Núncio foi advogado da petrolífera que tirou dinheiro do BES durante “apagão” do Fisco

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio

Paulo Núncio foi advogado da petrolífera estatal da Venezuela que é responsável pela retirada da maior fatia dos milhões que saíram do BES, rumo ao Panamá, e que não passaram pelo crivo do Fisco português.

O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais trabalhou como advogado, durante três anos, para a filial europeia da Petróleos de Venezuela (PDSVA), companhia estatal do país de Nicolás Maduro que foi considerada um “cliente relevantíssimo” por Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, e que está envolta em várias suspeitas de corrupção.

As receitas das exportações da PDSVA terão sido uma parte substancial dos 7,8 mil milhões de euros de transferências que saíram do BES, rumo ao paraíso fiscal do Panamá, sem terem sido devidamente fiscalizadas pela Autoridade Tributária (AT).

Paulo Núncio estava no Governo quando as transferências da petrolífera foram feitas (e comunicadas pelo BES), mas não registadas pela AT entre 2012 e 2014. Os serviços de Núncio para a PDSVA tinham terminado dois anos antes disso, adianta o Observador.

O ex-governante fez parte da equipa do escritório de advogados Garrigues que trabalhou para o braço da petrolífera na Europa (PDV Europe), entre 2008 e 2010.

“Os serviços prestados à PDV Europe entre 2008 e 2010, período em que esta entidade foi cliente da firma, foram prestados por uma equipa na qual também estava integrado o Dr. Paulo Núncio”, confirma uma fonte do escritório de advogados ao Observador.

No Parlamento, Paulo Núncio admitiu que deu uma “não autorização” de publicação das estatísticas sobre cerca de 10 mil milhões de euros de transferências efectuadas de bancos portugueses para offshores, entre 2011 e 2014, considerando que não era obrigado legalmente a fazê-lo. A maior fatia desse valor saiu do BES.

O ex-Secretário de Estado disse ainda, aos deputados que tinha “dúvidas se as devia publicar ou não”, porque “podia dar algum tipo de vantagem ao infractor” e inclusive, “prejudicar o combate à fraude e evasão fiscal“.

As explicações de Núncio foram pouco convincentes, nomeadamente na perspectiva do Bloco de Esquerda que aproveita estes novos dados para lançar mais críticas e acusações, pela voz de Catarina Martins, a líder do partido.

“A porta giratória entre o poder político e o poder económico no nosso país tem sido a forma como é feito um assalto económico, um assalto à riqueza do nosso país de uns poucos contra a grande maioria”, realçou Catarina Martins, numa sessão pública sobre a precariedade laboral no Estado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Que grande coincidência. Apagão seguido de transferências. O inquérito á lista VIP, deveria ser retomado. Que DEUS nos livre destes habilidosos, e dos que ficam á porta a dar apoio.

  2. Pois, agora que há algumas coisas suspeitas (bem grandes, diga-se, mais concretamente do tamanho de 10.000.000 €) não vejo que não se faça outra coisa que não seja investigar tudo muito bem, até ao último pormenor.
    Depois, é simples, que se faça justiça…
    O caricato de não se esclarecer tudo muito bem seria de um tamanho maior que o dinheiro em causa…

    • Faltaram três zeros no número que apresentou… é tanto dinheiro que até é difícil contar os zeros, e digo isto sem nenhuma ironia.

      • Pois, tem toda a razão, e acredite que ainda perdi algum tempo a contar os zeros a ver se não me enganava…pelos vistos não foi suficiente…
        Agradeço o reparo.

  3. Bem, os dados começam a aparecer e o puzzle,… com jeitinho, começa a montar-se. Ainda há por descobrir,… ainda um bom pedaço, diremos que até muito,… mas se assim continuar, em cada momento e cada vez mais as peças se encaixam. Ao que parece não vamos em mau caminho. –
    ” DEIXA-OS POUSAR”…..! Vai chegar o dia da zanga dos compadres, vamos com calma… ainda descobriremos as comadres.

  4. O problema é que todos têm “o rabo preso” por isso é que nunca haverá justiça ou a haver será por uma acusação da treta, depois de se deixar cair as mais graves, e resultará numa pena suspensa ou algo assim.
    Como contrasta tudo isto, por exemplo com o caso de uma mãe que deu uma chapada a uma professora e foi condenada a prisão efetiva de 5 anos, não tenho a memória curta…
    À professora foi uma dor de minutos na face, a nós, o povaço, tiraram-nos dias de férias, feriados, ordenado, aumentaram as horas de trabalho, pessoas foram despedidas, houve suicídios, depressões, mal estar geral, desmoralização, desmotivação, ainda por cima nos fizeram querer que a culpa era nossa de que vivíamos acima das nossas possibilidades…
    Tenho pena de o dizer e pensar como pessoa, mas há limites em que a paciência deixa de ser uma virtude, e apensar que no meio desta corja toda há quem vá à missa todos os domingos, é cristão e ama o próximo…
    Que vergonha, safam-vos as benzodiazepinas para ficarem bem convosco e com o próximo.
    Não incito à violência…mas meus senhores, no mínimo, tenham a dignidade de sair de cena. Para as soluções que arranjaram para nós povaço, não vos faltou criatividade, apliquem essa mesma criatividade…

  5. Este sim devia estar preso a verificar-se a culpa. nunca o CDS lhe devia ter dado apoio
    Tramou a vida a muita gente enquanto secretário estado é um frustrado da familia.
    Basta olhar para a sua cara e pose de PAVÃO.

  6. Comentário pertinente. De facto trabalhou como advogado na empresa petrolífera ; cerca de 3 anos depois é secretário de estado assuntos fiscais; este vigarista á data, com a sua escumalha e séquito , persegue o povo português com uma autoridade fiscal de uma dureza implacável, por essa altura deixa passar muitos milhões de euros para o Panamá indo do BES!… E ainda vem dizer que prestou elevados servičos ao País … Vigarista do piorio devias ser julgado pela mão do Povo… A mim nunca me enganaste !…E a procissão ainda vai no Adro… Filhos da puta, estes cachorros todos…Liderados pelo vigarista chefe do Ricardo Espírito Santo!
    Mas já estás a pagar caro…

  7. Afinal o dinheiro era do Chavez
    Agora que finou …. onde anda o dinheiro do POVO venezuelano?
    + de 80% da população a procurar COMIDA no lixo?
    É este o Mundo em que vivemos…Portugal para lá caminha…a largos passos

  8. O dinheiro era de todos nós, pensem bem. Pagava a todo o povaço que foi enganado, etc, etc…o que restasse é que ia para todos esses ca….
    Mas não foi assim: o graúdo, com o conhecimento antecipado (banco de Portugal, bes, etc, etc – lembrem-se que têm todos o rabo preso) tiraram o guito, estão todos safos e o zé paga o buraco.
    Cego não é aquele que não vê é aquele que não quer vêr. Queriam formar o povaço, agora tratam-nos como metecaptos. Haja paciência…

  9. Mais um advogado a servir-se da politica (e mais uma vez, do CDS)!…
    Mais um excelente serviço ao país prestado pelos “democratas cristãos” …

  10. Como é que este energúmeno pôde ser advogado duma firma estando a exercer um cargo no Estado?
    Há aqui uma incompatibilidade.

RESPONDER

Cientistas criam algoritmo para identificar covid-19 a partir do som da tosse

Investigadores de vários países criaram um algoritmo que afirmam poder identificar se uma pessoa tem covid-19 a partir do som da sua tosse. Cientistas do México, Estados Unidos, Espanha e Itália, liderados por uma equipa do …

Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só "âncora"

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado …

Japão e Estados Unidos assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) assinaram um acordo de colaboração entre os dois países no programa Artemis, para a exploração da …

Washington Redskins mudam de nome por ser considerado racista

A equipa de futebol americano, até aqui denominada de Washington Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte. Em comunicado, a equipa de Washington explicou que, depois de uma …

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …