Nuno Melo usa SIRESP para atacar “património do calote” do Governo

José Sena Goulão / Lusa

Nuno Melo, cabeça de lista do CDS às Europeias 2019

O cabeça de lista do CDS às europeias atacou este domingo PS e Governo, afirmando que, ao contrário do que reclamam, os socialistas não têm o “património das contas certas”, mas sim o “património do calote”.

Nuno Melo utilizou a expressão num almoço com militantes e simpatizantes em Meda, distrito da Guarda, e citou a notícia da ameaça da Altice de cortar o SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), sistema de redes de comunicação de emergência e segurança usado, por exemplo, em incêndios, devido ao uma dívida de 11 milhões de euros, noticiada há dois dias.

Além desse, os socialistas têm “o património das intervenções do FMI, já lá vão três”, reclamando para a direita “o património das contas certas”.

E depois citou o caso do SIRESP, a dívida e disse ter, PS e Governo, o “património do calote”. “Pede-se, contrata-se e não se paga”, afirmou o eurodeputado e de novo primeiro na lista, apontando aos socialistas.

Nuno Melo ironizou ainda que “o verdadeiro cabeça-de-lista do PS às europeias é António Costa”, remetendo Pedro Marques para um papel “formal” e lembrou que há, no atual Governo, pelo menos cinco governantes do tempo de José Sócrates, que os centristas têm acusado de levar o país à bancarrota, em 2011.

Também o cabeça de lista do PSD, Paulo Rangel, como o seu líder, Rio Rio, têm apontado António Costa como verdadeiro adversário, um vez que Pedro Marques “foge às ruas”.

Aos simpatizantes, o eurodeputado afirmou que o CDS “é a única escolha de quem é de direita”, da “direita democrática”, lembrou que o PSD se tem reclamado do centro, o seu líder, Rui Rio, do “centro-esquerda” e já fez três acordos com o PS.

Rui Rio, afirmou ainda Nuno Melo, já “assumiu que em situações excecionais aceitaria viabilizar um governo”, “trocam elogios”, PS e PSD. “A isso, chama-se Bloco Central”.

Daí apresentar o CDS como um partido com uma postura clara, por não apoiar os socialistas, disse. “A este PS só fazemos oposição, com contrário do que pode acontecer com o PSD”, acrescentou o candidato centrista.

“Má cara de Pedro Marques”

Também a presidente do CDS, Assunção Cristas, aproveitou o arranque da campanha eleitoral para as europeias, para apontar baterias ao socialista Pedro Marques.

Assunção Cristas atacoPedro Marques, qualificando-o como a “má cara do candidato do PS” às europeias e do “desinvestimento, da má execução dos fundos”. A presidente do CDS-PP, num almoço de campanha para as eleições europeias deste mês em Meda (Guarda), respondia às críticas feitas por António Costa aos “candidatos engraçadinhos” da direita.

Um dia após ouvir o líder do PS atacar PSD e CDS por apresentarem “candidatos que são muito engraçadinhos para debates de televisão”, Assunção Cristas aproveitou para responder num discurso perante duas centenas de apoiantes.

“Só posso esboçar um sorriso porque António Costa tem um cabeça de lista que é a cara do desinvestimento, a cara da má execução dos fundos, que é cara lamentável de uma governação perdida para o desenvolvimento nosso pais, do mundo rural e do Interior. É essa a má cara do candidato PS”, afirmou Cristas.

Assunção Cristas elogiou os atributos do candidato e afirmou que o CDS “tem uma cara engraçada”, em contraste com a dos adversários socialistas: “[Nuno Melo] é a cara da voz de Portugal na Europa e dos interesses portugueses na Europa.”

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …

Turista agride gondoleiro em Veneza por causa de uma selfie

Um gondoleiro foi agredido por um turista, na cidade de Veneza, em Itália, neste domingo, num confronto que terá sido provocado por uma selfie. De acordo com o Newsweek, o incidente ocorreu no domingo à tarde, …

Doença associada a cigarros eletrónicos faz sétima vítima mortal nos EUA

O número de vítimas mortais por doença pulmonar associada à utilização de cigarros eletrónicos subiu para sete, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde norte-americanas. A vítima era do sexo masculino, tinha 40 anos e vivia …

Richard Stallman, guru do software livre, demite-se do MIT após defender Jeffrey Epstein

Richard Stallman, programador, ativista e defensor do software livre, demitiu-se do cargo de professor convidado do laboratório de inteligência artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. A demissão acontece depois de serem tornadas …