“Nunca usei um computador”, disse ministro japonês da cibersegurança

1

O ministro japonês responsável pela cibersegurança do país admitiu não utilizar o computador na sua atividade profissional, uma afirmação que provocou risos entre os paramentares da oposição.

Foi esta a revelação surpreendente de Yoshitaka Sakurada, que admitiu não saber usar com um computador e desconhecer termos básicos da tecnologia. O ministro tentou defender-se quando confrontado com o seu desconhecimento de termos informáticos.

“Desde os 25 anos, sempre pedi aos meus secretários e assessores, por isso nunca utilizei um computador”, admitiu o ministro japonês responsável pela cibersegurança, esta quarta-feira durante uma sessão parlamentar.

O ministro nipónico não foi capaz de responder a várias perguntas feitas pelos deputados sobre o uso de materiais tecnológicos na cibersegurança do país.

Segundo o Diário de Notícias, quando questionado se as usinas nucleares permitiam o uso de drives USB, uma tecnologia considerada um risco em relação à segurança, Sakurada demonstrou não saber de que se tratava.

É incrível que alguém que nunca tenha tocado num computador seja responsável pela política de segurança de informação”, afirmou o deputado da oposição Masato Imai.

Yoshitaka Sakurada, de 68 anos, é vice-chefe da unidade de estratégia de segurança de computadores do Governo e também ministro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que Tóquio está organizará em 2020.

O ministro já tinha sido criticado em relação aos Jogos Olímpicos. Segundo o jornal The Asahi Shimbun, o responsável demonstrara “uma impressionante falta de compreensão das questões básicas relativas ao evento”.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Hahahaaa!…
    Estes japoneses são mesmo loucos!!
    Incrivelmente passam para o Ocidente uma imagem de competência e seriedade, e, quando se vai ver mais de perto…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.