Há uma estranha nuvem sobre o Planeta Vermelho

ESA / GCP / UPV / EHU Bilbao

Acima de um pico de um vulcão morto no equador marciano, há uma nuvem branca que se estende pelo céu. Os cientistas desconfiam do que se trata: é uma nuvem orográfica.

A estranha nuvem branca que paira sobre Marte é um mistério para o qual os cientistas têm uma explicação: ou, pelo menos, desconfiam. Por trás dessa faixa de vapor com cerca de 1.500 quilómetros sobre Arsia Mons, captada através de imagens de satélite, está uma nuvem orográfica.

A nuvem muda o clima e cresce o suficiente durante a manhã de Marte para ser percetível pelos telescópios baseados na Terra, que a identificam como uma mancha branca que contrasta com o enferrujado solo marciano.

Embora pareça emergir do cume de um vulcão, os especialistas da Agência Espacial Europeia afirmam que não passa de um truque visual, dado que Marte não viu uma única erupção durante milhares de anos, sendo que não há a mínima probabilidade de Arsia Mons despertar.

A nuvem não é, portanto, de origem vulcânica. Trata-se sim de uma nuvem orográfica, um fenómeno meteorológico que é formado quando o ar denso perto da superfície flui para cima e se expande, arrefecendo a uma temperatura que permite que a humidade se condense em partículas de poeira.

As nuvens sobre Arsia Mons são, então, uma visão comum durante a maior parte do ano, que tende a desaparecer nos meses anteriores ao solstício de inverno do hemisfério norte. A cada poucos anos terrestres, explicam os especialistas, as nuvens de água gelada emergem enquanto o ar, carregado de humidade, explode à saída do vulcão.

O reaparecimento da nuvem branca permite aos investigadores avaliar a densidade das partículas que pairam na atmosfera.

No início deste ano, o planeta foi inundado por uma enorme tempestade de areia que parece ter tirado a vida à sonda Opportunity. Esta nuvem branca pode, agora, ajudar os cientistas a refinar modelos de como a poeira sobe e se instala no planeta vermelho.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

      • Como assim esquerdalha maluco? Não sabe a historia da nasa e que foi metido a frente do projecto? Um cientista alemão nazi que estava ao serviço no senhor hitler apenas estava a frente do tempo em relação a foguetes. E se é ignorante ainda vai lá mas estúpido e ordinário. já é demais pereira. A verdade é que o satelite da nasa não aparece anomalia…. Simplesmente não esta lá.

        • Antes de ofender as pessoas, informe-se senhor Pereira. Não, não são teorias da conspiração. São FACTOS.
          Veja o que foi o projeto Paperclip e quem foi Wernher von Braun…

          • Meu caro, toda a gente conhece a história do Wernher von Braun. Mas daí a dizer que a NASA é uma agência nazi e que nos tem andado a mentir, é um insulto à inteligência de toda a gente… têm mesmo é de ter mais cuidado com o que andam a fumar.

            • Nem tabaco fumo…. Vá dar ao dedo e diga quantas partes só lua esta censurada e quantas fotos, videos estão adulterados por eles. São NAZIS sim porque a mentira deles tem que ser a verdade que temos que engolir todos os dias. E quem falar ao contrario é gozado e corrido da comunidade científica. Qualquer anomalia que é vazada tem explicação em horas e não existe mais conversa sobre o assunto.

  1. Meu caro, quem tem de se explicar é você. Diga lá o que está adulterado e terei todo o gosto de lhe mostrar que está redondamente enganado. Já agora parte do seu comentário não se percebe.

  2. Temos de ter em atenção que existe imenso a acontecer com as altas classificações de segurança debaixo de regras militares. Esta é uma área muito “lamacenta”.. quando se fala disto é sempre… “complicado”!

    Ha leaks dados como verdadeiros.. leaks que colocam o “medo” no coração das pessoas, e isso será o talvez de muitas das pessoas com o conhecimento não quererem avançar.

    Este é um assunto sério.. um assunto complexo… não estamos a lidar com coisas simples! Há fenómenos e avistamentos mal percepcionados.. no entanto, ha fenómenos bem “percepcionados” e BEM documentados de conhecimento público. Fenômenos esses que não igualam qualquer coisa que tenhamos num arsenal terreno humano..

    A titulo de exemplo.. veja-se o testemunho do Dr. Edgar Mitchell sobre a vida extraterrestre que vai em tudo contra a informação que a NASA apresenta (note-se que ele foi astronauta em Apollo 14, pelo que o seu testemunho deveria contar para alguma coisa). Esse é um exemplo.. mas há milhares!

    Tenho formação científica.. já vivi alguns anos.. não sou de todo inculto no que diz respeito a tecnologia (nem como utilizador nem como developer).. de facto tenho a minha quota-parte de conhecimento mesmo até em física quântica.. mas não penso dentro da caixa e acredito em tudo o me é dado com “colher e babete”…

    Dado a história da NASA deste a sua génese em 58 com o seu envolvimento com agências de informação e segurança.. com o Departamento de Defesa… como é que alguém pode dizer que a informação é fidedigna? Como é que alguém pode dizer que a informação não é filtrada e manipulada?!? 🙂 As ovelhas talvez possam dar a sua lã por eles.. já eu..

    Conspiração? 🙂 Talvez… mas não me parece!

    Veja-se estes documentos desclassificados em 2015 sobre estas .. “relações” intrínsecas entre a NASA (supostamente uma agência aeroespacial não militar)… e alguns daqueles.. que.. afinal..

    https://nsarchive2.gwu.edu/NSAEBB/NSAEBB509/docs/

    Deixo uma reflexão…

    Existem três tipos de pessoas neste mundo: ovelhas, lobos e cães pastores.
    Algumas pessoas preferem acreditar que o mal não existe no mundo, e se algum dia o mal lhes bater à porta, eles não saberão como se proteger. Essas são as ovelhas.
    Então surgem os predadores, que usam a violência para se alimentar dos mais fracos. Eles são os lobos.
    E depois há aqueles abençoados com o dom da agressão, uma necessidade incontrolável de proteger o rebanho. Estes homens são a raça rara que vivem para confrontar o lobo. Esses são os cães pastores.

    … e tu… que tipo de pessoa és?

    • Não percebo o que tem isto a ver com a notícia. Nem a insistência na NASA. Se não concorda com a explicação dos cientistas (não necessariamente da NASA) para o fenómeno relatado na notícia, arranje outra explicação. Mas que não seja um delírio, que seja sim uma explicação credível que possa ser validada por outros cientistas em todo o mundo. Porque é assim que funciona a ciência.

RESPONDER

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …