Em Melbourne, vai nascer um arranha-céus retorcido. Será o mais alto da Austrália

Com a sua altura impressionante e o seu ambicioso design retorcido e coberto de vegetação, o arranha-céus Southbank by Beulah recebeu “luz verde” e deverá começar a ser construído em Melbourne no próximo ano.

O Southbank by Beulah – também conhecido como Green Spine – foi projetado pela UNStudio e pela empresa local Cox Architecture, com sede na Holanda, e foi originalmente apresentado como parte de um concurso de arquitetura em 2018 antes de ser declarado vencedor.

O empreendimento estará localizado num local à beira-mar atualmente ocupado por uma concessionária BMW e centrado em torno de dois arranha-céus: um atingirá uma altura de 365 metros, tornando-se a torre mais alta da Austrália, e o outro terá 252,2 metros. Embora o mais alto supere o Shard de Londres (309,7 metros), é mais baixo que o Empire State Building de 381 metros de Nova Iorque.

Assim, de acordo com o New Atlas, será um arranha-céus super-alto, mas apenas seria classificado em cerca de 50.º lugar no ranking oficial da CTBUH.

O espaço total do projeto de 270 mil metros quadrados será dividido entre apartamentos com varandas cobertas por vegetação, espaço para escritórios, espaços verdes públicos, jardins na cobertura, lojas e muito mais.

As próprias torres serão definidas por um design torcido e incorporarão uma “espinha” de vegetação que sobe pelas fachadas.

“A coluna torce-se numa série de espaços ao ar livre e dispositivos verdes ao longo das fachadas das duas torres, em homenagem ao título de Melbourne de The Garden City, simbolizando uma ponte simbólica entre o icónico Royal Botanic Gardens e o Arts Precinct de Melbourne”, disse o UNStudio, em comunicado.

Os parques de bolso serão um foco em todo o edifício, conectando bairros dentro da torre residencial, proporcionando aos moradores um senso de comunidade e um lugar para relaxar, antes de culminar numa jornada paisagística para o jardim do céu na cobertura, acessível ao público”.

O projeto Southbank by Beulah tem um orçamento de 1,2 mil milhões de euros e deverá ser concluído em 2026.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …