O chocolate é muito, muito mau para os cães

1

Os cães podem adorar o sabor do chocolate, mas sabia que isso pode ser altamente venenoso para o seu animal de estimação?

Ao contrário dos gatos, que não têm a capacidade de sentir a doçura, os cães acham o chocolate tão bom como os humanos.

Mas enquanto o chocolate nos pode dar energia extra, para os cães pode ser venenoso.

Não quer dizer que o chocolate em si seja um veneno ou suficiente para matar o animal, mas tudo depende da dose.

O peso do cão também é um fator a ter em consideração, uma vez que os cães de grande porte devem ser capazes de lidar com uma pequena quantidade de chocolate. Por sua vez, cães mais pequenos podem ter sérios problemas.

Então, deve considerar sempre o chocolate tóxico para o seu animal de estimação.

O chocolate tem muitos composto químicos, entre eles a teobromina, encontrada no chocolate preto e no cacau. Este é um elemento alcalóide amargo que atua como um estimulante ligeiro para o corpo humano.

Segundo o ZME Science, por norma, nos humanos, o consumo desta substância está associado a efeitos positivos, tais como a redução da pressão arterial, a melhoria da concentração e melhor estado de humor.

Já nos cães, este composto químico aumenta o ritmo cardíaco e pode estimular excessivamente o sistema nervoso.

E como os cães não conseguem decompor rapidamente este elemento, a teobromina é tóxica — o mesmo se aplica aos gatos.

“O chocolate contém cafeína e teobromina, o que é tóxico para os cães”, disse Katrina Warren, uma veterinária australiana.

“O chocolate com que se deve preocupar mais é o chocolate preto e o chocolate para culinária. O chocolate de leite pode ser um problema para os cães pequenos.

Os sintomas ligeiros de toxicidade do chocolate ocorrem quando o cão consome 20 mg de teobromina por quilograma de peso corporal. Os sintomas cardíacos ocorrem com cerca de 40 a 50 mg/kg e as convulsões perigosas ocorrem com doses superiores a 60 mg/kg.

As variedades mais escuras e puras de chocolate tendem a ser as mais perigosas porque contêm a maior concentração de teobromina.

Como regra geral, o envenenamento por chocolate em cães ocorre geralmente após a ingestão de 3,5 g de chocolate preto por cada 1 kg de peso, ou 14 g de chocolate de leite por cada quilograma. O chocolate branco contém muito pouca teobromina e é menos suscetível de causar toxicidade grave.

Sinais de envenenamento por chocolate

Quando um cão ingere chocolate, a teobromina liga-se a recetores no seu corpo, afetando o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular.

O envenenamento por chocolate afeta principalmente o coração, o sistema nervoso central e os rins.

Os sintomas de toxicidade por teobromina aparecem normalmente dentro de seis a 12 horas, após o cão comer demasiado chocolate, e podem durar até 72 horas. Estes incluem vómitos, diarreia, inquietação, aumento da micção, tremores,
ritmo cardíaco elevado ou anormal, convulsões, e, em casos extremos, colapso e morte.

Se apanhou o seu cão a comer chocolate, ou se suspeita que isso possa ter acontecido, é melhor contactar o seu veterinário e pedir-lhe conselhos sobre como proceder.

É vital que atue rapidamente. Forneça-lhe informações essenciais, como o tipo de chocolate, a quantidade consumida e o peso do seu cão. Poderá avaliar a situação e orientá-lo sobre as medidas necessárias a tomar.

Agora que já sabe os efeitos nocivos do chocolate nos cães, não dê um presente envenenado ao seu melhor amigo de quatro patas!

Teresa Campos, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.