam ter sido escritas há 1.448 ou 1.371 anos, foram descobertas encadernadas dentro das páginas de outro Corão, do final do século VII, na biblioteca da Universidade de Birmingham.

As páginas do texto sagrado muçulmano estiveram esquecidas na biblioteca da universidade durante quase um século.

O manuscrito estava guardado junto de uma colecção de outros livros e documentos do Oriente Médio, sem ser identificado como um dos mais antigos fragmentos do Corão já encontrados no mundo.

As páginas foram escritas com tinta, em árabe antigo, num pergaminho feito de pele de animal. O texto contém partes dos Suras, ou capítulos, 18 a 20, que parecem ter sido escritos por alguém que conhecia pessoalmente o profeta Maomé.

Segundo o jornal Times, os especialistas que analisaram o Corão de Birmingham estimam que o manuscrito terá sido produzido entre 568 e 645. Maomé viveu entre os anos 570 e 632.

As peles do pergaminho parecem assim ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes da sua morte.

“Esta descoberta coloca em causa tudo o que sabemos sobre o Corão”, diz ao Times o historiador Tom Holland.

Segundo Keith Small, investigador da Universidade de Oxford, citado pelo Daily Mail, “esta conclusão reforça a ideia de que Maomé e seus seguidores poderão ter-se baseado em textos pré-existentes, e terem-nos adaptado à sua agenda ideológica”.

“O textos do Corão poderão não ter sido propriamente escritos por inspiração divina”, conclui Small.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Pois. Mas se tivesse alguns conhecimentos saberia que segundo a própria narrativa islâmica, o Corão teria sido ditado pelo Arcanjo Gabriel ao próprio Profeta. Afinal, parece que Maomé deu uma de Relvas e meteu-se a copiar. Nada mau para quem é tido como o fundador de uma religião.

    • Pois foi, o antigo testamento não foi feito antes de Cristo, foi escrito antes de Jesus Cristo, e é um conjunto de livros sagrados “escritos por Moises e outros profetas depois dele” que com o Novo Testamento(vida e ensinamentos de Cristo) forma a Biblia Sagrada

  1. “As peles do pergaminho parecem assim ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes de sua morte.”
    antes???????

  2. que interessa isso aos islamitas??? o importante e que possam casar 5 vezes…. e se derem a vida para matar cristaos ou infieis, terao 20 virgens a espera no outro mundo! serao 20 ou 200??? se nao foi maome que escreveu por inspiraçao divina, foi um qualquer por ele…… se maome nao tivesse conhecimento do cristianismo e dos textos sagrados jamais teria reciclado os textos cristaos como forma de agradar aos seus conterraneos.

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …