O consumo prolongado de óleo de girassol pode causar cancro do fígado

A nossa saúde e bem-estar dependem da nossa alimentação. Esta ideia surge novamente reiterada num estudo recente que prova que o óleo de girassol pode afetar de forma negativa o nosso fígado, em caso de consumo prolongado.

Uma equipa internacional de investigadores, liderada por cientistas da Universidade de Granada, em Espanha, descobriu que o óleo de girassol ou o óleo de peixe afeta de forma negativa o fígado, em caso de consumo prolongado.

De acordo com a RT, o consumo destas substâncias gordurosas pode causar esteatohepatite não alcoólica (EHNA), uma inflamação no fígado provocada pela acumulação de gordura neste órgão, não causada pelo consumo de álcool. Esta condição aumenta, por sua vez, o risco de sofrer cirrose hepática ou cancro do fígado.

A prevalência da esteatohepatite não alcoólica aumenta conforme a idade: afeta 1% a 3% das crianças, 5% dos adolescentes, 18% das pessoas com idades compreendidas entre 20 e 40 anos e mais de 40% nos maiores de 70 anos.

O estudo, que será publicado na próxima edição do The Journal of Nutritional Biochemistry, analisou como é que um tipo de gordura – azeite virgem, óleo de girassol ou óleo de peixe – afeta a saúde do fígado de ratos de laboratório, ao longo da sua vida. A equipa concluiu que, dos três óleos estudados, o que melhor protegeu o fígado dos animais foi o azeite virgem.

No que diz respeito ao óleo de girassol, este demonstrou efeitos nefastos para o fígado, como um elevado grau de oxidação ou fibrose. Já o óleo de peixe altera a longevidade dos telómeros e, assim como o de girassol, intensifica a oxidação.

O autor principal do estudo, José Luís Quiles Morales, afirmou que esta investigação provou que diferentes tipos de óleos podem ser o motivo pelo qual “uns fígados são mais saudáveis do que outros, mais propensos a sofrer certas patologias”, sustentando a ideia de que a nossa saúde depende invariavelmente da nossa alimentação.

ZAP // UGR

PARTILHAR

RESPONDER

Cai período de nojo para governantes que vão para o BdP. Privados têm que esperar três anos

A que poderá ser a nova regra para as nomeações futuras para a liderança do Banco de Portugal (BdP) indica que os governantes podem entrar diretamente enquanto personalidades do sector privado da banca ou empresas de …

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …