Nuvem de fumo da Califórnia afeta os Açores

Alan Simmons / EPA

Fortes incêndios lavram na costa oeste da Califórnia desde julho

Um enorme nuvem de fumo proveniente dos incêndios que lavram há semanas na Califórnia, nos Estados Unidos, está a atravessar o Açores. Os céus do arquipélagos estão por estes dias com “uma tonalidade esbranquiçada”. 

De acordo com a meteorologista Fernanda Carvalho, ouvida pela TSF, houve ontem uma melhoria significativa no nível de concentração das partículas, “mas hoje [nesta terça-feira] vai haver um ligeiro aumento, em especial no grupo Central”.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera não considera que a população deva tomar algum cuidado em particular. “Esta nuvem está a ser transportada em altitude e não se prevê que tenha consequências para as pessoas”, esclareceu Fernanda Carvalho.

“Se chover, poderá haver alguns depósitos de partículas e provocar alguma sujidade no solo”, rematou a meteorologista.

A costa Oeste dos EUA enfrenta, desde outubro, fortes incêndios, já considerados com os maiores de toda a história do estado norte-americano. Desde então, já arderam milhares de hectares de terreno e morreram oito pessoas.

No início do mês de agosto, os bombeiros da Califórnia admitiram que só em setembro é que o fogo deve ficar completamente dominado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Um aumento de 2 euros por mês para quem ganha mil. Proposta do Governo revolta a Função Pública

O aumento salarial de 0,3% proposto pelo Governo para a Função Pública em 2020, vai garantir um acréscimo líquido anual de 26,25 euros para um trabalhador que ganhe cerca de mil euros por mês, segundo …

Tribunal ordena ao Facebook que reative conta de partido neofascista italiano

Um tribunal de Roma ordenou que o Facebook reativasse a conta do partido italiano neofascista CasaPound, obrigando ainda a rede social a pagar 800 euros por cada dia que a conta esteve desativada. De acordo com …

Franceses não dão tréguas. Greves podem durar até ao Natal

As mobilizações em França contra a reforma dos sistema de pensões, que paralisam vários setores mas sobretudo os transportes públicos, entraram no seu nono dia esta sexta-feira e podem continuar até ao Natal. Os sindicatos de …

Treinadores portugueses dominam provas europeias. Vão 9 a sorteio

Nove treinadores portugueses vão continuar das provas europeias, que incluem a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Ao todo, seguem nas competições 48 clubes, que vão ver o seu futuro decidido no sorteio da …

Aumentos da Função Pública. Frente Comum abandona negociações com o Governo (e já pensa em formas de luta)

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública abandonou as negociações com o Governo sobre as medidas a incluir no próximo Orçamento do Estado, indignada com os aumentos salariais de 0,3% propostos pelo Executivo. Segundo relatou …

Alphonso Davies. De refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique. Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é …

Bruxelas deverá aceitar redução do IVA da luz por escalões de consumo

A intenção do Governo de aplicar uma redução do IVA da eletricidade por escalões de consumo deverá ter o aval da Comissão Europeia. A notícia é avançado pelo Jornal de Negócios, que recorda que, em abril, …

Diretora da RTP boicotou investigação do "Sexta às 9" a instituto onde deu aulas

A diretora da RTP Maria Flor Pedroso confessou ter informado a diretora de uma instituição de ensino sobre uma investigação que estava a ser feita pela equipa do programa "Sexta às 9". Há uma nova polémica …

Bruno Lage renova com o Benfica até 2024

O treinador do Benfica, Bruno Lage, renovou o contrato até 2024, anunciou hoje o clube campeão português de futebol, no seu site oficial. Bruno Lage, de 43 anos, assumiu o comando da equipa principal do Benfica …

Autonomia para a contratação nos hospitais continua a depender de Centeno

Os hospitais já não precisam de autorização do Ministério das Finanças para substituir os profissionais de saúde. Porém, se quiserem ter total autonomia, continuam a precisar da aprovação do ministério tutelado por Mário Centeno. Na quarta-feira, …