/

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

epfl.ch / Flickr

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de urina de mais de 25 mil participantes e aplicou biomarcadores nutricionais para medir a ingestão de flavan-3-ol e relacioná-las aos níveis de pressão arterial. O flavan-3-ol é um composto orgânico presente nas uvas (e, portanto, no vinho), no chá, nas maçãs, no cacau, nas nozes, entre outros alimentos.

Os resultados, publicados no dia 21 de outubro na Scientific Reports, mostraram que havia uma diferença de 2 a 4 mmHg entre os participantes que ingeriram menos de 10% de flavan-3-ol e aqueles que consumiram mais de 10% durante o período analisado.

A análise revelou ainda que as mulheres e os hipertensos apresentaram uma redução da pressão arterial maior, mas a equipa não sabe explicar a razão.

De acordo com o Science Focus, são necessários mais estudos para provar a relação entre a ingestão de flavan-3-ol e as melhorias na pressão arterial. No entanto, a estabilidade dos resultados manteve-se mesmo quando foram considerados fatores como o tabagismo ou a frequência de atividade física.

Para o principal autor do estudo, Gunter Kuhnle, nutricionista da universidade britânica, apesar de a associação entre a ingestão de flavan-3-ol e a pressão arterial ter continuado bastante estável, é muito importante ter em consideração o consumo deste composto.

“Vejo pessoas a dizer que se deve consumir chocolate para obter flavan-3-ol, mas para chegar à quantidade necessária para encontrar um efeito positivo seria necessário consumir em excesso, e isso não é saudável”, alertou. Ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em açúcar e gordura pode eliminar os efeitos benéficos do flavan-3-ol.

Os resultados desta investigação são positivos, mas os investigadores reforçam que são necessários mais estudos para comprovar a relação entre a ingestão do flavan-3-ol e a diminuição da pressão arterial.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.