Um meteoro de grandes dimensões atravessou na noite deste sábado os céus portugueses, iluminando a noite com um clarão azul-esverdeado. O fenómeno foi testemunhado pelo ZAP no Porto. O meteorito resultante da desintegração parcial do corpo celeste terá caído em Castro D’Aire, Viseu.
Por volta das 23.50h deste sábado, um clarão azul esverdeado iluminou os céus de Portugal e Espanha.
A ocorrência terá sido devida à passagem de um meteoro de dimensões significativas, que, segundo a Proteção Civil, terá caído como meteorito em Pereira, freguesia de Pinheiro, Castro Daire, no distrito de Viseu.
O fenómeno foi observado em diversas regiões do país, principalmente no norte e centro, como Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Castelo Branco e Leiria, e testemunhado pelo ZAP no Porto, onde o céu nublado tomou por instantes um tom azul claro, quase esverdeado. A ocorrência foi semelhante à do clarão que antecede um trovão, mas sem que se lhe seguisse qualquer outra perturbação da atmosfera.
Fonte dos bombeiros de Castro Daire confirmou a ocorrência à TSF. A Proteção Civil acionou entretanto meios para a zona de Castro Daire, para dar resposta a uma “possível queda de meteorito“, disse à Lusa fonte da organização de socorro.
Cinco veículos auxiliados por 18 operacionais deslocaram-se para a zona de Pereira e da serra de Montemuro, em Castro Daire, “onde surgiram relatos”, acrescentou a mesma fonte.
“Uma vez que as pessoas referiram que viram um clarão numa zona de antenas, estamos também a patrulhar os parques eólicos ali ao redor e até agora não há nenhuma informação das equipas do terreno”, disse.
Em algumas regiões do país foi possível registar a ocorrência com bastante clareza, havendo dezenas de relatos, fotografias e vídeos da mesma publicados nas redes sociais.
Mais um registo incrível!
☄️😲 pic.twitter.com/1bbsWHAQr8— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) May 18, 2024
O perfil MeteoTrasMontPT, do utilizador Márcio Santos, publicou imagens do clarão iluminou os céus no rio Douro, no Porto. Nas imagens é possível ver-se o céu escuro sobre a ponte de Dom Luís ficar repentinamente iluminado com uma intensa cor azul clara.
Porto ☄️ pic.twitter.com/TZuYuIgkSf
— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) May 18, 2024
Num outro vídeo publicado no mesmo perfil, é possível ver-se uma jovem surpreendida pela passagem do meteoro enquanto tira uma selfie. “Brutal!!!!!!!
Conseguimos ver o meteoro a atravessar a atmosfera!”, comenta Márcio Santos.
Brutal!!!!!!! ☄️
Conseguimos ver o meteoro a atravessar a atmosfera!
Porto, Portugal 🇵🇹 pic.twitter.com/2LsaZ4Tnfc— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) May 18, 2024
O utilizador Pedro Branco registou a passagem do meteoro em Aveleda, Braga, onde o corpo celeste é claramente visível como uma mancha branca, brilhante, no céu que se tinha tornado azul elétrico.
Avistamento de meteorito em Aveleda – Braga, Portugal #braga #meteorito pic.twitter.com/6mbXNp9ZN8
— Pedro Branco (@eupedrobranco) May 18, 2024
O utilizador Kiko, de Braga, diz ter não só visto o clarão, mas ouvido “um estouro”.
Meteorito?????? https://t.co/tKWP4EvjkI pic.twitter.com/zkVAvSUT0j
— kiko ⚡ (@_kiko92_) May 18, 2024
Segundo relatos nas redes sociais, o meteoro foi também observado em várias regiões de Espanha, como Madrid e Sevilha.
Meteoro é o termo que designa um corpo celeste que atravessa a atmosfera terrestre, normalmente desintegrando-se à sua passagem. Quando o meteoro não é totalmente desintegrado, e os seus fragmentos atingem a superfície da Terra, estes designam-se meteoritos.
Meteorito, ou Nave Espacial? quem o garante? É que, elas cada vez se vão mostrando mais.