Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

epfl.ch / Flickr

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de urina de mais de 25 mil participantes e aplicou biomarcadores nutricionais para medir a ingestão de flavan-3-ol e relacioná-las aos níveis de pressão arterial. O flavan-3-ol é um composto orgânico presente nas uvas (e, portanto, no vinho), no chá, nas maçãs, no cacau, nas nozes, entre outros alimentos.

Os resultados, publicados no dia 21 de outubro na Scientific Reports, mostraram que havia uma diferença de 2 a 4 mmHg entre os participantes que ingeriram menos de 10% de flavan-3-ol e aqueles que consumiram mais de 10% durante o período analisado.

A análise revelou ainda que as mulheres e os hipertensos apresentaram uma redução da pressão arterial maior, mas a equipa não sabe explicar a razão.

De acordo com o Science Focus, são necessários mais estudos para provar a relação entre a ingestão de flavan-3-ol e as melhorias na pressão arterial. No entanto, a estabilidade dos resultados manteve-se mesmo quando foram considerados fatores como o tabagismo ou a frequência de atividade física.

Para o principal autor do estudo, Gunter Kuhnle, nutricionista da universidade britânica, apesar de a associação entre a ingestão de flavan-3-ol e a pressão arterial ter continuado bastante estável, é muito importante ter em consideração o consumo deste composto.

“Vejo pessoas a dizer que se deve consumir chocolate para obter flavan-3-ol, mas para chegar à quantidade necessária para encontrar um efeito positivo seria necessário consumir em excesso, e isso não é saudável”, alertou. Ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em açúcar e gordura pode eliminar os efeitos benéficos do flavan-3-ol.

Os resultados desta investigação são positivos, mas os investigadores reforçam que são necessários mais estudos para comprovar a relação entre a ingestão do flavan-3-ol e a diminuição da pressão arterial.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Académicos sul-africanos querem diminuir o brilho do Sol

Um grupo de cientistas e académicos sul-africanos considera diminuir o brilho do Sol para evitar uma seca devastadora na Cidade do Cabo, de acordo com um novo estudo científico recentemente publicado. Os especialistas pretendem lançar …

O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência. Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a …

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …