/

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por considerar que já cumpriu todos os objetivos a que se propôs.

Segundo o Público, num comunicado enviado aos trabalhadores, o ainda presidente da CP explicou que o seu “compromisso” para com a empresa “contemplava apenas um mandato”.

“Concluído o trabalho a que me propus, solicitei a antecipação do fim desse mandato em três meses. Depois de expor pessoalmente a minha vontade e razões ao senhor ministro, obtive o seu acordo para antecipação da minha saída”, explicou.

Em declarações ao Público, Nuno Freitas queixa-se das dificuldades impostas pela burocracia na gestão pública “que acabam por dificultar o trabalho, impedindo que o mesmo se faça de forma eficiente e eficaz”.

Nuno Freitas assumiu a presidência em 2019, por insistência do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, sucedendo a Carlos Gomes Nogueira, que estava em funções desde 2017. Era então diretor-geral da Nomad Tech, detida em 35% pela EMEF, a empresa de manutenção da CP.

O engenheiro será substituído pelo seu vice, Pedro Moreira.

Joaquim Guerra, chefe de gabinete de Nuno Freitas e presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa, passará para o conselho de administração, refere ainda o Público.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.