Mau tempo chega a Portugal já no sábado. O continente será atingido por duas tempestades com origem na massa polar que afetou os EUA.
Depois de dois dias de intervalo, esta quinta e sexta feira, a chuva vai voltar em força no fim de semana.
Já se previa uma nova tempestade, depois da GAROE, que trouxe a chuva até esta quarta feira, mas agora os meteorologistas preveem um verdadeiro furacão.
A tempestade Éowyn vai juntar-se à Floris, avança o Observador, e trazer o mau tempo de volta para Portugal.
A origem estará num forte jato polar, o mesmo que provocou uma invulgar queda de neve nos EUA, que está a deslocar-se até Portugal. Este “mix” de tempestades já alcançou ventos recorde, ao atingir 350 a 370 km/h, a 9km de altitude.
Mas a Éowyn terá mesmo a “força de um furacão”, avisam os meteorologistas, em especial na Irlanda. Nesse país, os detritos voadores podem causar perigo de vida, com rajadas de vento até 61km/h ao longo de algumas costas.
Foram, então, ativados avisos vermelhos, muito raros, explica a BBC. Na Irlanda do Norte, os avisos estendem-se já por toda a manhã e início da tarde de sexta feira. No Reino Unido, prevê-se o cancelamento de voos e comboios.
No norte da Europa, já se chama à Éowyn o “ciclone do século”. O Irish Times cita o presidente do Grupo Nacional de Coordenação de Emergências irlandês, que garante que a tempestade será “perigosa, destrutiva” e “uma das tempestades mais graves que a Irlanda já viu“.
Em Portugal, o caso não será tão alarmante, mas prevê-se que a chuva chegue a todo o território continental e Açores no sábado, começando já a chover na sexta feira em todo o norte do país. Só a Madeira deve escapar à chuva.
“Nesse país, os detritos voadores podem causar perigo de vida, com rajadas de vento até 61km/h ao longo de algumas costas.”
161km/h e nao 61km/h