Em Melbourne, vai nascer um arranha-céus retorcido. Será o mais alto da Austrália

Com a sua altura impressionante e o seu ambicioso design retorcido e coberto de vegetação, o arranha-céus Southbank by Beulah recebeu “luz verde” e deverá começar a ser construído em Melbourne no próximo ano.

O Southbank by Beulah – também conhecido como Green Spine – foi projetado pela UNStudio e pela empresa local Cox Architecture, com sede na Holanda, e foi originalmente apresentado como parte de um concurso de arquitetura em 2018 antes de ser declarado vencedor.

O empreendimento estará localizado num local à beira-mar atualmente ocupado por uma concessionária BMW e centrado em torno de dois arranha-céus: um atingirá uma altura de 365 metros, tornando-se a torre mais alta da Austrália, e o outro terá 252,2 metros. Embora o mais alto supere o Shard de Londres (309,7 metros), é mais baixo que o Empire State Building de 381 metros de Nova Iorque.

Assim, de acordo com o New Atlas, será um arranha-céus super-alto, mas apenas seria classificado em cerca de 50.º lugar no ranking oficial da CTBUH.

O espaço total do projeto de 270 mil metros quadrados será dividido entre apartamentos com varandas cobertas por vegetação, espaço para escritórios, espaços verdes públicos, jardins na cobertura, lojas e muito mais.

As próprias torres serão definidas por um design torcido e incorporarão uma “espinha” de vegetação que sobe pelas fachadas.

“A coluna torce-se numa série de espaços ao ar livre e dispositivos verdes ao longo das fachadas das duas torres, em homenagem ao título de Melbourne de The Garden City, simbolizando uma ponte simbólica entre o icónico Royal Botanic Gardens e o Arts Precinct de Melbourne”, disse o UNStudio, em comunicado.

Os parques de bolso serão um foco em todo o edifício, conectando bairros dentro da torre residencial, proporcionando aos moradores um senso de comunidade e um lugar para relaxar, antes de culminar numa jornada paisagística para o jardim do céu na cobertura, acessível ao público”.

O projeto Southbank by Beulah tem um orçamento de 1,2 mil milhões de euros e deverá ser concluído em 2026.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …