O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima.

Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg notaram que o céu estava iluminado com uma cor roxa ao anoitecer, um fenómeno que chamou a atenção e preocupou ao mesmo tempo. Acima de tudo, o fenómeno tornou-se ainda mais visível quando havia nuvens baixas e densas.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o efeito foi revelado devido ao reflexo de um novo sistema de iluminação LED com eficiência energética instalado numa plantação de tomate localizada em Gislöv, a apenas 10 minutos a pé. Acredita-se que a luz roxa estimule o crescimento das plantas.

Assim, quando há nuvens baixas e espessas a pairar no céu, é possível ver a névoa roxa porque as nuvens são iluminadas por baixo.

No entanto, os habitantes de Trelleborg ficaram insatisfeitos com a situação e protestaram.

A plantação de tomates é propriedade de Alfred Pedersen & Son, empresa que emitiu um comunicado sobre as preocupações com a luz noturna, dizendo que optaram por desligar o cultivo de tomate à noite como primeiro passo. Desde 6 de novembro, o proprietário da quinta começou a apagar as luzes entre as 17h e as 23h para não incomodar.

“Optámos por desligar [as luzes] toda a plantação de tomate à noite”, explicou ,Alfred Pedersen & Son, em comunicado. “Não tínhamos a intenção de irritar as pessoas, apenas queríamos economizar energia e produzir mais”.

Mikael Norén, gestor ambiental da Trelleborg, disse que as autoridades estão a trabalhar num plano de ação para prevenir este problema.

A cidade de Trelleborg tem cerca de 45 mil residentes. Nos registos antigos, foi descoberto que esta cidade foi dada como presente de casamento ao Príncipe Valdemar da Suécia pela família real dinamarquesa. A cidade possui o segundo maior porto marítimo do país hoje.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.