/

O novo e bizarro truque para reduzir a ansiedade: abraçar uma almofada que “respira”

Haynes et al. / PLOS ONE

Abraçar uma almofada que “respira” durante oito minutos ajudou a reduzir tanto a ansiedade como fazer meditação guiada, revelou um novo estudo.

Ansiedade pode ser considerada como uma emoção de alarme que se encontra associada a sensações de angústia, tensão e insegurança que, quando são frequentes e/ou intensas e incontroláveis, causando mal estar significativo, conduzem à doença.

A patologia não só causa sintomas físicos, como arritmia, vertigens ou boca seca, mas também provoca alterações psíquicas, como preocupação excessiva, dificuldades de concentração e dificuldades em falar em público.

A ansiedade é bastante comum em jovens estudantes, que não conseguem lidar com o stress dos testes, trabalhos e avaliações.

As atuais formas de reduzir a ansiedade têm sérias limitações. A terapia pode revelar-se dispendiosa, assim como os medicamentos, que também podem ser caros e ter efeitos colaterais indesejados.

Uma equipa de investigadores testou um novo truque bizarro que parece ajudar a reduzir a ansiedade de estudantes que estão prestes a fazer um teste: abraçar uma almofada que “respira”.

Escusado será dizer que esta almofada não tem vida própria e respira. Os investigadores criaram uma almofada com uma tecnologia incorporada que imita a inspiração e expiração de ar, como o corpo de um ser humano.

Os cientistas começaram por produzir vários protótipos de uma almofada macia e abraçável, incluindo uma que pulsava como um coração e outra que vibrava para criar uma sensação de “ronronar”, detalha o portal Free Think.

Outra almofada continha uma câmara de silicone que era bombeada por uma bomba externa para simular a respiração. Um grupo de foco identificou a almofada de “respiração” como sendo a mais calmante, coroando-a como a derradeira vencedora.

Para testar até que ponto é que esta almofada poderia, de facto, reduzir a ansiedade antes de uma situação de stress, os autores do estudo levaram a cabo experiências com 129 estudantes universitários.

Foi-lhes dito que fariam um teste de matemática e teriam que dizer as suas respostas em voz alta à frente de outros participantes do estudo.

Os voluntários foram então divididos em três grupos. O primeiro ouviu uma meditação guiada de oito minutos com fones; o segundo abraçou a almofada que “respira”; e o terceiro grupo não fez nada durante os oito minutos.

Os níveis de ansiedade dos participantes foram medidos novamente antes de fazerem o teste, e aqueles que não fizeram nada apresentaram níveis de ansiedade mais altos do que os restantes. A aplicação de meditação guiada ofereceu aproximadamente a mesma quantidade de alívio de ansiedade que a almofada.

Os investigadores não sabem ao certo como é que o dispositivo resulta na redução de stress, mas esperam que ao analisar variáveis como frequência cardíaca e padrão respiratório dos participantes, possa ajudar a dar uma resposta.

Os resultados foram publicados recentemente na revista científica PLOS ONE.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.