Nuno Melo usa SIRESP para atacar “património do calote” do Governo

José Sena Goulão / Lusa

Nuno Melo, cabeça de lista do CDS às Europeias 2019

O cabeça de lista do CDS às europeias atacou este domingo PS e Governo, afirmando que, ao contrário do que reclamam, os socialistas não têm o “património das contas certas”, mas sim o “património do calote”.

Nuno Melo utilizou a expressão num almoço com militantes e simpatizantes em Meda, distrito da Guarda, e citou a notícia da ameaça da Altice de cortar o SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), sistema de redes de comunicação de emergência e segurança usado, por exemplo, em incêndios, devido ao uma dívida de 11 milhões de euros, noticiada há dois dias.

Além desse, os socialistas têm “o património das intervenções do FMI, já lá vão três”, reclamando para a direita “o património das contas certas”.

E depois citou o caso do SIRESP, a dívida e disse ter, PS e Governo, o “património do calote”. “Pede-se, contrata-se e não se paga”, afirmou o eurodeputado e de novo primeiro na lista, apontando aos socialistas.

Nuno Melo ironizou ainda que “o verdadeiro cabeça-de-lista do PS às europeias é António Costa”, remetendo Pedro Marques para um papel “formal” e lembrou que há, no atual Governo, pelo menos cinco governantes do tempo de José Sócrates, que os centristas têm acusado de levar o país à bancarrota, em 2011.

Também o cabeça de lista do PSD, Paulo Rangel, como o seu líder, Rio Rio, têm apontado António Costa como verdadeiro adversário, um vez que Pedro Marques “foge às ruas”.

Aos simpatizantes, o eurodeputado afirmou que o CDS “é a única escolha de quem é de direita”, da “direita democrática”, lembrou que o PSD se tem reclamado do centro, o seu líder, Rui Rio, do “centro-esquerda” e já fez três acordos com o PS.

Rui Rio, afirmou ainda Nuno Melo, já “assumiu que em situações excecionais aceitaria viabilizar um governo”, “trocam elogios”, PS e PSD. “A isso, chama-se Bloco Central”.

Daí apresentar o CDS como um partido com uma postura clara, por não apoiar os socialistas, disse. “A este PS só fazemos oposição, com contrário do que pode acontecer com o PSD”, acrescentou o candidato centrista.

“Má cara de Pedro Marques”

Também a presidente do CDS, Assunção Cristas, aproveitou o arranque da campanha eleitoral para as europeias, para apontar baterias ao socialista Pedro Marques.

Assunção Cristas atacoPedro Marques, qualificando-o como a “má cara do candidato do PS” às europeias e do “desinvestimento, da má execução dos fundos”. A presidente do CDS-PP, num almoço de campanha para as eleições europeias deste mês em Meda (Guarda), respondia às críticas feitas por António Costa aos “candidatos engraçadinhos” da direita.

Um dia após ouvir o líder do PS atacar PSD e CDS por apresentarem “candidatos que são muito engraçadinhos para debates de televisão”, Assunção Cristas aproveitou para responder num discurso perante duas centenas de apoiantes.

“Só posso esboçar um sorriso porque António Costa tem um cabeça de lista que é a cara do desinvestimento, a cara da má execução dos fundos, que é cara lamentável de uma governação perdida para o desenvolvimento nosso pais, do mundo rural e do Interior. É essa a má cara do candidato PS”, afirmou Cristas.

Assunção Cristas elogiou os atributos do candidato e afirmou que o CDS “tem uma cara engraçada”, em contraste com a dos adversários socialistas: “[Nuno Melo] é a cara da voz de Portugal na Europa e dos interesses portugueses na Europa.”

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …